Cálcio


pauleta_nwo

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

gostaria de fertilizar as minhas plantas com calcio, visto que na minha agua da torneira tem pouco e nota se bem os sintomas. Queria saber se alguem usa algum composto quimico como o sulfato de potassio para o potassio mas para fertilizar com calcio...

 

Abraço

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Sulfato de Cálcio...

Hidróxido de Cálcio (vulga Kalk)...

Cloreto de Cálcio...

 

Ou então, experimenta arranjar umas conchas na praia, esmigalha-as e coloca dentro de uma meia de senhora dentro do filtro. Assim vais aumentar o GH e o KH da água do teu aquário.

 

Se optares pelos produtos químicos, se bem que é mais fácil de encontrar, evita usares o Hidróxido de Cálcio que é uma base relativamente forte.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Falas com um gajo que saiba fazer as contas... :wink:

 

Se uma certa pessoa, acabasse de fazer uma coisa que ainda não acabou, seria muito mais rápido... (não leves a mal, estou a brincar :oops:).

 

Diz-me: litragem do teu aquário (real), quantos mililitros de fertilizante queres fazer, e quantos ppm de Cálcio queres adicionar por cada ml de fertilizante.

Sendo um Macro Secundário, aconselharia uma relação ppm/ml de fertilizante da ordem dos 0.1 ppm. O pessoal entendido que se acuse...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Primeiro de tudo, peço desculpa, mas o Sulfato de Cálcio não o poderás usar :wink: Pelos vistos não é suficientemente solúvel.

Decidi então usar o Cloreto de Cálcio...

 

Ok... 'bora' lá começar:

 

MM[CaCl2] = MA[Ca] + 2*MA[Cl] = 110.99 g/mol

MA[Ca] = 40.08 g/mol

 

Sabendo que para água destilada, ppm = mg/L

 

Se quisermos ter uma relação de 0.1 ppm/ml de fertilizante para um aquário de 120 litros, quer dizer que cada ml de fertilizante adiciona 0.1 mg de Cálcio "puro" multiplicado por 120 litros... ou seja, em cada ml do fertilizante existem dissolvidas 12 miligramas de Cálcio "puro".

 

Como queremos fazer 100 ml de fertilizante, temos de pesar 12 miligramas de Cálcio "puro", multiplicadas por 100. O que equivale a 1200 miligramas de Cálcio "puro", ou seja, 1.2 gramas de Cálcio "puro".

 

Mas não estamos a trabalhar com Cálcio "puro", mas sim com CaCl2. E sabemos que em cada 110.99 gramas deste composto existem somente 40.08 gramas de Cálcio "puro".

 

Logo, precisamos de multiplicar o nosso valor de 1.2 gramas de Cálcio "puro" por 110.99, e dividí-lo por 40.08:

 

3.32 gramas de CaCl2 em 100 ml de água destilada.

 

Ou seja, de uma maneira mais aquariófila:

 

"Se dissolveres 3.32 gramas de CaCl2 em 100 ml de água destilada, ficas com uma solução que num aquário de 120 litros, cada mililitro de fertilizante aumenta 0.1 ppm de Ca no aquário."

 

Não te esqueças que os cálculos estão feitos para a molécula CaCl2. Se por ventura encontrares algum sal hidratado, as contas vêm diferentes.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Evita teres a solução de fertilizante muito tempo exposta ao ar.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 anos depois...

 

Se quisermos ter uma relação de 0.1 ppm/ml de fertilizante para um aquário de 120 litros, quer dizer que cada ml de fertilizante adiciona 0.1 mg de Cálcio "puro" (...)

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Evita teres a solução de fertilizante muito tempo exposta ao ar.

 

Peço desculpa por estar por estar ressuscitar este tópico, mas estou como o mesmo problema. Acontece que segundo as contas por cada mg dessa solução também se vai adicionar 0,18 ppm de Cl2 e isto não é cloro? Na Wikipedia diz "No estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, (...), sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar. É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.". Tambem vem mencionado o Cloro como simbolo químico Cl. Fiquei entretanto na dúvida se adicionando a solução directamente não será prejudicial aos peixes e se não seria melhor adiciona-la na água para uma TPA juntando um acondicionador como o Sachem Prime por exemplo...

 

Cumprimentos

Aires Justo

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Peço desculpa por estar por estar ressuscitar este tópico, mas estou como o mesmo problema. Acontece que segundo as contas por cada mg dessa solução também se vai adicionar 0,18 ppm de Cl2 e isto não é cloro? Na Wikipedia diz "No estado puro, na sua forma biatômica (Cl2) e em condições normais de temperatura e pressão, (...), sendo duas vezes e meia mais pesado que o ar. É abundante na natureza e é um elemento químico essencial para muitas formas de vida.". Tambem vem mencionado o Cloro como simbolo químico Cl. Fiquei entretanto na dúvida se adicionando a solução directamente não será prejudicial aos peixes e se não seria melhor adiciona-la na água para uma TPA juntando um acondicionador como o Sachem Prime por exemplo...

 

Cumprimentos

Aires Justo

Não há problema... pois o que estamos a adicionar ao nosso aquário não é Cálcio metálico (Ca), nem Cloro gasoso (Cl2).

Mas sim o ião Cálcio (Ca2+) e dois iões Cloreto (Cl-). Ou seja, quando dissolvemos Cloreto de Cálcio (CaCl2) em água, o que obtemos são iões Cloreto e iões Cálcio, e tanto uns como os outros encontram-se facilmente dissolvidos até nas águas potáveis, de modo a que não tem qualquer problema em colocá-los dentro do aquário. Aliás, a gente já adiciona iões Cloreto de outras formas... por exemplo com KCl.

Tu quando ingeres sal (vulgo cloreto de sódio) estás a introduzir iões Cloreto no teu organismo... e só para ficares a saber, o ião Cloreto é essencial a praticamente todos os seres vivos.

 

Podes ler mais aqui:

 

http://en.wikipedia....alcium_chloride

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Chloride

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Chlorine

 

Se leres os últimos dois links, vais reparar que existe o Cloro (nocivo e desinfectante Cl2) e o ião Cloreto (essencial à vida Cl-).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais