kitschnette Publicado Agosto 9, 2006 Publicado Agosto 9, 2006 Olá a todos. Ainda não montei um aquário, estou pesquisando, sei muito pouco. Gostaria de pedir-lhes sugestões quanto a espécies mais indicadas para iniciantes. Mais especificamente, para um aquário tropical de água doce, com 40 litros (eu sei, quanto maior, mais estável, mas daí fica fora de minha realidade $$$). Importante: não plantado! Como o aquário é relativamente pequeno, não sei se espécies que gostam de correnteza seriam apropriadas... Não gostaria de manter um Betta (apesar de muito simpático) porque não quero aquário de um peixe só. Estava pesquisando uma combinação de guppies + coridoras mas disseram-me que guppies não são de manutenção tão fácil assim. E só de coridoras também não poderia ser, pois elas ficariam escondidas a maior parte do tempo, não é? Daí sugeriram o Hyphessobrycon eques (matogrosso), mas parece que este gosta de plantas... Enfim, alguém pode ajudar? P.S.: apesar de não poder arcar com a despesa de um aquário grande, estou obviamente disposta a comprar o equipamento (e acessórios) mínimo necessário para um de 40 litros (filtro, termostato, testes, ração de boa qualidade, etc.).
DavidBugnet Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 Eita brasileiro ! Rapaz, vc poderia optar por guppys + corydoras sim tranquilamente, são de fácil manutenção, reprodução, e muito ativos e belos, e as corydoras tem muitas que são criadas e ativas o dia todo, eu mesmo tenho duas aeneus que não param quietas !
aquaben Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 Boas “Rapaz”??? David toma atenção, com um Nik desses só pode ser “Gaja”… Bem-vinda por estas bandas, de que lado do Atlântico moras e já agora onde…se estás no Brasil deves ser do sul pois se tens ideia de comprar termóstato…só pode. Agora quanto a peixes fáceis de manter…sem duvida nenhuma que se estás no Brasil eu optava por peixes aí da zona…mas seja qual for o tipo de peixe que escolhas mete um pouco de Musgo de Java, não precisa de iluminação artificial e sempre ajuda a que algumas espécies não fiquem stressadas por estarem num aqua sem abrigos… Diz lá de onde és que pode ser que a solução esteja mesmo aí ao virar da esquina… Beijos até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
Rafa best Publicado: Agosto 9, 2006 Publicado: Agosto 9, 2006 Eita brasileiro !Rapaz, vc poderia optar por guppys + corydoras sim tranquilamente, são de fácil manutenção, reprodução, e muito ativos e belos, e as corydoras tem muitas que são criadas e ativas o dia todo, eu mesmo tenho duas aeneus que não param quietas ! realmente esta combinação é bem fácil de manter.. mas num aquario assim não é possivel muitos peixes.. e os guppies reproduzem-se a olhos vistos o que significa que ias ter que estar constantemente ou a dar filhotes ou vender ou matar será que posso saber porque não queres um aqua plantado...??? bitelink vá lá... ao fim de um reset nada melhor que um ourito fácil... Rafael Paiva Cumps!!!
kitschnette Publicado: Agosto 10, 2006 Autor Publicado: Agosto 10, 2006 Obrigada a todos que responderam. DavidBugnet, como ando preocupada com a infinita capacidade de reprodução dos guppies (como bem lembra o Rafa best), estou pensando num aquário só de corydoras, aproveitando sua dica. Mesmo sendo ativas, pretendo, é claro, fazer umas tocas para que elas possam se esconder quando quiserem. Aquaben, sou de São Paulo e, aqui, as temperaturas vivem variando. E a sala onde pretendo instalar o aquário é especialmente fria, em qualquer parte do ano. Rafa best, em outro fórum também fui alertada quanto ao problema da reprodução dos guppies. Quanto ao problema dos plantados: só se as plantas forem artificiais! É que, no meu modo de entender, a manutenção tanto dos peixes quanto das plantas – e do equilíbrio da água com ambas as influências – não é assunto para iniciantes como eu. Se a espécie gostar de plantas não para comer, mas para se esconder, tudo bem, então as artificiais dão conta do recado, não é? Aliás, sempre fico meio em dúvida quando leio, como requisito para esta ou aquela espécie, que o aquário seja “plantado” ou “bem plantado”. Nunca sei, em cada caso particular, qual o motivo de a espécie precisar das plantas – se são vegetarianas, se é a questão do abrigo, etc. Bem, mais uma vez, obrigada pela ajuda de todos, e vamos ver o que o futuro reserva.
DavidBugnet Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Coloque somente guppys machos, e vc não terá problema de superpopulação !
aquaben Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Olá Se queres corydoras escolhe espécies do Paraguai e do Uruguai e não precisas de termóstato, quanto a plantas, não metas artificiais e mete Musgo de Java, é óptimo como esconderijo para os peixes e é quase impossível de se dar mal, não precisa de CO2, nem de Luz intensa basta a claridade natural e em agua entre os 18 e os 24ºC cresce a olhos vistos…no Paraguai também existem algumas espécies de Tetras de pequenas dimensões e podem viver entre os 10ºC e os 30ºC, ou então metes Tanichthys albonubes, este são da China e vivem entre os 5-30ºC e se meteres bastante musgo sempre vão aparecendo alguns pequenos no aqua, mesmo com corydoras lá, (elas são doidas por ovos).. Beijos, até breve José Bentes APC"134"; APK "214" http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home
kitschnette Publicado: Agosto 11, 2006 Autor Publicado: Agosto 11, 2006 Coloque somente guppys machos, e vc não terá problema de superpopulação ! David, meu caro, eu não tinha pensado nisso... Quero dizer, não considerei a sério a possibilidade por receio de os coitados ficarem tristinhos. Sabe como é, muito homem junto... Não, falando sério: os guppies não passariam a vida toda procurando fêmeas sem a menor chance de realizar o sonho da cria própria? quanto a plantas, não metas artificiais e mete Musgo de Java, é óptimo como esconderijo para os peixes e é quase impossível de se dar mal, não precisa de CO2, nem de Luz intensa basta a claridade natural e em agua entre os 18 e os 24ºC cresce a olhos vistos… Querido aquaben, mas a manutenção desse Musgo de Java não é meio difícil? Digo, parece que a coisa se alastra feito fogo em palha... Eu não ficaria escrava das podas muito freqüentes? E se o Musgo tomar conta da superfície inteira do substrato, não complicaria a vida das corydoras, tornando complicada a busca pela comida no fundo?algumas espécies de Tetras de pequenas dimensões e podem viver entre os 10ºC e os 30ºC, ou então metes Tanichthys albonubes, este são da China e vivem entre os 5-30ºC Quanto a esses peixes resistentes a águas mais frias, não é verdade que precisam de correnteza? Não seria trocar o termostato por um sistema de bombeamento e, num aquário pequeno, a correnteza nunca chegaria perto do aceitável?se meteres bastante musgo sempre vão aparecendo alguns pequenos no aqua, mesmo com corydoras lá, (elas são doidas por ovos).Desculpe se pareço desalmada, mas não a reprodução não estava nos meus planos! Meu aquário já não teria o tamanho ideal, então eu não quero problemas de superpopulação. Se fosse para manter as corydoras com outros peixes, eu não ficaria nada chateada se as primeiras incrementassem a própria dieta com uns ovinhos... Beijos, e até breve.
DavidBugnet Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 No meu aqua tenho praticamente só machos, não tem problema nenhum, até acontece deles ficarem ´galando´ outros machos, nada entristece esse peixe lindo e ativo :D
Recommended Posts