Possivel projecto [montagem do aqua na escola]!


Recommended Posts

boas!

 

tenho em vistas um possivel projecto de montagem de um aqua de C.A. na minha escola.

 

falei hoje com a presidente do concelho executivo e em principio o projecto arranca no inicio do ano lectivo que vem. o aqua em principio vai ficar a minha responsabilidade com a ajuda dos prof's do departamento de biologia...irao ser abertas inscriçoes para mais alguns alunos que queirao participar nesta iniciativa.

 

gostava de saber a vossa opiniao sobre que tipo de ciclideos africanos ponha lá.

 

pessoalmente gosto mais dos do lago tanganika. mas penso que numa escola seja mais cativante um aqua do lago malawi pelas cores dos peixes.

 

o aqua tem 1m de comprimento leva 100l nao sei nem a largura nem a altura!

 

cumpts....e opinem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Gonçalo! :?

 

Olha, eu so percebo de brevis, como sabes :? , mas so vim escrever que acho uma excelente ideia esse projecto, despertar o bichinho :wink: da aquariofilia no pessoal da escola deve ser engraçado! 8) ja para nao falar que será extrememente educativo e de certeza que teras um aproveitamento final a biologia "do BEST"! ;) hehehe

 

boa sorte! :D

 

Cumps.

SC.

tt8393152fltt.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. É sempre bom ver pessoal mais novo com projectos deste genéro e levar a aquariofilia a mais pessoas.

Em relação ao projecto, nesse aquário de 1 m, se optares por Malawi ficas um pouco limitado na quantidade de especies/individuos que podes pôr (a maioria das especies do lago Malawi são granditas em adulto).

Na minha opinião, para essas dimensões optava por Tanganicas (das especies mais pequenas), duas zonas distintas, uma com uma colónia de conchiculas e outra com uma colónia que usem grutas ou rochas. Em termos pedagógicos ficavas com possibilidade de ver comportamentos bastante distintos, além do "trabalho" em construires os habitats distintos.

Vai colocando as questões/dúvidas e o avanço do projecto.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua tem 1m de comprimento leva 100l não (palavra corrigida) sei nem a largura nem a altura!

Se leva 100L deve ser um aquapor de 1m. Neste aquário colocar mbunas é efectivamente um risco por 2 motivos:

-O aquário tem pouca frente para mbunas adultos.

-O vidro não está concebido para colocar grandes quantidades de pedra necessárias e pode rachar.

 

Que opções para um aquário desses:

 

-Mbunas juvenis, terias é que os pescar de lá para fora ao atingirem a idade adulta.

-Haplocromideos do lago vitória, mas tal como os mbunas teriam de ser retirados para aquários maiores mais tarde.

-A sugestão do Martouf. Além de ir ao encontro dos teus gostos pessoais e apesar de não teres o colorido dos mbunas consegues um aquário simpático e com uma diversidade de comportamentos muito interessante.

Além disso podes ter algumas plantas o que sempre dá um gostinho de verde que quase todas as pessoas gostam de ver.

 

Num aquário desses eu arricaria além dos conchiculas e dos habitantes de rocha, um conjunto de "sardinhas" do tanganika que te vão ajudar a teres movimento nos 3 níveis do aquário.

Mas tem atenção que os peixes do tanganika são um pouco mais exigentes com a qualidade das águas, por isso a manutenção do aquário não pode ser descurada.

 

Boa sorte aí com esse projecto e vai dando novidades.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal!!

 

antes de mais nada, quero agradecer as vossas opiniões, o meu muito obrigado!

 

tal como eu pensava, é um aqua pequeno para malawi's, por isso vou avançar com os tangas, que como ja disse sao os que mais gosto.

 

na sexta feira vou voltar a falar com a prof chefe do departamento de biologia e com a presidente do concelho.

 

depois volto a dar noticias.

 

cumpts e mais uma ves brigadao! :P:wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais