Nanos polemicos


Recommended Posts

Boas, sou novo no forum e tambem no mundo da aquariofilia. Noto uma grande “euforia” quando se fala em nanoreefs de 18 a menos litros Porque? Qual a diferença (moral) entre um dito plantado de agua doce com uns quantos caridinas e um reef com alguns invertebrados? Os nanos de agua doce levam menos vida animal? Os de agua salgada sao mais importantes que os outros? Vejo outros sites sobre o assunto e polemica como neste forum nunca vi, desde que se saiba o que se esta a fazer porque nao? Para uns um “mini-nano” é uma coisa monstruosa para muitos defensores do ambiente os aquas ditos de “normais” tambem o sao. Obrigado pela atençao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que, ou queres começar uma nova guerra aqui no forum, ou andas um pouco mal informado.

 

É verdade que aqui só surgem "nanos" com um minimo de 60cm, mas se pesquisares bem e informares correctamente vais verificar que os "nanos mais pequenos que causam polémica aqui no forum, são de pessoas que dizem "querer" ter um aquário que não dê trabalho, sem equipamento, sem o minimo esforço e isso é que é errado, isso é que é polémico.

 

Um nano-reef pequeno requer equipamentos, manutenção apertada, controlo de parametros...

 

Um nano-reef não é um copo com um camarão "a ver se este se aguenta até a semana que vem".

 

Posso aconselhar:

 

http://www.nano-reef.com/

 

Para estudares nanos de qualidade equipados e controlados o que é muito interessante(e bonito na minha opinião)

 

Nada disso tem alguma coisa a ver com os "defensores do ambiente" mas sim com a qualidade do producto final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

um aquario de agua salgada exige muito mais do aquarofilista do que agua doce, eu tenho 3 aquas 1 amazonico plantado, um malawi, e um nanoreef com 50L, o problema de agua salgada e como o amigo mario diz e manter o agua estavel, qunto mais pequeno mais trabalho, ve eu mudo de agua de 15 em 15 dias nos meus doce, requer boa filtragem para isso claro, no meu salgado apenas possuo rocha viva e um filtro interior e uma bomba motorizada , pessuo apenas2 clown fish,( peixe palhaço), com acerca de 1 ano, mas faço uma troca semanal de agua salgada relegiosamente, visto que nao tenho escumador,

tenho uma vantagem moro em Albufeira junto ao mar e so descer a rua e apanho um bidao de agua de 50 l que me da para 2 meses, mas nao compares nada os doces com a aqua salgada.

olha que ja possuo aquas ha varios anos e agua salgada e um passo muito a frente.

podes manter um aqua como o meu com muita rocha viva 8kg pra 50l, um filtro bom, e uma cabeça motorizada , pas tens de ter 0 triplo do trabalho.

ps :tens de te informar melhor, e os eros custam caro aos bicahrocos.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o nosso colega não se está a referir ao trabalho que um nano salgado dá em relação a um nano de agua doce mas sim á dita questão moral.

Claro que tudo tem um modo de se fazer e existirão criaturas e tecnicas adequadas a manter num nano salgado.

Quanto a mim um nano salgado faz sentido não só esteticamente (o que dependendo do ponto de vista de cada aquarioflista será ou não estético) como em termos de custo de manutenção.

Claro que um sistema com pouca àgua seja ele doce ou salgada se torna mais dificil de estabilizar como todos nós sabemos, mas também pode ser muito gratificante ter em grande relevo num nano criaturas que nos passariam mais despercebidas em sistemas maiores. Pessoalmente aprecio muito invertebrados marinhos e considero um nano com um ou dois ou três etc invertebrados (dependendo de quão nano seja) algo muito atrativo e que ao fim ao cabo escala aparte comparavel a um aquario maior dedicado a uma especie como um Pterois. Em termos morais não vejo diferença claro entre ter um aquario de 400l com um Pterois face a um de 40l com um camarão qualquer; claro está desde que se mantenham ambos em boas condições de manutenção.

 

Claro está que sou por isto um GRANDE apreciador de nanos como muita gente neste fórum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Completamente de acordo!!!

Creio que é possivel manter-mos nanos de pequena volumetria e não acredito que ninguem tenha a condição moral de criticar o universo dos reefs de pequeno volume porque afinal de contas todo o tipo de cativeiro pode ser ser encarado como cruel e injusto aos olhos dos mais puritanos e todo o aquariofilo tem que ter essa noção bem presente quando tenciona montar um aquário em sua casa.

Mas como em todos os hobys relacionados com animais há que ter uma certa consciência de que pelo menos condições minimas de acondicionamento são necessarias para atenuar este sentido de injustiça e tentar dignificar a vida dos seres vivos que apresiona para o resto das suas vidas, para isso o aquarista tera que ter noção do possivel e do ridiculo e tentar pelo menos controlar-se quando for altura de escolher os animais para colocar no seu pequeno mundo.

 

Para concluir, tenho visto minis e picos muito bonitos e bem estruturados que enchem o olho a qualquer um e há paises onde estes aquários são vulgares, mas pelos vistos nos somos sempre os ultimos a quebrar tabus, não digo que somos os piores mas temos dificuldade em banalizarmos as coisas que a partida nos parecem dificeis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para concluir, tenho visto minis e picos muito bonitos e bem estruturados que enchem o olho a qualquer um e há paises onde estes aquários são vulgares, mas pelos vistos nos somos sempre os ultimos a quebrar tabus, não digo que somos os piores mas temos dificuldade em banalizarmos as coisas que a partida nos parecem dificeis.

 

Se calhar ao longo dos últimos cinco séculos fomos perdendo o espírito aventureiro e empreendedor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.