macho ou femea??


Recommended Posts

ola!! :shock:

 

sera q me sabem dizer se este meu peixito é macho ou femea??

Ja o tenho a mais de 4 anos..o isso axo que ja atingiu a maturidade sexual e devia dar mais ou menos pa ver..mas eu nao percebo nada disso...conseguem??

 

obrigada! :D

 

f9a86c03.jpg.thumb

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É difícil de ver... Se for macho, na época de acasalamento, apresenta um pontos brancos perto dos opérculos. Se for fêmea, esta apresenta um corpo mais roliço. Só sei isto... :sleeping:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Acho que o metodo mais facil para ver o sexo do peixe é observar atentamente o orifico anal/genital do mesmo... Se fôr ligeiramente proeminente para fora é macho... Se fôr concavo para dentro será fémea... Acho que é o metodo mais simples...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.. sobre o sexos do peixe, já deves ter uma ideia do que fazer.. só te queria perguntar se esse peixe está num aquario ou num globo? Caso esteja num globo, aconselho-te a mudares-lo para um aquario. Os peixes não gostam de ver tudo redondo, e esses globos são uma maldade para a saúde mental dos nossos pobres peixinhos! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Experimenta meteres-te dentro de um globo e viver nele durante 4 anos. Tenho a certeza que ao fim de poucas semanas já não "batias bem da bola". Penso que até já está provado cientificamente que os globos prejudicam enormemente a saude mental dos peixes. Ficam confusos, estrbicos, com stress, etc.. Infelizmente, ou felizmente, os animais têm uma capacidade de resistência muito superior à nossa, o que não quer dizer que se sintam sempre bem. :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Embora os peixes consigam sobreviver num goblo (como o teu e muito o provam) não posso de deixar de concordar com o Mephis. A vida de um peixe pode ser penosa embora nos não nos damos conta. Mas se é verdade que o teu peixe como muitos resistem nos goblos imagina teres um cão ou um gato fechado numa sala durante a vida toda... Lá morrer não morrem mas atrofiados de certeza vão ficar...

Pensa nisso...

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

lol...

entao se nao tem sexo como ´e que procriam?

por artes magicas?

 

eheheh devia de ser giro .... :D (ou talvez nao :) )

 

de qq maneira,para ver se e macho ou femea) eu costumo ver se eles tem o corpo abaulado ou nao.

se tiverem e femea senao ´e macho.

 

regra geral nao falha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Possivelmente está pequeno para 4 anos porque o aquario em que ele esta não tem condições para que ele cresca. Os carassius aurautus crescem consoante o espaço que têm no aquário.

 

Creio que devias mudá-lo para um aqua normal no minimo com 20 litros. Já seria uma festa para o bichinho. Quantos litros tem o globo onde ele está?

 

Se nós proporcionarmos boa qualidade de vida a estes peixes, eles retribuiem com toda a sua beleza.

 

Se gostas realmente dele, compra um aqua novo para ele. Vais ver que não é tão caro assim.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

caros amigos

vamos ter mais calma com nossos amigos aquaristas,não podemos esquecer que estamos em um forum com aquaristas iniciantes que não tem a noção de outros mais esperientes ok?é muito simples reconhecer os sexos,os machos normalmente nessa idade apresentam um tipo de serrilhado nas nadadeiras peitoral e dorsal,com relação ao orificio genital só podemos verificar diferença mais aparente na época da reprodução,algumas espécies com linhagem mais apurada possuem duas nadadeiras anais e especies comuns apenas uma ok? um grande abraço e até a proxima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

Estou 100% de acordo com o colega da contribuição anterior para este tópico.

Acerca do que foi anteriormente escrito posso acrescentar que o indivíduo em causa não tem condições para se aferir sobre qual o seu sexo uma vez que apresenta graves problemas de desenvolvimento.

A espécie Carassius auratus desenvolve-se até aos 35 centímetros, embora os exemplares de variedades cultivadas nunca ultrapassem os 15 centímetros de cumprimento ( às vezes menos ). Já agora para os mais curiosos, o recorde está em 47 centímetros e mais de 3 quilos de peso.

A maturidade é atingida entre os 2 e os 4 anos de idade em condições de desenvolvimento “ normais “, podendo a longevidade chegar a 20 anos de idade ou mais.

O aparelho reprodutivo só atinge a maturação perante condições mínimas... o que de facto não é o caso. O dimorfismo sexual mais aparente só está presente em animais prontos a reproduzirem-se e é mais evidente sobretudo na época da desova ( tem que haver uma evolução térmica e de outros factores ambientais para os peixes poderem sofrer as devidas alterações fisológicas ).

A partir da primeira época de reprodução é possível destinguir com uma relativa facilidade os machos das fêmeas se estiverem bem alimentados e em condições saudáveis, apesar dos caracteres secundários descritos anteriormente noutras contribuições serem sobretudo temporários e muitas vezes restritos à época de reprodução ( a qual na Europa tem lugar entre Abril e início de Julho ). Assim mesmo, como referi, as fêmeas aptas a procriar quando vistas de cima são de facto ligeiramente maiores e sobretudo mais “ avantajadas “ do que os machos devido à actividade dos seus ovários durante a época de procriação alargar o seu abdómen.

De qualquer das formas é sempre difícil distinguir com rigor machos e fêmeas sobretudo em variedades “ cultivadas “.

A propósito de uma intervenção anterior da Patrícia Peniche lamento informar-vos mas há casos de populações do género Carassius possuírem populações de Amazonas ( constituídas unicamente por fêmeas que produzem cópias colonadas de si próprias através de uma forma de reprodução interessante ).

Se quiserem saber mais consultem as minhas contribuições para o seguinte tópico :

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...20053&highlight

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais