Crias de betas com 3 -4 semanas


bintoito

Recommended Posts

Boas tardes.

 

Este é o meu primeiro post, porém já há uns tempos que ando a ler este fórum, que desde já felicito!

 

Tenho crias de Betta que me "surgiram" sem querer, quando juntei um macho recentemente comprado a uma fêmea que já cá tinha há mais tempo mas que infelizmente o companheiro tinha morrido..anyway passado acho que nem uma noite de estarem juntos, tinha já um ninho meio feito e ovos!!

 

infelizmente o meu irmão comprou mais uns peixes que me infectaram o raio da aquário todo e me limpou uns 14 peixes, bettas incluidos..por sorte consegui tirar as crias que na altura só ainda andavam na vertical para um recipiente que leva uns 3l de H2O..seguindo os conselhos aki do fórum, fiz-lhes infusórias, colocando uma banana em H2O uns dias e tal, para criar a bicharada (invisivel ao olho nu) que eles gostam de comer..pelos vistos tenho tido sorte, que passadas 3 semanas e tal, quase quatro ainda lá tenho uns 100 ou mais..

Eu estimo que eles devam ter neste momento uns 2 -3 mm.

Acham que é um tamanho normal para eles com esta idade?

Quando é que eles se começarão a parecer com bettas e menos com alevinos?!

..já agora, se tiverem mais algum conselho para me dar, agradeço!

Ahh, troco a agua de quando em vez, tendo-a primeiro uns dias ao ar para desclorar, e tb já os alimentei algumas vezes com gema de ovo cozida bem misturada num pouco de agua

Peço desculpa pelo testamento e desde já agradecido pela atenção,

 

Vítor Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Em 1º lugar, bemvindo ao Fórum!

 

Quanto às tuas dúvidas... Não há nada a assinalar! Parece-me que estás a fazer tudo bem, contudo, recomendo que troques rapidamente os alevins para um aquário maior! Eles crescem mais depressa consoante o espaço que têm para crescer. Se ainda tens 100, penso que não será exagero dizer que um aquário de 100l será indicado.

 

Quanto à alimentação, introduz (se ainda não o fizeste) artémia recém eclodida e microvermes.

 

Se estás quase na 4ª semana, está a chegar a altura crítica do desenvolvimentos dos alevins: a fase de formação do labirinto. O melhor será manter o aquário tapado, para criar uma "micro-atmosfera" húmida, para não prejudicar a formação deste orgão. Qualquer alevin com uma má formação do labirinto é morte certa.

 

Se os transferires para um aquário maior, começa por usar um nível equivalente de coluna de água ao aquário pequeno (se tens 10 cm, começa com 10cm) e acrescenta 1 ou 2cm por dia.

 

 

Acho que é tudo o que te posso dizer por agora...

 

Boa sorte com esses pequenitos. :(

 

Cumprimentos.

Sérgio Costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ohh raio o lixado é que não tenho cá nenhum recipiente mto maior que isto; o que posso fazer é pô-los num berçario (pekenito) mas com micro fendas de mandeira a haver circulação de agua e pô-los a todos no meu aquario comunitario que tem uns 80l..o meu medo nisto tudo é a mudança brusca das aguas onde eles estão( sujas e paradas) para as do comunitário...que me aconselhas?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens um aquário maior para onde os possas transferir, o melhor então é deixar como estão... Mas tens mesmo de considerar a possibilidade de teres de arranjar um aquário para os peixitos, senão eles nunca se vão desenvolver correctamente.

 

Só para tesres uma ideia, bettas com bastante espaço e em boas condições, ao fim do 1º mês já deveriam ter quase 1cm e começar a ganhar coloração...

 

Cumprimentos.

Sérgio Costa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas achas então má ideia pô-los no berçario dentro do meu aquário comunitário de 80l ?? é que assim já tinha akela agua toda que se ia trocando(as tais microfendas do berçario) com a vantagem de continuarem protegidos em vez de acabarem como almoço dos restantes peixes!

THx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais