Envenenamento generalizado


Rui_PF

Recommended Posts

Tenho um aqua com cerca de 60L, com parâmetros regulares há várias semanas:

 

Temp: 26-28º

PH: 7 - 7,5

kh: 6

Gh: 8

No2 < 0,3 mg/L

 

Na quarta-feira fiz os testes e tudo parecia ok. Apenas o Fe estava baixo (perto de zero) porque apenas mantenho uma anubia e uma valisnéria já que todas as plantas duram pouco tempo e crescem devagar (não tenho kit de Co2).

 

Adicionei 10 ml de sera florena e 2 pastilhas de adubo sera florennette A (faço-o com alguma regularidade - 2 em 2 semanas) e pela primeira vez, porque estavam a crescer algumas algas adicionei 10 ml de "Moly anti-algas".

 

Porque o nível do aquário estava ligeiramente baixo coloquei cerca de 10-20 cl de água da torneira directa (sei que não se deve fazer mas não era a primeira vez não havendo problemas das outras).

 

Passado pouco tempo todos os peixes ficaram agitados e vieram à superfície, morrendo 1 nariz de bébedo passados 5 minutos :?: ;

 

Notei logo que algo muito errado se passava, tal nunca me aconteceu pois só tenho o aqua hà 39 semanas e só tive 2 mortes isoladas.

 

Voltei a fazer os testes sem nenhuma alteração significativa e coloquei imediatamente 10 ml de "Tetra Safe" para neutralizar eventuais químicos, desconfiando ou do Moly ou da água da torneira.

 

O envenenamento não abrandou :wink: e desesperado fiz uma grande algazarra à 1 da manhã tentando mudar a água e rezando para que fosse do Moly anti-algas.

 

Conclusão: de manhã todos os peixes estavam mortos! :D (15 tetra cardeais, 2 tetra fantasmas, 1 lápis, 2 nariz de bébado, 2 tetra rosa)

 

Estou bastante abalado e não percebo o que se passou:

 

- terá sido a água da torneira? 20 cl?

- o anti-algas? 10 ml?

- ou a conjugação?

 

é que foi tudo muito rápido parecendo um envenamento muito forte.

 

O que acham?

 

Obrigado

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar tenho muita pena que te tenha acontecido algo assim. Imagino que deve ser muito dificil. Não desanimes e recomeça.

Como tu dizes:

"Porque o nível do aquário estava ligeiramente baixo coloquei cerca de 10-20 cl de água da torneira directa (sei que não se deve fazer mas não era a primeira vez não havendo problemas das outras)."

 

É muito pouca quantidade mas dependendo de zona para zona os quimicos podem ser mais fortes ou mais fracos.

É uma hipotese...

Agora o outro produto que colocaste, estava na validade?

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela solidariedade.

 

É muito pouca quantidade mas dependendo de zona para zona os quimicos podem ser mais fortes ou mais fracos.

 

De facto se nos lembramos que nos dias anteriores choveu muito e houve enxurradas, pode ter existido uma contaminação das águas municipais com alguma substância tóxica.

 

Agora o outro produto que colocaste, estava na validade?

 

O frasco de "Moly Anti-algas" foi fornecido juntamente com o aqua à quase 1 ano, estava ainda hermeticamente fechado e não tem visível nenhum prazo de validade (ao contrário dos frascos de produtos Sera). Nas instruções diz: "é uma solução algicida que actua de forma suave, segura e eficiente contra todas as algas do aquário, sendo inócuo para os peixes (...) Use 10 ml. por cada 50l" :wink:

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se terá sido a causa, mas acabaste de dizer uma coisa que estava no frasco e que não foi cumprida.

 

Nas instruções diz: "é uma solução algicida que actua de forma suave, segura e eficiente contra todas as algas do aquário, sendo inócuo para os peixes (...) Use 10 ml. por cada 50l"

 

Lá cima dizes que usaste 10ml mas não mudaste 50L, portanto tinhas que ajustar a quantidade do produto à quantidade de água colocada.

 

Ps: eu não uso acondicionador nas minhas tpa's. Se achares melhor continua a usar mas para essa quantidade não era necessário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Porque o nível do aquário estava ligeiramente baixo coloquei cerca de 10-20 cl de água da torneira directa (sei que não se deve fazer mas não era a primeira vez não havendo problemas das outras)."

 

 

Por acaso não viste se a àgua ao sair estava meio esbranquiçada? As companhias de água, volta e meia resolvem atirar com um tipo de cloro ou desinfectante nas tubagens...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Por acaso não viste se a àgua ao sair estava meio esbranquiçada? As companhias de água, volta e meia resolvem atirar com um tipo de cloro ou desinfectante nas tubagens...

 

És lá cloramina, el terror de los acuários!!! :lol::drinking:

 

(olha, saiu em castelhano...)

 

Embora proibida, algumas companhias de aguas/camaras insistem em usar essa merd@ esporádicamente, nomeadamente nesta altura do ano...

 

Rui, aguenta-te à bomboca e não desistas, de quando em quando acontece-nos, a todos, cenas que só apetece é mandar tudo pela janela...mas o nosso gosto pelos peixes faz-nos esquecer esses azares..

 

fica bem e força!

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És lá cloramina, el terror de los acuários!!! :twisted:  :twisted:  

 

(olha, saiu em castelhano...)

Es berda!! Quem vive na zona da amora/seixal se calhar apercebeu-se disso este fim de semana.

A água saia branca, parecia leite. Estupidamente até pensei que fosse um extra de calcario... é que o pH aqui sai sempre tão alto...

 

Luis.Dias

 

PS - bem dita osmose...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas atenção, que o facto da agua vir leitosa, não quer dizer que tenha cloramina...há outros quimicos, de uso corrente e legal, que podem deixar a agua com esse aspecto, e não serem letais para os pêxes (não lhes devem fazer muito bem, mas não os matam, tal a cloramina.)

 

Aliás, mais te digo que a agua da rede da amora/seixal, é das melhores do pais. Por vezes há problemas, porque, por uma questão de manutenção, a estação elevatoria do rouxinol/talaminho recebe agua da rede de almada e essa é que fica um pouco a desejar....

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Lamento o que te aconteceu Rui_PF, mas de vez em quando acontece a todos.Não desistas, força para recomeçares.

 

Fausto, tens a certeza que a cloramina é proibida?

Essa é uma informação muito útil, pois eu mora em Lisboa, coma sabes, e resolvi enviar um mail para a EPAl, a perguntar presisamente se no tratamento da água deles usam cloramina, aindo não responderam, mas se de facto esse produto for proibido, duvido que respondam.

 

Podes confirmar essa tua informação?

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Finalmente, recebi a resposta da EPAL ao meu mail, em que lhes perguntei se usavam CLORAMINA, no tratamento da água.

 

Passo a transcrever a resposta:

 

"Em resposta ao mail enviado para a EPAL, no passado dia 16 de Junho, vem o Laboratório Central da EPAL, informar que não se utiliza cloramina no sistema de abastecimento da EPAL."

 

Pelo menos para o pessoal de Lisboa, ficamos a saber que não existe o perigo CLORAMINA.

 

Um Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Eu ainda continuo à espera da posição oficial daqui.

Ao que parece, a tecnica superiora que se encarrega disso, tá de férias, mas desde já adiantaram-me que os tratamentos são feitos com cloro e lexivias (hidrocloretos de qualquer coisa...). Qaunto a legislações, ainda ficaram de me confirmar a coisa. Em conversa com outros colegas daqui, parece que é permitido o uso , mas desde que respeite algumas concentrações minimas...

 

Já agora, Manuel, caso o seu uso seja proibido, não estou a ver a Epal, ou qualquer outra entidade, vir publicamente reconhecer o seu uso, né?

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olhem nao e bem assim, eu uso agua da rede de almada, e todos os anos em algumas alturas em que se fazem manutençoes dos tanques isso acontece, mas geralmente e mais na rede do seixal, ja o ano passado aconteceu ate a variadas lojas. Eu uso a agua da torneira por x sem repouso, ate hoje tenho tido sorte, nunca me morreu nenhum peixe por causa da agua da rede.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Neste fim-de-semana decidi voltar a pôr o aquário bonito, já que desde o incidente estava apenas com 1 valisnéria e 1 anubia anã.

 

Em conversa com o vendedor da loja de animais (uma loja diferente daquela onde comprei o aquário e todos os peixes e produtos, que aliás já fechou entretanto) expus sumariamente o incidente.

 

O vendedor questionou-me de imediato sobre a validade do anti-algas

 

 

porque estavam a crescer algumas algas adicionei 10 ml de "Moly anti-algas"

 

aliás, foi das primeiras questões abordadas neste tópico pelo kipo:

 

Agora o outro produto que colocaste, estava na validade?  

 

Respondi ao kipo:

 


O frasco de "Moly Anti-algas" foi fornecido juntamente com o aqua à quase 1 ano, estava ainda hermeticamente fechado e não tem visível nenhum prazo de validade (ao contrário dos frascos de produtos Sera). Nas instruções diz: "é uma solução algicida que actua de forma suave, segura e eficiente contra todas as algas do aquário, sendo inócuo para os peixes (...) Use 10 ml. por cada 50l" 

 

No entanto o vendedor após a minha resposta de que o frasco não continha prazo de validade, perguntou-me se não tinha comprado o produto na loja "X", porque já tinha tido queixas semelhantes.

 

Fiquei extremamente aborrecido, primeiro porque me matou os peixinhos todos :D e segundo porque entretanto a tal loja "X" já fechou e não posso pedir satisfações ao indivíduo :lol:

 

Assim, em jeito de conclusão deste tópico:

 

- o envenenamente não terá sido provocado pela cloramina ou outro desinfectante, mas antes pelo anti-algas fora do prazo

 

- fica o conselho que nunca irei esquecer: Não introduzam produtos nos vossos aquários se não tiverem a certeza de que se encontram dentro do prazo de validade :!:

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais