temperatura da luz para minimizar o crescimento de algas


Recommended Posts

olá a todos:

 

andei a fazer uma calha de iluminação com aquelas lampadas flurescentes de casquilho como tenho visto aqui pelo forum, acontece que as algas verdes invadiram-me o aquário numa questão de dias!

 

Tenho a certeza que é das lampadas, há algumas à venda que minimizem isto?

 

Também pensei que poderia ter posto lampadas a mais, o aquário tem 1m de comprimento e puz três casquilhos com 3 lampadas de 60w, ou melhor equivalentes a 60w já tenho visto por aí aquários com mais luz acho q n é demais.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto menos luz menos algas, Luz forte fomenta o crescimento de plantas como das algas, e se tiver a apanhar luz do sol ainda pior , e se usares fertilizantes para plantas ainda pior, podes ter os tipos de lampadas erradas...... mas para todos os efeitos vê os niveis de nitratos pois isso é que é mesmo mau e cria algas com fartura..... Compra uns limpa vidros ou um pleco limpam o aqua num instante lolololl

 

Joao

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

em primeiro lugar as lampadas economizadoras tem uma potência real que é essa que interessa. A equivalência em X watts só é usada como termo de comparação com as vulgares lampadas.

 

Quanto aquilo que o Sr. João Costa diz está parcialmente certo. nitratos fazem as algas crescer, mas tambem faz o mesmo às plantas. Os plecos são uma meia solução porque não pegam em todo o tipo de algas.

Já agora... os fosfatos tambem são propiciam o crescimento de algas.

 

Quanto a soluções: coloque plantas no seu aquário para concorrem com as algas pelos nutrientes, faça TPA's com frequência, mantenha o filtro limpo, aspire o fundo do aquário.

 

Se possivel coloque o setup do seu aquario.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas kapitonio... umas plantas flutuantes também são uma boa aposta para diminuir o crescimento de algas certo? além de serem boas sugadoras de nitratos... também fazem com que não entre tanta luz no aquario... ou estou a dizer mal?

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

boas kapitonio... umas plantas flutuantes também são uma boa aposta para diminuir o crescimento de algas certo? além de serem boas sugadoras de nitratos... também fazem com que não entre tanta luz no aquario... ou estou a dizer mal?

 

Plantas são sempre concorrentes das algas quer sejam flutuantes ou não. o problema é que as flutuantes fazem sombra às plantas submersas e como sabemos todas elas precisam de luz para fazerem a fotosintese ("comer" nitratos e afins). Se a nossa iluminação for deficitária o problema ainda se irá agravar mais. As que ficarem na sombra não se desenvolverão tão bem. Por esse motivo tomem atenção com as flutuantes.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Para teres feito a alteração à calha presumo que tens plantas. :cry:

O que falta saber é quantos watts tens mesmo, e quantos litros.

 

Mas se calhar o problema não é luz a mais... tens algas verdes? As plantas crescem?

 

Um abraço!

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, as plantas crescem e eu tenho algas verdas, quanto á iluminação ser a mais, é possivel, tenho 100 litros de água a serem iluminados por um t8 de 30w mais a tres lampadas flurescentes, não sei qual é a potencia das lampadas mas creio que é de 90w.

 

eu sempre pensei que havia temperaturas de luz que minimizavam o aparecimento de algas verdes...

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Na minha opinião, o que causa algas são grandes discrepâncias entre estes 3 conjuntos:

 

Luz (seja qual for a temperatura); CO2 e Nutrientes na coluna de água.

 

Se tiverem luz a mais e não fertilizarem devidamente, há-de haver um nutriente qualquer que se irá acabar primeiro que os outros, e a sua carência originará algas.

Se não injectarem CO2 suficiente, as plantas não assimilam os nutrientes... novamente as algas aparecem para consumir o que houver na coluna de água.

Nutrientes, basta fazer uma analogia... por melhor dimensionados que sejam a luz e o CO2, se vos faltar um nutriente qualquer, ou tiver excesso de outro, as algas aparecem...

 

Se formos a ver, os espectros das luzes fluorescentes são minimamente contínuos (emitem em todos os comprimentos de onda). O que varia é a emissão em termos de "quantidade" de fotões em cada compriments de onda. E fazendo diversas combinações de picos nas diversas cores, obtemos diferentes temperaturas de cor.

 

Basicamente, o que quero dizer é que a temperatura de cor das lâmpadas não influencia directamente as algas. O que influencia é o rendimento de assimilação por parte das plantas (e outras características em termos de crescimento). Obviamente que se tivermos uma temperatura de 2700 K e uma de 6500 K, as plantas muito provavelmente, aproveitam melhor a luz irradiada pelas lâmpadas da lâmpada de 6500 K. Ou seja, a lâmpada de 2700 K também emite nos comprimentos de onda necessários às plantas para realizarem a fotossíntese, e consequentemente, assimilarem os nutrientes. O problema prende-se é com o facto do rendimento no caso da lâmpada de 2700 K ser muito mais baixo que na lâmpada de 6500 K, o que faz que para as mesmas condições (CO2 e nutrientes e plantas) as plantas expostas a uma temperatura de 6500 K assimilam melhor e mais eficazmente os nutrientes.

Daí que bata novamente na mesma tecla. Se tivermos luz a mais (que não interesse muito às plantas) e nutrientes na água, as algas aparecem...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Essas fluorescentes não podem ser de 90w.

Mas aparentemente tens mesmo luz a mais, ou plantas a menos. Eu tenho 90w (3X30w t8 87cm) num aquario igual ao teu, apenas porque mantenho glosso nele, senão podia perfeitamente ter menos.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.