Rs232Killer Publicado Agosto 8, 2006 Publicado Agosto 8, 2006 Boas, peço ajuda, um dos meus aquários começou a desenvolver algas castanhas nos rebordos das anubias e nas rochas. A minha dúvida é se ao mudar as rochas e plantas para outro aquário vou propagar a praga? Como posso esterilizar ou erradicar a praga das pedras e plantas? É que vou montar um aquário novo grande e não gostava de levar as algas, só mesmo as plantas e rochas (caracóis incluídos). Posso colocar todo o material incluindo plantas de quarentena, já li que existe desinfectantes para matar os caracóis das plantas e pedras, mas algas não consigo achar nada. Fotos: Cumprimentos Filipe Lee
Nelson Nuno Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 Pelo que consigo ver na primeira fotografia, isso não são algas castanhas... Já consultei informação sobre esse tipo de algas, porque também as tive (e ainda tenho, embora em muito menor quantidade do que já tive), e há quem as designe por algas pretas e há quem as designe por algas vermelhas... O artigo mais completo que encontrei na net sobre este tipo de algas foi este (está em Inglês) Cumprimentos.
Jatbas Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 embora muita gente diga que se devem ao excesso de fosfato, e sim, acredito que aparecam com este condicionalismos, pela experiencia que tenho com niveis elevados de nitratos as gajas também aparecem e propragam-se a bom ritmo. Como soluções podes apostar em SAE ou se gostares de camarões, especies como o red cherry e o caradina gostam muito de as desvastar AquaWizard
Nelson Nuno Publicado: Agosto 11, 2006 Publicado: Agosto 11, 2006 embora muita gente diga que se devem ao excesso de fosfato, e sim, acredito que aparecam com este condicionalismos, pela experiencia que tenho com niveis elevados de nitratos as gajas também aparecem e propragam-se a bom ritmo. Como soluções podes apostar em SAE ou se gostares de camarões, especies como o red cherry e o caradina gostam muito de as desvastar Sim... concordo plenamente. Por experiência própria, pois os níveis de fosfatos no meu aquário nunca foram altos... Já os nitratos, têm-me dado alguns problemas.
Rs232Killer Publicado: Agosto 11, 2006 Autor Publicado: Agosto 11, 2006 Boas, Muito obrigado pela ajuda, assim pelo menos já conheço melhor o inimigo, estas algas apareceram de repente e no espaço de 1 semana dominaram o aquário, quando quebrei a preguiça e resolvi limpar ai é que foi giro, elas não saem das pedras nem das plantas, parecem mexilhões agarrados ás rochas. Sabe bem saber que não estou sozinho na batalha... espero vencer, nunca tive camarões mas parece que vão começar a estar presentes, pelo que li são muito trabalhadores e no meu aquário vão ter muito que comer. :D Resumindo: Muitas TPAs, filtro de UV com força e mais TPAs camarões e SAEs . Abraço Filipe Lee
gneves Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 Boa sorte. Também tenho dessas algas e nem com camarões, ou SAE's, resolvi o problema. Não creio que apareçam devido a fosfatos, acredito mais nos nitratos. Tive de recorrer a anti-algas. O chato dessas algas, é que depois de mortas mantéem a sua estrutura por algum tempo.
JOSE Publicado: Agosto 27, 2006 Publicado: Agosto 27, 2006 a melhor maneira de as controlar é com muitas TPA, diárias mesmo durante alguns dias,adubar diariamente com micronutrientes de preferencia quando as luzes do aquario se apagarem, verificar os niveis de nitratos e phosphatos e se necessario adicionar NPK nas quantidades ideais,teem aqui algumas indicações de como fazer,quase de certeza que pelo menos k terás que adicionar. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...6541&highlight=
Recommended Posts