Duvida Balastro Electrónico ???


Recommended Posts

Bom dia a todos.

Estou a alterar a iluminação de um dos meus aquários e preciso de uma ajuda/opinião na instalação.

Devido ao tamanho do aquário fico limitado a lâmpadas T5/T8 de 18W ou a PC de tamanho equivalente. Vou instalar três T8 de 18W e balastros electrónicos e a questão prende-se com isso. Tenho de reserva um quicktronic 1x58W (dum outro aquário) e pretendia saber se é possivel instalar as três lâmpadas em série (3x18W = 54 W), usando este balastro, em vez de instalar balastros individuais.

 

Grato desde já pela atenção e aguardando resposta do pessoal das electricidades.

 

Sérgio Silveira.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Quanto aos balastros, sei que existem por exemplo 1 x 54W que tem uma saida para a lampada, e 3 x 54W que tem saidas para 3 lampadas.

 

Agora se numa saida de 58W podes ligar 3 lampadas de 18W=54W, isso já não tenho a certeza, pois terias de ligar 3 lampadas em serie ou paralelo à mesma saida.

 

Sei que se calhar não ajudei muito, Mas vou procurar saber.

Cumprimentos

Ricardo

 

P.S. - aquilo do " em serie ou paralelo" não sei bem qual o aconselhado

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rapaz, ontem á tarde tive a mudar a minha calha de 1x25W para 1x25w+2x55w. eu antes de ir á loja comprar os balastros perguntei-me se seria mesmo necessario comprar um balastro para cada lampada, mas depois falei com um amigo que disse que mal não fazia mas perdia um pouco mais a durabilidade e a intensidade da luz o que era mesmo indicado era usar um balastro para cada lampada. depois se tiveres duvidas em montar isso, eu dentro de dias vou postar aqui no forum a montagem da minha calha :wink:

cumps o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há balastros proprios para multiplas lampadas,com conexões para as várias lampadas, mas a utilização de lampadas em série é tolerada em balastros normais, mas nao em electronicos...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há balastros proprios para multiplas lampadas,com conexões para as várias lampadas, mas a utilização de lampadas em série é tolerada em balastros normais, mas não (palavra corrigida) em electronicos...
just_me

tão a baixar signitivamente o preço dos balastros electronicos pois vão retirar os convencionais do mercado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

A questão de ligar várias lâmpadas de 18W a apenas uma saída de 58W prende-se com o facto de não ser fácil encontrar balastros electrónicos de potências fora do vulgar.

De qualquer modo já me desenrasquei, acabei por adquirir 3 balastros electrónicos de 2x18W, o que me vai safar até virem as PC de 55W com os respectivos balastros.

Os balastros de 2x18W serão reaproveitados para um projecto de uma bateria para conchiculas.

 

Fiquem bem.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.