Back To Nature - Dia 463


José Cruz Silva

Recommended Posts

(...)tive alguns problemas parecidos com os teus e depois de fazer um tratamento com esha 2000 fiquei com as plantas todas queimadas, ou terá sido do medicamento ou morte de bacterias e subida de amónia, não sei, o que é certo é que quase dois meses depois só agora começa a recuperar, houve plantas que durante mais de um mês não cresceram um cm sequer.

As plantas estão a crescer bem, pelo menos para já, também tenho feito adição diária de Potássio, mas mesmo assim parece-me que vai tudo desta para melhor (na loja foi). A ver vamos.

 

Mas continuando com o teu aquário, tenho alguma curiosidade para veer como evoluiu, nomeadamente a HZ, não só porque acho que dá imensa piada ao aquário, mas também porque é difícil mantê-la exactamente da forma que pretendemos e eu acho que me vou meter numa parecida ;)

 

O teu aquário está muito ao meu gosto, por isso perde lá a preguiça e toca a actualizar :)

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 76
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá!

 

A pedido de várias familias cá vai um update :lol:

 

Conforme já falei em cima, depois de ter tido uns problemas com bactérias (julgo) a coisa não andou lá muito bem.

 

1º foram os camarões depois os cardinais e por fim o Sr. Ramiro,

 

Durante esse perído fiz alguns tratamentos, 1º com protozin da water life que nã resultou, depois coloquei carvão activado durante 3 dias e posteriormente fiz um tratamento com Esha 2000, em relação aos peixes os que estavam debilitados continuaram a morrer, apenas se safaram os Hemigramus, a Ramirezi fêmea e dois Cardinais.

 

Passados 2 ou 3 dias as plantas tiveram um crash enorme, ficando todas "queimadas" fiquei sem saber bem qual a razão do sucedido. O que é certo é que o crescimento parou completamente por mais de um mês.

 

A Rotala SP foi das que ficou pior juntamente com a Eleocharis

Dia199_6.jpg

 

Dona Raimunda anda doida a assediar o rapazito que entretanto introduzí, só que de tão novinho que é, ainda não sabe o que é bom para a tosse :mrgreen:

Dia199_2.jpgDia199_3.jpg

 

O canto esquerdo anda em obras, estou aos poucos a retirar a Glosso e a propagar a Eleocharis e quando conseguir apanhar os malvados dos SAE :bad-words: talvez volte a tentar a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'', isto se os Caridina também deixarem, pois gostam muito de se divertir a mandarem o cascalho todo cá para baixo.

Dia199_5.jpg

 

Aninhas, a HZ é uma das plantas que mais adoro, a meu ver é sempre bonita em qualquer layout. É uma planta bastante fácil e quando se lhe proporcionam boas condições de luz e Co2, tem uma grande versatilidade podendo ser colocada em todas as posições do aquário, no entanto pelo seu grande crescimento precisa de uma aquário com alguma dimensão, principalmente quando se pretende colocá-la num plano mais frontal. É grande consumidora de macros, sendo que apresenta frequentemente carências de fosfatos ficando com as folhas negras. Se a deixares crescer, os caules de baixo ficam um pouco feios, pois cria muitas raízes ao longo do caule, se pretendes formar uma moita um pouco alta, fica melhor com outra planta mais baixa à frente ou algum hardscape.

Dia199_4.jpg

 

Tenho feito ligeiras alterações. Tirei já as Anubias maiores e a moita da HZ desde a ultima actualização foi toda retirada e replantada um pouco mais acima para deixar aquele espaço ao meio com a Eleocharis ficando a meu ver um pouco melhor com o aquário mais amplo. Lá para o dia 3000 deve estar pronto :D .

Dia199_1-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota-se de facto que hove aí um problemita com o crescimento das plantas, mas nada que não se resolva :mrgreen:

 

A HZ é que está poderosa... Se calhar até demais não? Não achas que está a pcupar espaço a mais? É que como está agora acaba por se perder um pouco o protagonismo desse fantástico hardscape que tens do lado esquerdo, é uma das coisas que mais aprecio no teu aquário e agora acho que não tem o devido destaque, e o glosso também está bem mandado :D

 

Aninhas, a HZ é uma das plantas que mais adoro, a meu ver é sempre bonita em qualquer layout. É uma planta bastante fácil e quando se lhe proporcionam boas condições de luz e Co2, tem uma grande versatilidade podendo ser colocada em todas as posições do aquário, no entanto pelo seu grande crescimento precisa de uma aquário com alguma dimensão, principalmente quando se pretende colocá-la num plano mais frontal. É grande consumidora de macros, sendo que apresenta frequentemente carências de fosfatos ficando com as folhas negras. Se a deixares crescer, os caules de baixo ficam um pouco feios, pois cria muitas raízes ao longo do caule, se pretendes formar uma moita um pouco alta, fica melhor com outra planta mais baixa à frente ou algum hardscape.

