Fertilização MACRO / Fertilização MICRO


jnarciso

Recommended Posts

Boas

 

 

Gostava que os entendidos na matéria que me explicassem a diferença entre os dois tipos de fertilização....

 

Thanks

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Nelson, o link acima fala do tipo de nutrientes, não do tipo de fertilização... :D

 

Mas se calhar não desenvolvi bem a questão... :twisted:

 

O que eu quero saber é qual é a vossa experiência de fertilização com os dois tipos de nutrientes...

 

 

Por exemplo:

 

Fertilização Micro todos os dias? quais os fertilizantes que dão mais garantias aos plantados, etc...

 

 

Fertilização Macro mensal? fertilizantes aconselhados, etc...

 

 

Cumprimentos

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as fertilizações deviam ser feitas idealmente diariamente, tal como se dá comida aos peixes todos os dias...

 

A fertilização com micros pode ser feita mais espaçada no tempo, ja que as hipoteses de criar algas são menores.

 

mas a única fertilização que pode ser mais espaçada é a de potássio( macro).

 

Eventualmente a fertilização com macros em aquarios que nao tenham muita necessidade destes pode ser feita apenas quando se notem sinais de carência.

 

Mas bottom line, cada caso é um caso. exemplificando:

 

Aquario , muitos peixes, poucas plantas

 

a fertilização com micros vai ser a mais regular, e a restante pode ser apenas quando existir necessidade.

 

Aquario muitos peixes, muitas plantas

 

podes fertilizar os micros com o mesmo intervalo do de cima mas com maiores quantidades,

 

no entanto a fertilização com macros deve ser feita a intervalos de tempo curtos ja que as plantas os consomem muito depressa, mas se fertilizares apenas 1 vez por semana ou de 2 em duas semanas terias que meter muito fertilizante o que te leva a algas no principio e carências no fim do ciclo de fertilização.

 

A resposta certa é diariamente conforme as necessidades do aquario, idealmente ao longo do dia com fertilizadores automaticos ou bombas peristalticas ( se tiveres dinheiro para isso :wink: ) mas ja é ser mais papista que o papa.

  • Gosto 1
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Como deves saber, existem diversos elementos químicos essenciais à vida.

Há uns que são assimilados em maiores quantidades que outros.

Aos que são consumidos em maiores quantidades, chamam-se Macro Nutrientes. Aos outros, chamam-se Micro Nutrientes.

 

Macro Nutrientes:

 

:wink:Hidrogénio (H)

 

Há ao pontapé num aquário. As moléculas de água são H2O... :)

 

:PCarbono ©

 

Este elemento também existe com alguma abundância na água de um aquário, sobre a forma de Carbonatos e Bicarbonatos dissolvidos na água.

É extremamente importante injectar CO2 num aquário plantado, pois sem ele as plantas não realizam a Fotossíntese, e consequentemente, não assimilam os outros nutrientes.

 

:)Oxigénio (O)

 

Este encontra-se também abundantemente na água de um aquário. As suas maiores fontes são a água (H2O) e dióxido de carbono (CO2).

 

:arrow:Azoto (N)

 

Este elemento é essencial para os tecidos, e não só das plantas. A forma mais comum de se introduzir na água é sobre a forma de comida. Sim, após os peixes comerem, libertam Amónia (NH4+) que é posteriormente transformada em Nitritos (NO2-) e Nitratos (NO3-).

 

Quando a sua concentração não é suficiente na água, mesmo com a adição de comida, costuma-se utilizar um sal de Nitrato. Os mais comuns são o Nitrato de Potássio e de Sódio: KNO3 e NaNO3, respectivamente.

 

:arrow:Fósforo (P)

 

Também este elemento é muito importante, tanto a nível de energia, como de ADN e outras moléculas essenciais.

Tal como no Azoto, a forma mais comum de aparecer no aquário, é devido à comida.

 

A forma de se fertilizar, é utilizando sais mono e di-básicos de sais de Fosfato:

 

KH2PO4, K2HPO4, NaH2PO4, Na2HPO4 e as suas diversas formas hidratadas (com moléculas de água, tipo Na2HPO4.2H2O).

 

:arrow:Potássio (K)

 

Geralmente, é o elemento químico dos Macro Nutrientes que mais vezes é esquecido. Deve-se também ao facto de em Portugal não haver testes deste elemento à venda. Muitas das pessoas recorrem a regras empíricas. Do tipo, por cada x ppm de Nitratos ou Fosfatos adicionados/consumidos, fertiliza-se com y ppm de Potássio.

 

A maneira mais comum de o introduzir no aquário é com TPA's. Mas mesmo assim, costuma ser insuficiente.

 

Desta maneira, costuma-se usar sais de Potássio para fertilizar. Os mais utilizados são o Nitrato de Potássio (KNO3), com o problema de adicionar também Nitratos; Sulfato de Potássio (K2SO4) e Cloreto de Potássio (KCl).

 

Existem depois 2 elementos considerados Macro Nutrientes Secundários (pelo menos estes são os mais importantes):

 

:arrow:Cálcio (Ca)

 

Geralmente, a maneira de se introduzir no aquário é com trocas de água. Costuma-se admitir que para um aquário plantado, se o GH da água das trocas for igual ou superior a 5 ºdH, é suficiente fazer trocas de 33-50% semanais para manter níveis de cálcio suficientes na coluna de água.

 

No caso de tal não ser possível, costuma-se usar um sal solúvel de Cálcio. Tais como, Cloreto de Cálcio ou Sulfato de Cálcio.

 

:arrow:Magnésio (Mg)

 

De forma idêntica ao Cálcio, o Magnésio também é reposto no aquário principalmente com as trocas de água. O critério é o mesmo que no Cálcio, mas é preciso tomar atenção, pois o GH é constituído essencialmente por estes dois elementos, Cálcio e Magnésio. Não sendo muito comum, pode acontecer que numa água o GH seja somente devido ao Cálcio ou ao Magnésio (mas no caso de acontecer, o Magnésio é o que costuma existir em menor concentração). Obviamente, nunca devido ao Cálcio nem ao Magnésio, mas nestes casos pode-se admitir que a concentração de um deles é muito baixa face ao outro, não contribuindo significativamente para o GH.

 

A forma de fertilizar o Magnésio é utilizando um sal de Magnésio, sendo o mais comum o Sulfato de Magnésio hepta-hidratado (MgSO4.7H2O).

 

Micro Nutrientes:

 

Todos os outros elementos que costumam ser constituintes dos fertilizantes, além dos mencionados.

O mais importante deles todos é o Ferro, chegando a ser utilizado para controlar todos os outros.

 

De resto é tudo. Não sei se respondi às tua dúvidas.

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok... só vi a 2ª pergunta mais tarde.

 

Tal como o Just_me já respondeu, as fertilizações dependem de cada aquário.

 

Dizer-te que no meu aquário fertilizo diariamente com 2 ppm de PO4 e 15-20 de K, e não fertilizo com nitratos não te ajuda em nada...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

  • Gosto 1

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Pedro, que eu saiba é, nem que seja um Macro Secundário...

 

Não falei nele nem no Cloro (vá, assustem-se lá) enquanto elementos químicos, porque nas águas que utilizamos, geralmente existem sempre em grandes concentrações. Sobre as formas de ião Sulfato (SO4(2-)) e Cloreto (Cl-).

E como as concentrações são relativamente elevadas as outros elementos mais essenciais, regra geral, deduz-se que carências destes não existem na coluna de água.

 

Só para ficarem com uma ideia, na água da canalização de Lisboa (IST), temos as seguintes concentrações para os seguintes iões:

 

Cloreto: 40 ppm

Sulfato: 50 ppm

Nitrato: 3 ppm

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente com 50ppm basta uma muda de água muito de vez em quando para que ele esteja sempre presente.

Mas será que a sua presença é uma constante? Nitratos por exemplo variam muito de local para local, que eu saiba mesmo dentro de Lisboa (não me perguntes como nem porquê) Eu por exemplo morei 5 anos junto ao Areeiro (próximo do IST) e a minha água não acusava Nitratos e ainda por cima vinha com pH 9.

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mas será que a sua presença é uma constante?

Falo por experiência em ler alguns relatórios de análises químicas a diferentes águas da canalização... geralmente, como disse anteriormente, estes dois iões encontram-se em grandes concentrações. O seu aparecimento em grandes concentrações deve-se ao facto da água ser tratada químicamente nas estações. Ao ter mais sais dissolvidos que nas águas naturais, e os iões cloreto e sulfato serem suficientemente inócuos é normal aparecerem em grandes concentrações, pois é mais fácil de manter um poder tampão eficaz. Se forem o produto final de algo, então são usados, pois não acarretam riscos. Por exemplo, queres adicionar qualquer coisa à água. Tens o sal na forma de sulfato de qualquer coisa, ou em hidróxido dessa mesma coisa... usas o de sulfato, pois o hidróxido é básico...

 

Coisas assim do género :shock:

Salvo erro, sem ser os carbonatos e bicarbonatos; sulfatos e cloretos são os aniões que ocorrem em maiores concentrações nas águas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, sempre a aprender :shock:

O que dava mesmo jeito era arranjar um aparelhómetro qualquer não industrial para ler essas tretas todas. Não há testes de Potássio, nem sulfatos...

 

Um abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Realmente, é muito mais fácil analisar esses aniões com um cromatógrafo de permuta iónica (cada análise demora cerca de 2 minutos para os 3 aniões de uma só vez).

 

Óbvio que ninguém vai comprar um aparelho que custa umas largas dezenas de milhares de euros só para isso :P

 

Do que me ocorre, o Sulfato pode-se dosear minimamente bem (sem grandes erros) com uma titulação com um sal de Bário (Cloreto de Bário, por exemplo). Pois o Sulfato de Bário é muito insolúvel.

Os cloretos idém, titulando-os com uma solução de Nitrato de Prata. Forma-se Cloreto de PRata, que é também muito insolúvel.

 

Pelo que me disseram, existem testes de Potássio colorimétricos. Mas creio que são muito caros, e em Portugal não são comercializados.

 

http://www.petsolutions.com/default.aspx?I...16807&SID=SHZIL

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Agradeço a todos as respostas dadas, mas especialmente ao Luis Fortunato pela sempre disponibilidade que encontra em responder às minhas (e às dos outros) dúvias, bem como à qualidade das respostas...

 

 

Cumprimentos

 

 

jnarciso

Cumprimentos,

 

Fiquem bem...

 

 

Jose Narciso

 

 

 

__________________

´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸.¸¸.·´¯`·.¸><((((º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que me disseram, existem testes de Potássio colorimétricos.

Deconheço, mas aproveitei a InterZoo deste ano para dar a dica a um fabricante para alargar a sua oferta de testes ao potássio e eles pareceram captar a ideia positivamente.

A ver vamos se aparece algo, duvido muito...

 

Abraço,

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro...

 

Não viste o link que eu coloquei?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais