Plantas morrendo


Luiz Arthur

Recommended Posts

Amigos,

 

Sou iniciante no hobby (tenho apenas alguns meses) e minhas plantas (inclusive as Amazonenses) estão morrendo. As folhas ficam com furos e depois caem. Noto que a cor de outras fica verde escuro.

 

O que pode estar acontecendo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

muito bemvindo ao fórum.

tens que nos dar mais informações, que tipo de iluminação usas, que tamanho tem o aquário, quais os parametros da água, os habitantes.

Só assim podemos saber melhor porque é que as tuas plantas morrem.

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva há quanto tempo tens essas plantas? As plantas são normalmente propagadas em meio emerso por isso muitas vezes quando as plantamos no aquário elas mudarem de folhagem, para estrem mais adaptadas ao meio submerso.

 

Que fertelizante tens feito?

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos, grato pela pronta resposta. Os dados do meu aquário são:

 

100 litros, 3 lampadas fluorescentes de 30 W sendo uma delas Growlux, PH 7, KH 5, CO2 caseiro, temperatura 29ºC, Filtro Dry-Wet, habitantes: 2 botias palhaço, 2 acarás bandeira, 7 neons, 4 paulistinhas, 6 platis, 1 tetra preto, 5 mato-grossos, 2 cascudos.

 

Tenho as plantas desde novembro 2003 e elas ficam com ficam com furos nas folhas e caem. Percebo nas plantas de caule, que ficam murchas e morrem.

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :)

 

Não sei se será o mesmo motivo, mas no meu caso também tinha constantemente as folhas furadas principalmente do Feto de Java até descobrir a causa 2 Bótias Palhaços que tenho à 5 anos, inclusive tem um apetite por Valisnérias roendo-lhes a base acabando por morrerem, para não falar de outras plantas que comprava e após a introdução no aqua assistia à sua destruição, embora não apreciem todo o tipo de plantas (Anubias). A solução passa por oferecer alimentos vegetais em pastilhas ou mesmo verduras frescas no meu caso uma folha de alface e è velos a fazer um festim.

 

Pode eventualmente não ser o caso, mas fica uma ideia. :)

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, pelo que tive a pesquisar parece-me ser excesso de nitratos.

Os sintomas são, no começo pequenos buracos nas folhas e nas orlas, passando ao apodrecimento da planta inclusivé a raiz.

 

As causas são relacionadas com mudas de água pouco frequentes lâmpadas gastas (visto que no caso 90W, não me parece pouco, de qq forma podem estar a precisar de reforma) e falta de adubação.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vex obrigado pelas respostas,

 

Pode ser realmente falta de adubação porque eu não uso nenhum adubo. Voces podem me indicar algum? Como disse sou novo no hobby más gosto de ir a fundo em tudo que faço.

 

Quanto as Botias, vou ficar de olho pois fico pouco tempo em casa.

 

A troca da água é de 25 a 30% semanalmente (pode ser que devido ao excesso de peixes eu deva trocar com uma frequência maior, sera?).

 

O alimento que dou e o Tetra Color Bits e Tetra Tablets.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigos,

 

Tenho alguns tipos de plantas, porém as que mais se evidencia o problema são as Valisnérias e Amazonenses por terem folhas maiores.

 

A temperatura aqui em Salvador - Bahia é muito alta nesta época do ano. Para conseguir baixar para 29ºC eu tive de colocar exaustores na tampa do aquário. O aquario fica todo o dia na sombra.

 

Vale lembrar que o problema já acontecia com temperaturas mais baixas.

 

Muito obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

li em algum sitio que as amazonenes precisam ocasionalmente de ferro, as minhas dão-se lindamente. No entanto suspendi o ferro por um mês e começaram a abrir burado.

 

Eu uso o nutron Flora e Nutro Ferro da prodac.

 

Abraço

João

Aqui é preciso Guelras pra respirar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adquiri o Flora Pride da Tetra e iniciei a fertilização. Devo acrescentar uma informação que descobri hoje: Acidentalmente, o sifão desenterrou algumas plantas (Cabombas, etc) e descobri que embora plantadas há mais de 20 dias, ainda estão sem raiz! Do mesmo jeito que comprei na loja!

 

Into pode ser tambem causada por falta de fertilizante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Conforme informei, já estou fertilizando o aquário com o Flora Pride desde o dia 21. Estou achando que alguma melhoria já se faz presente, pois as folhas das Valisnérias já estão sobrando na superficie.

 

Para combater as algas estou adotando a fórmula que encontrei aqui no site, tomando o cuidado de repor o fertilizante na proporção correspondente a quantidade de água substituída:

 

1º dia - Mudar 50% da água

3º dia - Mudar 40& da água

5º dia - Mudar 30% da água

7º dia - Mudar 20% da água

9º dia - Mudar 10% da água

16º dia - mudar 50% da água

 

Gostaria de saber se a troca de água pode ajudar as plantas?

 

Grato,

 

Luiz Arthur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou trocando a água 100% segundo a tabela.

 

Agora estou de viagem e vou passar 12 dias fora. As minhas filhas vão cuidar do aquário (colocar comida). Estou preocupado.

 

Vou ficar este período sem trocar de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Obrigado a todos pela ajuda.

 

O Problema do meu aquário era realmente falta de fertilizante.

 

Estou adicionando Flora Pride da Tetra no meu aquário.

 

As algas foram eliminadas com a troca de 10 % da água a cada dois dias.

 

Obrigado a todos pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais