CO2 caseiro não sai


Recommended Posts

Tive a preparar uma mistura de CO2 caseiro segundo uma receita de 1litro de H2O, 1colher de chá de fermento e outra de bicabornato e 1chavena de cha de açucar. A única coisa que não fiz que não sabia se era pra fazer foi agitar a garrafa de modo a que o açucar se dissolvesse todo na agua e, como tal, ficou acumulado no fundo. Mas o que é certo é que apesar de haver producao de CO2 este não vai pelo tubo para o aquario. Isso só acontece quando abano a garrafa e nesse momento sim, o CO2 sai que é uma maravilha em grande quantidade, mas fora isso penso que não.. Era suposto ver as bolhinhas a sair não é?

Agora a mistura já está homogenea e igualmente turva mas ao fim de 2 dias o CO2 so sai quando é abanado...

Sera que me podem dizer o que está mal?

 

Obrigado :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o melhor seria repetires a receita, e agitar bem a mistura, porque se a receita for bem feita e se não houver fugas para o exterior, no prazo de algumas horas o CO2 começa a entrar no aquario. Agora, será que o fermento é o adequado?? O que o pessoal usa é o Fermipan. E mesmo a água não convém ter cloro.

Cumprimentos

 

 

Alberto Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faz nova mistura ..agita bem...verifica se a ligação do tubo com a garrafa está bem vedada porque eventualmente perde pressão por esse local

 

Já agora como é que vedaste essa ligação?

 

issoo bem feito ao fim de 1 hora está a bombar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fermento é fermipan. Não tirei o cloro à agua, posso experimentar faze-lo da proxima vez...

Fiz a ligação do tubo à tampa com silicone tech7 não sei se conhecem... Penso que a ligação terá ficado bem feita porque a garrafa tem pressão lá dentro, pois mal começo a desapertar a tampa ele começa a fazer logo barulho ou mal agito sai pelo tubo...

O que tenho notado é que tem gotas de água lá dentro volta e meia, mas nao percebo porquê visto que a garrafa esta em cima do aquario...

Vou entao fazer nova mistura a ver se desta vez a coisa vai lá :oops: Agito a mistura bem de modo a que o açucar nao fique depositado no fundo ou nao ha problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz nova receita dissolvendo tudo e por via das duvidas reforcei a adesão do tubo à tampa e deita CO2 que é uma coisa louca... :roll: Mas assim tambem se gastará depressa porque penso que está a deitar a mais: está a deitar várias bolhas continuas sem parar...

Para controlar a saida de CO2 tenho de ajustar o fermento para menos apenas ou tenho de mexer em mais algum ingrediente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só no fermento. Mas aí, vais também mexer no tempo que a solução fica a produzir CO2...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também utilizo Co2 caseiro, uma colher de cha de fermento, uma de bicarbonato e três chavenas de acucar, éssa mistura dua uns 15 dias.

Para controlar a entrada do Co2 no aqua eu utilizo uma valvula p/ controlar o fluxo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim... tem de ser fermento biológico.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu problema não é cheirar a bagaço, porque não é esse o cheiro que tenho sentido... Às vezes até parece esgoto... Então a pedra difusora... :wink:

 

Ninguém tem uma ideia de uma possível causa? É que há 3 dias que tirei o CO2, porque estava já a pôr um certo cheiro no meu quarto e já há plantas a ressentirem-se, para não falar no pH.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.