 

Eu quero que a minha fique mais rasteira, por isso vou ter se estar sempre mais atenta com as podas, e quero também que o enraizamento se vá fazendo um pouco mais ao longo do caule, uma vez consegui fazer isso bem, mas depois acabei por me desleixar por completo daquele aquáio e sim, de facto das coisas que notei primeiro foi a carência de nutrientes ;

 

Agora uma observação que não podia deixar de fazer... A tua Raimunda está lindíssima :bad-words:

Quase reformada!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé!

 

Quanto a mim, o aquário ficou muito melhor com a remoção das anubias, apesar de ainda haver umas quantas no lado esquerdo que são capazes de estar a mais. :bad-words: O toque nas HZ também foi notório embora, na minha opinião, poderia ser substituída por outra planta que compactasse igualmente bem e tivesse a folha mais pequena. Mas, em relação a isso, já disseste tudo...

 

Outra coisa que acho que daria um toque mais natural seria a Eleocharis espalhar-se para o lado esquerdo e cobrir a Glossostigma. É que essa separação acentuada entre uma planta e outra não está a cair muito bem na fluidez do layout. Da maneira que a manténs Eleocharis baixa, não te afectaria as pedras maiores mas apenas as pequenas ( nada que a Glosso já não tenha feito, parcialmente). :D

 

Esse ramirezi nãoé assim tão novinho. Ainda não se habituou foi ao meio ambiente e isso vê-se não ausência das suas cores características. Com esse tamanho e as barbatanas já tão evoluídas, ele já está pronto para a acção. A D. Raimunda ( queparece já estar bem redondinha, pronta a desovar) que continue com os seus assédios que isso brevemente é capaz de dar festa. No entanto, continuas com o problema dos SAEs que podem ser um turn-off à coisa...

 

Agora, é tentar recuperar as plantas afectadas e voltar a meter as plantas 5*.

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A HZ é que está poderosa... Se calhar até demais não? Não achas que está a pcupar espaço a mais? É que como está agora acaba por se perder um pouco o protagonismo desse fantástico hardscape que tens do lado esquerdo, é uma das coisas que mais aprecio no teu aquário e agora acho que não tem o devido destaque,

Agora uma observação que não podia deixar de fazer... A tua Raimunda está lindíssima :bad-words:

Boas Zé!

 

Quanto a mim, o aquário ficou muito melhor com a remoção das anubias, apesar de ainda haver umas quantas no lado esquerdo que são capazes de estar a mais. :P O toque nas HZ também foi notório embora, na minha opinião, poderia ser substituída por outra planta que compactasse igualmente bem e tivesse a folha mais pequena. Mas, em relação a isso, já disseste tudo...

 

Quanto ao crecimento da HZ e ao Hardscape, a foto não ajuda muito, está um bocado escura e como a HZ faz sombra sobre a pedra relamente perde-se um pouco, ao vivo nem tanto. No entanto, esta pequena mudança vem no seguimento do teu conselho em que tentei mudar um pouco, pouco conseguido diga-se. Tenho feito alguma pesquisa e ando a pensar em substiui-la por Tonina Sp. Belém, que acham?

 

Agora uma observação que não podia deixar de fazer... A tua Raimunda está lindíssima :mrgreen:
O que as mulheres não fazem para agradar aos homens :D , Assim que o agarrar, larga os vestidos e os decotes e calça logo os chinelos e o pijama :agrue:

 

Outra coisa que acho que daria um toque mais natural seria a Eleocharis espalhar-se para o lado esquerdo e cobrir a Glossostigma. É que essa separação acentuada entre uma planta e outra não está a cair muito bem na fluidez do layout. Da maneira que a manténs Eleocharis baixa, não te afectaria as pedras maiores mas apenas as pequenas ( nada que a Glosso já não tenha feito, parcialmente). :)

 

É o que estou a fazer aos poucos, vou retirando a Glosso e colocando a Eleocharis

 

Esse ramirezi nãoé assim tão novinho. Ainda não se habituou foi ao meio ambiente e isso vê-se não ausência das suas cores características. Com esse tamanho e as barbatanas já tão evoluídas, ele já está pronto para a acção. A D. Raimunda ( queparece já estar bem redondinha, pronta a desovar) que continue com os seus assédios que isso brevemente é capaz de dar festa.
Está cá à cerca de um mês de à umas duas semana para cá é que teve um grande desenvolvimento começando de vez em quando a dar alguma trela à fêmea, mas ainda tem muito que aprender :lol:

 

No entanto, continuas com o problema dos SAEs que podem ser um turn-off à coisa...

 

Ainda dizem que os peixes não têem memória, tinha quatro em 15 dias conseguí apanhar dois, se me vêem com a rede, pisgam-se para dentro das plantas nunca mais os vejo, se estou sem a rede, andam felizes da vida, a gozar comigo nyah

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá zeneo,

 

Adorei o teu aquario...principalmente a encosta...esta espectacular...quanto as plantas nota-se que realmente tiveram alguma coisa que as fez parar o crescimento...mas nada de preocupante...vais conseguir por isso impecavel e vais ver que e antes do dia 3000 :)

 

Quanto aos ramirezis eu concordo com o André...em primeiro lugar o ramirezi macho não é assim tao novo esta um bocado timido e a ambientar-se ao aquario pois o que lhe falta e cor...quanto a sra raimunda...alem de estar ovada...esta mesmo a querer festa banana rock mais uns dias e podes crer que tens novidades para contar ao pessoal...ha e tal vou ser avô ::D:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Melhorou muito com a saída da HZ, essa estava efectivamente a dominar o aquário, tinha-se tornado no ponto focal.

 

Pois, voçês bem tinham razão. Não tinha mudado ainda porque não tinha encontrado uma planta que achasse ficar bem. Agora com esta Rotala sp. ''Nanjenshan''" acho que acertei, mas mesmo assim custa-me muito retirar a HZ, se reparares ainda lá estão uns pézitos ;). Se calhar, esta Rotala vou a espalhar pelo resto da trazeira esquerda do aquario em substituição da hemianthus.

Foi pena é ter-me baldado nas fertilizações e a Limnophila aromatica não estar vermelhita, a ver se agora me aplico.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora com esta Rotala sp. ''Nanjenshan''" acho que acertei, mas mesmo assim custa-me muito retirar a HZ, se reparares ainda lá estão uns pézitos ;).

E os SAES Zé? Ainda aí andam?

É que Rotala sp. ''Nanjenshan'' e Rotala wallichii não são compativeis com os SAES... Esses artistas mamam isso até ao tutano...

Agora sim isso ficou mais "leve", embora ache que a limnophila ainda é grande para o volume do áqua.

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E os SAES Zé? Ainda aí andam?

É que Rotala sp. ''Nanjenshan'' e Rotala wallichii não são compativeis com os SAES... Esses artistas mamam isso até ao tutano...

 

 

Só me dás desgotos ;)

 

De momento SAE tem 3. Como te disse outro dia, andei a inventar um bocado com adição a mais de ferro, depois "baldei-me" nos fosfatos e tinha retirado também os SAE. Apareceram-me em força algas filamentosas, petecas principalmente. Tive de os voltar a por, retirei os ramirezi para deixarem a malta trabalhar e coloquei também uma mollie a ver o que fazia. A mollie ao fim de uns tres dias à fome, lá comeu umas filamentosas tipo pincel que tinha, mas as outras "tá quiteo". Os SAE andam muito timidos com as mudanças de um aquário para o outro, nem os vejo. Até ao momento não me apercebí de andarem de volta da Rotala. Como o aquário já está limpinho, vou tirá-los a ver se aguenta assim.

 

A limnophila de facto é uma planta um pouco grande para o aquário, mas como o seu crescimento é lento até que nem há grande problema em a controlar. Pena é que não esteja vermelha. Falta também aparecer a Rotala SP green à frente da limnophila que tinha levado um bom desbaste, aí se conseguir que a limnophila fique vermelha, fica como eu pretendia :mrgreen:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aí se conseguir que a limnophila fique vermelha, fica como eu pretendia :mrgreen:

 

Que artolas que eu sou ::D:;);) , com a mudança da hora, andei a mexer nos temporizadores, tinha deixado 48W a ligar só às 19:00 em vez de ser às 15:00. Como andava a chegar a casa sempre depois dessa hora, só hoje dei por ela. Claro que a planta nunca mais ficava vermelha o raio da planta :puppydogeyes:

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Mais uma foto.

 

5 dias depois com 10 horas de luz e algum cuidado nas fertilizações, já se nota uma corzita na Limnophila :lol:

 

É um bocado preguiçosa esta planta, é sempre a ultima a acordar e a 1ª a ir dormir.

 

A Eleocharis um pouco amarela é mais o efeito de uma lampada 4.200k do que própriamente falta de ferro.

Dia274.jpg

 

Agora tenho de ir cortar aquela Hemianthus do lado direito, que sem dar por ela, já ocupou toda a zona da Rotala.

Editado por zeneo

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Não achas essa Limnophila um pouco grande para o volume desse áqua?

Que tal uma ludwigia arcuata ou glandulosa nesse local? Acho que ficava melhor nesse canto, o tamanho das folhas como são mais pequenas que a Aromática e não ficaria tão desproporcional. :|

Mas deixa desenvolver e ver no que dá...

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Não achas essa Limnophila um pouco grande para o volume desse áqua?

Que tal uma ludwigia arcuata ou glandulosa nesse local? Acho que ficava melhor nesse canto, o tamanho das folhas como são mais pequenas que a Aromática e não ficaria tão desproporcional. :|

Mas deixa desenvolver e ver no que dá...

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Aquilo que pretendo é que a rotala Sp Green cresça até ficar apenas as folhas de cima da limnophila a aparecerem, como a velocidade de crescimento de uma e outra é muito diferente, não é nada fácil acertar. ainda por cima a Rotala agora resolveu começar a deitar-se como podes ver no lado esquerdo. No lado direito a Hemianthus ocupou toda a zona da Rotala, não deixando espaço para que esta faça volume, tenho de a ir arrancar, mas tenho andando a adiar pois acho que vou fazer m... pois vai vir tudo atrás. Daqui a duas semanas já tiro uma conclusão (sou teimoso como o raio).

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... a Rotala agora resolveu começar a deitar-se como podes ver no lado esquerdo. No lado direito a Hemianthus ocupou toda a zona da Rotala, não deixando espaço para que esta faça volume, tenho de a ir arrancar, mas tenho andando a adiar pois acho que vou fazer m... pois vai vir tudo atrás. Daqui a duas semanas já tiro uma conclusão (sou teimoso como o raio).

 

Que espectros estás a usar, 10.000k? Pelo que li meteste uma 4.000k o que com o tempo vai ajudar a levantar essa rotala.

É uma questão de esperares mais algum tempo e vais ver que isso vai ao sitio.

 

Quanto à teimosia... somos 2! Sem teimosia e paciência não temos resultados, por isso força!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Pois é como o tempo passa rápido...

 

Filipe cá vai a resposta à tua questão de abril cabecadura

 

As lampadas que uso são 2xpll de 6.500k e uma Power-glo de 18W, para tirar as fotos é que coloco mais uma lampada de 24W de 4.200k à frente para não ficar tão escuro nos cantos, daí a Eleocharis parecer muito mais amarela à frente do que efecticamente é.

 

Cá vai uma actualização, a paciencia para fotos tem sido pouca ou nenhuma. A limpeza há-de ficar para depois cabecadura

 

Nos últimos meses tenho ligado muito pouco a este aquário, mudas de água 1xsemana, fertilização de vez em quando. Por um lado tem sido bom, tirando as greenspots por falta de fosfatos, algas não vejo à vários meses. A frequencia das podas baixou considerávelmente, o que dantes era quase obrigatório todas as semanas, passou a ser mensal ou nem isso.

 

Mas ele cá anda, ao fim de um ano e vários meses. Neste tempo aprendí muito mais do que em todos os anos anteriores com montagens e remontagens.

 

O que começou por retirar uns bocaditos de musgo que pareciam estar a nascer entre a eleocharis revelou ser um tapete completo, que estava a abafar a planta. Retirei tudo. Penso que tenho o substrato completamente colmatado, tenho grande dificuldade que novas plantas enraizem. Lá para trás da Rotala como o Filipe sugeriu, anda uma L.Arcuata que se crescesse até ficaria bonita, mas a Rotala acaba por a tapar.

 

A panoramica

Dia463_1.jpg

 

Rotala Sp. Green

Dia463_2.jpg

 

Lá para Novembro pode ser que haja novidades.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

E os SAES Zé? Ainda aí andam?

É que Rotala sp. ''Nanjenshan'' e Rotala wallichii não são compativeis com os SAES... Esses artistas mamam isso até ao tutano...

 

 

Será devido aos sae´s que eu não consigo manter musgo, nem java nem christmas, nada desaparece tudo...

Primeiro pensei na temperatura mas estou a desconfiar que são os sae´s, alguém me pode confirmar isto.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Será devido aos sae´s que eu não consigo manter musgo, nem java nem christmas, nada desaparece tudo...

Primeiro pensei na temperatura mas estou a desconfiar que são os sae´s, alguém me pode confirmar isto.

 

Cpts

 

É o mais provável, ainda tenho por lá um que nunca consegui apanhar no meio daquele matagal. volta e meia lá faz uma rapada enorme e à Rotala sp. ''Nanjenshan'' e ao musgo.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas... é o meu primeiro dia neste forum... e este foi o topico que mais me interessou....

gostei muito da encosta no inicio, mas agora está mais uam gruta... eu começei o meu á uma semana, e arranjei uma areia azul nao a comprei, mas é provisoria... ate arranjar outra...

irei tambem fazer uma encosta como tu, o que fizeste para tal acontecer?

PARABENS PELO AQUA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o mais provável, ainda tenho por lá um que nunca consegui apanhar no meio daquele matagal. volta e meia lá faz uma rapada enorme e à Rotala sp. ''Nanjenshan'' e ao musgo.

 

 

Pois.. Já calculava e agora tira-los de lá.

Parecem balas... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que diferença!

Mas não deixa de estar bonito.

É efectivamente pena a LA não aparecer aí atrás.

Mas o que acontece à Limnophila?

Uma ou outra ficava bem por detrás do verde intenso da rotala sp green.

O raio desta planta é uma chatice, porque cresce como o diabo e tapa tudo.

Se se a quer numa zona média, ou está sempre rapada, por via das podas constantes ou então...

Hoje arranquei um bom bocado da que tinha no meu aqua e substituí por blixa, preciamente por causa disso.

Tens de recompor o tapete na parte central :)

Abr.

PBL

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E os SAES Zé? Ainda aí andam?

É que Rotala sp. ''Nanjenshan'' e Rotala wallichii não são compativeis com os SAES... Esses artistas mamam isso até ao tutano...

Eu bem que avisei... Quanto ao musgo é a mesma coisa, muito mais o xmas!

O meu musgo no 240L mantem-se bem e com SAES, mas é preciso dar-lhes comidinha... A minha sorte é que tenho Discos e os gajos não passam fome, senão lá se ía o musgo...

Quanto á temperatura, se quiseres musgo que aguente até aos 30º avisa! Eu arranjo-te um pouco do que cá tenho :crazyeyes:

 

Á cerca da ludwigia, acho estranho... Como estão os parametros da água?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o que acontece à Limnophila?

 

Retirei e substituí pela LA.

 

Tens de recompor o tapete na parte central ::D:

Abr.

PBL

 

Por enquanto vai ficar assim, Para ter um tapete bonito tinha de andar sempre em cima do musgo e da hemianthus para não o nvadirem, agora estão livres de crescer para onde quiserem.

 

 

Á cerca da ludwigia, acho estranho... Como estão os parametros da água?

 

Testes nunca mais fiz, acredito que os Nitratos e Fosfatos estejam quase sempre a zero, adiciono não com muito rigor, 5ppm de N 2xsemana + 1ppm de P 2xsemana.

 

Últimamente tenho me dedicado a inventar com a minha água. Antes ia buscar a uma fonte, mas cansei-me de andar com jerricans para trás e para a frente. Agora, tenho tentado transformar a minha água da torneira com PH de 8.5, Kh de 8 e GH de 14 numa água aceitável sem ter de recorrer a uma osmose. Com ácido, já consigo ter um ph de 7 e KH de 4, falta o GH, tenho experimentado com umas resinas, mas acho que ainda é pior, uma vez que o cálcio e magnésio e substituido por sódio.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.