Mudança - Plantado --> CA's


DanLaz

Recommended Posts

Comecei com o aquarismo há mais ou menos 3 anos.

 

Àquela época eu era completamente leigo no assunto. Minha intenção era criar discus. Para isso, pasmem, o vendedor me sugeriu o aquário que possuo atualmente que tem 140l (70cx40lx50h) .

 

Depois de muita leitura e pesquisa, achei por bem nao crias esses lindos seres, pois para um especie desenvolvida na maior bacia do mundo seria uma judição criá-los em um espaço tão pequeno (MUITO EMBORA VÁRIAS PESSOAS O FAÇAM).

 

Então eu montei um plantado lindo plantado (sem peixes). Tá bonito mesmo gastei uma grana com ele. Ocorre que to com pouquissimo tempo pra manutenção, tendo em vista que minhas plantas crescem muito rapido, além da retirada de folhas, fertilização, etc.

 

Assim, ja resolvi que vou acabar com ele

 

Agora minha bola da vez eh um aqua de ciclideos africanos.

 

Minha pergunta é se o tamanho do meu aqua é pequeno para isso. Apesar de os peixes serem territorialistas, eles so pequenos, s.m.j.

 

Não me importo se for pra criar só 4 ou 5.

 

Pelo o que eu andei lendo os mais pacificos são Labidochromis caeruleus, Gephyrochromis moori, Labeotropheus trewavasae, Pseudotropheus saulosi e Maylandia estherae. Contudo nao é pacifico, pois cada membro tem a sua opiniao.

 

Assim gostaria de sugestões de especies e a quantidade, levando-se em consideração o tamanho do aquario.

 

Grato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Parece que o que tu queres são Malawis, num aqua desse tamanho só mesmo uma espécie e como ja fizes a tua pesquisa acho que é só escolheres uma dessas, mas eu de Malawis conheço pouco, tirando os Labidochromis caeruleus, nunca tive dos outros, para estes penso que se meteres um macho e 3 a 4 femeas não vais ter problemas e de certeza que vais ter numa carrada de pequenotes a nascer todos os meses...

Um abraço e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Com essas dimensões não é nada fácil, o aquário é pequeno demais.

É necessário no mininimo dos minimos um aquário com 1m de frente... (mesmo assim seria curto). Tal como falas, embora hajam mbunas mais agressivos que outros, haverão sempre presseguições e 70cm é um pouco curto.

 

Talvez pudesses por aí um unico casal, mas tinha que ser muito bem montado para garantir que a femea não seria continuamente castigada...

 

Ainda se levanta outra questão nesse hipotético cenário, que é o facto de que para criares refugios precisarias de por aí dentro bastantes calhus para que o mais fraco se pudesse esconder e ao acrescentar muitas pedras sobra-te pouco volume para a água...

 

Assim sendo acho que o melhor mesmo é arranjares um aquário maior ou escolher outro tipo de peixes. Dá uma olhada no "mundo" dos tanganika, aí há algumas alternativas porreiras e com essas dimensões é mais simples obteres um aquário de sucesso.

 

 

Bem vindo ao mundo dos cíclideos. :twisted:

 

PS: Se tiveres possibilidade de pensar a sério numa mudança de aquário procura um com no minimo 120 cm de frente. Já dá para montar belos setpus.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Olá amigo,

 

Quero dizer que passei pela experiencia de tentar manter CA´s num

 

aquario com 60 de frente, o problema é que eles crescem !!

 

Se você quiser mante-los, este ai da para uns meses de diversão,

 

por que você vai notar que eles ficam incomodados ou então não vão

 

demonstrar suas caracteristicas, não valendo a pena ter esta especie que

 

encanta pela emoção que da ao aquario.

 

O conselho que dou ao amigo é o seguinte;

 

Monta o aquario e poem 2 femeas e 1 macho ;

 

Bota bastante pedra ou rocha viva, de modo que eles possam se

 

esconder;

 

Se as perseguições ficarem feias poem uns paulistinhas pra distrair o

 

dominante, fiz isso no meu e deu certo.

 

e o ultimo conselho é... se você gostar da especie , evolua para um

 

maior que você não vai se arrepender. :P

 

Um forte abraço.

admin@ciclideos.com.br

Link to comment
Partilhar nas redes sociais