Poeira na superficie


Recommended Posts

Boas,

 

Desde que montei o meu aquario de agua salgada (6 semanas) noto que existe à superficie uma camada de poeira que não desaparece.

 

O aquario tem 300 lts (120x50x50) e o movimento da agua é feito por 2 powerheads 1000l/h e 450 l/h juntamente com a bomba de retorno de um filtro eheim classic.

 

Já fiz entretanto 3 mudanças de 10% de agua mas também nao me resolveu o problema.

 

Como é que posso resolver o meu problema.

 

Penso que movimento de agua nao falta mas....

 

Já agora, outra duvida, quanto tempo é que se deve usar carvao activado ??

 

Obrigado

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde que montei o meu aquario de agua salgada (6 semanas) noto que existe à superficie uma camada de poeira que não desaparece.

 

 

Boas eu ja tive esse problema so resolvi metendo uma bomba a circular na 2cm abaixo do nivel da agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente o problema resolve-se com movimentação da água à superficie! Para um aquário do tamanho do teu 1450 litrs/hora de movimentação é muito pouco.

 

O meu aquário tem 1 metro e eu tenho duas Bombas da Tunze (Turbelle) que debitam entre 700 e 4000 litros/hora ligadas a um controlador que proporciona correntes alternadas. Em conjunto com estas bombas tenho também a reposição de água da sump (3000 litros/hora) que sai por tubo perfurado virado para a superfície. TEnho ainda uma bomba de 1000 litrso/hora que está colocada por trás da parede de rocha viva para impedir a acumulação de detritos - eu tenho muita movimentação, mas a tua é manifestamente reduzida!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, realmente depois de ler o teu post acho que tenho muito pouca movimentação :wink:

 

Tou a pensar passar a de 450l/h para para tras das rochas e substitui-la por uma nova com o maior debito que encontrar.

 

Esse controlador de correntes alternado que falas não é prejudicial para as bombas ??

Li algures que reduz substancialmente a vida das bombas, mas também nada dura para sempre, não é ?

 

Obrigado

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô Yellow Tang,

 

Essa “poeira” que referes por vezes parece gordura, certo?

 

Isso presumo que seja matéria orgânica não dissolvida. Em água salgada, devido à sua densidade nota-se muito mais. Isso é algo que o escumador deve ou deveria retirar.

 

Não percebi se usas “sump” como filtragem, contudo se usas, a captação de água não está a ser feita à superfície, porque se não isso não aconteceria, mesmo com a movimentação de água que tens, que como já foi dito pode ser melhor.

 

1 abraço

Luís

Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis,

 

Eu não tenho um sump, para filtragem uso um filtro de eheim classic e um escumador berlin 90 no interior do aquario.

 

O escumador parece-me que funciona razoavelmente bem mas será que não chega ???? Achas que necessito de pôr o filtro a ser alimentado por agua mais á superficie ???

 

De qualquer maneira hoje vou colocar mais uma bomba emprestada de 1000 l/h até poder comprar qualquer coisa com mais debito.

 

Um abraço

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Já agora gostava apenas de te fazer mais uma questão.

 

Tu dizes que tens uma bomba por de tras das rochas, certo ?? Quer dizer não chegas a encostar as rochas ao vidro ??

 

O que eu quero dizer é que, quando montei o aglomerado de rocha decidi encostar o mais possivel ao vidro de tras de maneira a nao existir qualquer perigo de desabamento.

Mas, li algures que a circulação de agua por entre as rochas é muito importante, pelo papel que a propria rocha representa na filtragem o que me veio criar duvidas acerca da correcta colocação das minhas rochas.

 

Um abraço

 

Luis Lopes

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu dizes que tens uma bomba por de tras das rochas, certo ?? Quer dizer não chegas a encostar as rochas ao vidro ??

 

As rochas estão colocadas por forma a que na parte de baixo tenha espaço para colocar o tubo perfurado. A água circula por entre as rochas e em cima estas estão encostadas ao vidro.

 

Quereres manter um aquário de água salgada, pelo menos de recife, com um filtro externo é uma aventura...vais ter problemas de nitratos! Se optares por aquário só com peixes poderás não ter problemas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A serio ?? :oops: Não dá mesmo ??

 

Ai a minha vida :lol: .Esta aventura de agua salgada não me está a correr nada bem. A unica coisa que corre é a massa para fora da carteira :P

 

Bem de qualquer maneira o aquario está montado á 6 semanas e os nitratos estão muito proximos do 0.

A ver vamos...

 

Um abraço

 

Luis Lopes

Abraço,

 

Luis Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , já sei que este método não é utilizavel em salgados , mas eu usava um aspirador de superficie da EHEIN que ligado a um fluval funcionava muito bem , nunca tendo a superficie suja.

Não só como ideia para ti , se quiseres usar este tipo de aspirador , podes sempre ligar uma bomba à junção do aspirador com o tubo de secção.

E fica tambem para os adeptos dos doces se quiserem ir pela via do DIY ...

 

Pic_158_36.jpg

O sistema funciona da seguinte maneira :

 

Puxando a alavanca superior junto à superficie a agua entra somente pelos tubos de aspiração junto à superficie e fecha a "rolha" em baixo.

Baixando a alavanca para baixo , veda-se os tubos de aspiração superficiais e a força da bomba ou filtro que estejam ligados , vão fazer

a rolha subir fazendo a aspiração pela parte inferior , ainda há a opção de fazer funcionar em modo misto.

 

Cumprimentos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu muito sinceramente não percebo essa de resolver o problema com agitação à superfície.

 

Da única vez que tive esse problema, a agitação à superfície apenas empurrou a película para um canto. Bastava desligar as bombas para a película voltar quase instantâneamente.

 

A solução é simples e chama-se coluna seca. Essa é uma das funções das colunas secas.

 

m a n k l i t

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse problema é típico de um aquário de água salgada sem sump. Essas impurezas são constituídas essencialmente por gorduras, aminoácidos e poeiras e têm tendência a concentrar-se na camada superior da coluna de água, formando uma barreira à penetração da luz e às trocas gasosas, prejudicando o aquário. Quando se trata de um aquário equipado com sump, a camada superior da água do aquário, rica em tais poeiras e compostos, flui para a sump através do overflow, concentrando-se na sump os produtos a retirar, facilitando assim a sua eliminação através de filtragem mecânica – cujo filtro num aquário de recife deve ser lavado todas as semanas! – e do escumador. A meu ver, esta é uma das grandes virtudes das sumps, para além de nos permitirem retirar equipamentos do display, possibilita-nos a não adição directa de produtos no aquário.

Só que por vezes essa bendita sump teima em não existir ... :multi::multi::multi:

Um abraço ao pessoal.

velidhu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais