Otos a morrer


David de Jesus

Recommended Posts

Já é o terceiro Oto (Otocinclus affinis) que me morre no espaço de um mês. Foram todos num aqua de 20 litros plantado com os paramêtros da água todos bons e um ph de 7. Aguentam-se uma semana e tal e depois morrem.

O último foi hoje, já estava a dar sinais de estar esquisito e mudei-o há dois dias para um aqua novo de 60 litros mas hoje morreu.

Já ouvi dizer que os Otos passam sempre por um período crítico de adaptação aos aquas e que muito não passam desse período. Será isso que esta a acontecer? Gostava de saber mais sobre esse "período crítico" e sobre o que posso fazer para lhes melhorar as hipoteses de não morrerem que nem moscas. Vieram todos da mesma loja, poderá ser de não estarem já de boa saúde? A loja parece-me ser de confiança...

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Da experiência que tenho com os meus otos, é que apesar de serem peixes de "limpeza", indicados para aquários plantados, são extremamente sensíveis ao CO2... :roll:

 

Tenho otos num aquário com outros L's de grande porte, com nitratos, seguramente muito mais altos que no plantado, mas andam sempre mais mortiços no plantado. Animando-se de noite (como a maior parte dos L's).

Boas condições? :lol:

Água bem arejada... acho que é o "truque mais fácil" para manter qualquer L em condições.

Óbvio que num plantado, por vezes é difícil conjugar isso :wink:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas dicas pessoal, quando tiver novamente otos já não me vou sentir tão "ás apalpadelas" e já tenho alguns pontos mais concretos onde me focar de modo a garantir que terão uma boa existência. :wink:

No entanto acho que por enquanto não vou arriscar mais com eles... vou esperar uns meses até o meu aqua novo amadurecer e depois devo tentar introduzir novamente alguns destes simpáticos peixes.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais