Alga coralina, bom ... ou nem por isso?


Recommended Posts

Sabendo que:

 

- a rocha viva é o filtro da agua salgada

-as bacterias que habitam a rocha viva necessitam de acesso á agua, para conseguirem o oxigenio e a materia a decompor

-a alga coralina cria uma camada calcarea/orgânica que tapa a rocha, e portanto impedindo a entrada da agua nas zonas que cobre.

 

será que ter as rochas cobertas de coralina não é igual a ter menos "filtragem" no sistema?

 

é obvio que a coralina dá outra cor ao aquario, que é um bom indicador de existir cálcio suficiente, mas sabendo que idealmente toda a parte exposta á luz ( ou seja, a parte virada para cima e que não leve com sombra de outras rochas/corais)é coberta por esta alga, até que ponto não teremos 1/3 ou mesmo metade da rocha inactiva no aquario quando esta é coberta pela coralina?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Share on other sites

Olás,

 

A impermeabilização parcial da rocha viva, isto é, a cobertura da parte exterior da rocha viva é feita tanto através de algas coralinas como de "outros" seres (anelideos - serpulideos, sabelídeos, etc - e moluscos com concha calcária).

 

Mas...o que acontece quando os seres morrem? Pois é, ficam os esqueletos...

A rocha viva de boa qualidade é tão leve pois é feita básicamente de esqueletos calcários, entrelaçados entre eles. São estes esqueletos que tornam a rocha viva um material tão poroso e permitem a grande acumulação de bactérias no seu interior. As algas coralinas quando morrem deixam também o seu "esqueleto", aumentanto em parte o volume da rocha e criando mais zonas porosas.

 

a alga coralina cria uma camada calcarea/orgânica que tapa a rocha, e portanto impedindo a entrada da agua nas zonas que cobre.

 

Esta porosidade também permite criar zonas anaeróbias e escuras, onde se depositam as bactérias desnitrificantes...onde o nitrato é decomposto. A constante deslocação de seres vivos (incluindo bactérias) para o interior da rocha, permite a passagem de pequenas quantidades de água para as zonas sem oxigénio, tal como acontece com as DSB.

Em termos gerais, a desnitrificação dentro da rocha viva, deve equivaler a um valor muitissimo baixo...sendo o restante decomposto pela DSB e por macro e micro algas.

 

Mesmo enquanto está viva, a alga coralina proporciona outras vantagens, nomeadamente:

- impede o crescimento de outras micro-algas na própria rocha viva

- cria passagens e buracos na rocha viva, onde se instalam muitos seres vivos

- a sua extrutura porosa permite aos corais agarrarem-se com mais facilidade

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Share on other sites