Novo Aquário


Recommended Posts

Adquiri recentemente um aquário novo de 200 litros e hoje finalmente terminei de o instalar.

 

Apliquei um produto para anular o cloro e metais pesados. E apliquei também Rena Stress Zyme, que é um produto para acelerar a criação de bactérias.

 

Para dar início ao ciclo do azoto estou a pensar introduzir uma coridora e um Beta macho. Poderei introduzi-los desde já ou será melhor aguardar mais algum tempo, tipo uma ou duas semanas? Será que em vez de um Beta, um espada ou um platy seriam igualmente resistentes para esta fase do ciclo?

 

Em relação às TPA, estou a pensar em mudar todas as semanas cerca de 15 litros, será adequado?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o ciclio do azoto podes por já a equipe de limpeza... ancistros, plecos e coridoras costumam ser rijassos...

 

Em relação a TPAs julgo não ser muito adequado nesta fase, faz apenas uma TPA generosa quando o ciclo se concluir.

 

Até mais e parabéns pelo aquário novo :shock:

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, acho que vou optar então por uma coridora e um pleco.

 

As TPA, esqueci-me de dizer que me estava a referir às futuras, ou seja, quando o aquário estiver estável e com diversos peixes, então a dúvida era se essa quantidade seria suficiente. :oops:

 

Obrigado pelas dicas :)

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer testes de pH, amónia e nitritos de 3 em 3 dias para ver a evolução do ciclo. Será que este período de tempo é o ideal ou seria melhor fazer testes diários?

 

Neste momento o aqua tem um pleco, uma corydora e uma beta fêmea. Deverei aguardar até o ciclo estar completo ou posso ir colocando gradualmente outros peixes?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer testes de pH, amónia e nitritos de 3 em 3 dias para ver a evolução do ciclo. Será que este período de tempo é o ideal ou seria melhor fazer testes diários?  

 

Bom... isso é contigo, não há nenhuma obrigação. Na realidade o que importa ver é quando é que o aquário deixa de ter nitritos. Quando deixar de ter nitritos e começar a ter apenas nitratos é fazer uma TPA para baixar/eliminar os nitratos e está o ciclo feito.

 

Neste momento o aqua tem um pleco, uma corydora e uma beta fêmea. Deverei aguardar até o ciclo estar completo ou posso ir colocando gradualmente outros peixes?

 

Se tiveres possibilidade de levar o cilco até ao fim apenas com os peixes que tens, contém-te até que o ciclo se conclua. Se tiveres peixes que precisam mesmo da casa nova, aí não há muito a fazer... é meter e estar MUITO atento aos parametros da àgua. Se não é o caso, sê paciente que depois compensa.

 

Boa sorte com isso!

Até mais.

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a fazer testes de pH, amónia e nitritos de 3 em 3 dias para ver a evolução do ciclo. Será que este período de tempo é o ideal ou seria melhor fazer testes diários?

 

Neste momento o aqua tem um pleco, uma corydora e uma beta fêmea. Deverei aguardar até o ciclo estar completo ou posso ir colocando gradualmente outros peixes?

 

Olá.

Eu deixava que os nitritos ficassem a zero e depois é que ia metendo peixes. Se puseres plantas de crescimento rápido tb pode ajudar.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz testes da amónia e de nitritos e estavam a zero. Hoje fiz o teste de nitratos e deu 5mg/l. Será possível o ciclo estar concluído? Em apenas 6 dias... bigsmile

 

Aquilo das medições de 3 em 3 dias era porque eu gostava de fazer, no final do ciclo, um gráfico para ver a evolução dos níveis.

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia da evolução normal do ciclo do azoto quando se adicionam bactérias directamente como tu fizeste.

 

Se não tivesses adicionado esse tal produto dizia-te já que não, a duração do ciclo costuma ser cerca de 3 semanas... assim sendo não sei bem que te diga... É leres as instruções :evil:

Bruno Nogueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas intruções do Stress Zyme diz para aplicar no 1º, 7º e 14º dias. Então realmente estranho o valor de nitratos ter dado maior que zero. Vou aguardar mais uns dias e testar novamente, se aparever um valor mais elevado é provável que já esteja em ciclo...

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a pensar em fazer uma desparatização geral de prevenção. Actualmente, quando trago peixes novos estou a aplicar ToniGeral da Avipar enquanto a temperatura dos sacos se está a adaptar à do aquário, ou seja, durante uns 20 a 30 minutos. Estive a ver uns tópicos do fórum sobre discus e falam que se deve fazer uma desparatização para prevenir a doença das guelras e das fezes. Falam num medicamento Flagyl. Opiniões?

Abraços, Artur Fonseca   -   Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

No que se refere ao ciclo do azoto aconselho a leitura da seguinte pagina:

 

http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

Em relação ao flagyl, este é usado para desparazitação dos parasitas intestinais. para parasitas das guelras normalmente usa-se praziquantel! Qualquer um dos tratamentos demora mais de 20 ou 30 minutos como é evidente. Há quem trate a água do aquário, há quem coloque os medicamentos na comida, qualquer um dos processos é bom desde que bem efectuado!

 

No que diz respeito a discos, colocá-los neste momento no seu aquário a ciclar é má aposta. Primeiro deixe o seu aquário ciclar bem, depois coloque mais corydoras que são peixes de cardume.

 

Ahhh, o seu pleco vai crescer bem (o meu já tem 30 cm e ainda é juvenil :wink:) e há por ai um mito que diz que os plecos gostam de mamar o muco dos discos. Quanto ao mito não posso confirmar. O meu não gosta de ninguem, incluindo discos. Mas não mama em ninguem!

 

Espero ter ajudado. Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.