Testes


scampanico

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Comprei uma planta do género Anubia. Na loja aconselharam-me a compra de fertilizante para colocar na base da planta e um suplemento líquido da JBL, o Ferropol, para colocar a cada duas semanas. Aconselharam-se também a adição de CO2.

 

A minha questão é a seguinte: quais são os parâmetros que tenho que monitorizar correntemente? GH, KH, pH, nitratos...??

 

E relativamente à poda da planta ela deverá ser feita todas as semanas, quando procedo à TPA semanal?

 

Obrigada,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que genero de anubia é?

em principio as anubias nao se enterram no areao por isso não é preciso por nada no subtrato. Sendo uma planta com poucas exigencias e com um crescimento lento quase nao precisa de adição de co2, basta iluminação e também não é preciso muita.

Quanto à poda, se podares todas as semanas vais ficar sem folhas num instante, agora a sério, esta planta cresce muito lentamente, basta ir retirando as folhas amarelas conforme forem aparecendo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sandra,

Primeiro gostava de saber mais especificamente a que Anubia te referes, pois exitem várias.

 

Relativamente aos parâmetros a monitorizar é algo muito subjectivo, se fizeres uma pesquisa no forum vais encontrar resposta a essa dúvida

 

Vais verificar que praticamente toda a gente controla o pH e Kh (primordial se adicionares CO2), os nitratos (NO3) alé desses também controlam os nitritos (NO2 - muito tóxico para os peixes), a amonia (NH4 - forma azotada excretada pelos peixes) e os fosfatos (PO4).

 

Relativamente à poda da anúbia, no meu caso que tenho Anubia barteri var. nana, passam semanas que não faço podas.

 

Cumprimnetos,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora como disse o Nelson, ás anubias não gostam de muita luz, pois como crescem muito devagar (mais ou menos uma folha por semana), as algas fixam-se nas folhas e estas enrolam e ficam amarelas (devido à falta de luz).

 

O melhor local é à sombra de outra planta, eu por exemplo, desde que coloquei as minha anubias nana à sombra das folhas largas das echinodorus deixer de ter problemas de algas nas folhas.

 

Cumps,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na loja não me disseram qual a espécie da Anubia. Pela consulta do site www.tropica.com penso que seja uma Anubia barteri var. angustifolia, é a melhor especificação que consigo.

 

A minha pergunta em relação aos parâmetros a monitorizar vem das leituras que tenho feito no fórum onde vejo referência ao pH, GH, KH e nitratos + nitritos + amónia. Apenas gostava de saber quais os mais fundamentais para o meu caso (para além do KH que, pelos vistos, necessito mesmo). E já agora gostava de saber qual a marca que me aconselham quando adquirir os testes (JBL, Tetra, Nutrafin...).

 

As anubias não se enterram no areão? Mas não precisam de ter uma base de apoio?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então em relação à iluminação não necessito de ter a luz do aquário acesa durante parte do dia certo? Bastará a luz natural? A divisão onde tenho o aquário é bastante bem iluminada e não quero ter um "ataque" de algas no meu aquário. :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de se verem muitas vezes nos troncos as anubias também se podem desenvolver no areão, neste momento tenho as minhas assim e crescem bem, até deram flor o mês passado.

No caso dos testes convém ter pelo menos o pH, kH e os nitratos para ter uma ideia de como se encontra a química da água. Relativamente à marca é uma questão pessoal, embora actualmente use da JBL pois depois é possível a compra apenas dos reagente (mais barato!).

 

No caso da iluminação a regra é não colocar junto a janelas, pois caso exista muita luz corres o risco do desenvolvimento de algas. Pessoalmente, uma vez coloquei um aquário junto à janela e rapidamente o vidro ficou cheio de algas.

Cumps,

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a JBL vende as recargas dos reagentes em separado isso torna-se bom porque ter que comprar os kits completos sempre que terminam é sempre mais dispendioso. Vou então tentar arranjar esses testes.

 

O aquário não está junto à janela até porque, da parte da manhã, tem sol directo e pensei logo que isso seria prejudicial para os peixes.

 

Obrigada mais uma vez,

 

Sandra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Sol directo não é prejudicail para os peixes... pode é ser vantajoso para as algas.

Quanto a teres a luz do aquário ligada durante uma parte do dia acho essencial. para que as plantas possam desenvolver-se e também para que possas apreciar os peixes e o teu aquário :lol:

O meu aquário também está numa sala muito luminosa mas se tiver a luz apagada é como se fosse noite lá dentro...

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais