Aquário abertos vs Aquário com tampa


Recommended Posts

Olá a todos!!

 

Durante o planeamento da remodelação do meu aqua surgiu-me uma dúvida (sim mais uma :D eu sei que sou chatinha mas tenham paciência omg ).

 

Desde que comprei o meu aqua de 100 cm, da aquapor (naquela atura em que não conhecia o fórum e achava que sabia tudo bowdown ) nunca gostei da tampa daquilo. Fica a água e a sujidade toda na tampa para além de tirar espaço e ser muito complicado de se fazer a manutenção com a mesma. Daí estar a pensar em tirar esta mesma tampa e por uma calha no aqua, para assim também poder ter umas plantinhas decentes.

 

A minha dúvida prende-se por ter algum receio de tirar a tampa. Passo a explicar. Tenho duas espécies que senão tiver tampa tenho quase a certeza que um dia chego a casa e as encontro no chão (tubarão bala a cauda de espada fêmea).

 

Por isso, e depois desta conversa toda, tiro a tampa e coloco por exemplo plantas flutuantes para impedir saltos ou nem penso nisso? Ou mando fazer umas tampas de correr ou mesmo um vidro para tapar o aqua (se bem que esta opção não me agrada)? Desfazer-me dos animais está fora de questão.

 

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre o assunto, se as tiverem. Pesquisei no fórum e nada encontrei que me tirasse esta dúvida.

 

Desde já agradeço qualquer opinião/ajuda!

 

Cumprimentos a todos.

 

PS.:Se estiver a postar no sítio errado (não sabia bem em que sub-fórum postar bowdown ) agradeço aos moderadores que o mudem de sítio. omg

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu apenas tive um aquário com tampa e já lá vão uns bons anos, também era um kit da aquapor. A tampa durou apenas alguns dias :D .

 

Agora, ter peixes voadores e aquários sem tampa são duas situações opostas e não se conseguem conjugar.

O que eu fiz para evitar que alguns suicidas saissem do aquário foi colocar uma calha em L em volta do aquário, até agora tem resultado.

Relativamente ao tubarão, não precisas desfazer-te dele, ele próprio se vai entregar da tarefa bowdownbowdownomg

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu tive 2 tubarões bala grandes, e por várias vezes me vieram visitar cá fora :D A boa notícia é que são resistentes à queda...

 

Atenção que esses peixes crescem muito e o poder de impulsão tb vai aumentando ... bowdown

 

Quanto ás plantas de superfície infelizmente não resulta, eles saltam á mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para quem tem peixes que saltam nada como fazer uma pequena armação com rede mosqueteira. Tira-se em segundos e os peixes mais curiosos não fazem asneiras.

 

Belíssima ideia! Obrigada pela dica! Realmente as ideias mais simples são as melhores. :D E eu que já estava a pensar em mandar fazer umas tampas de vidro para o aqua ou mesmo mandar fazer um aqua novo! :D Pelo menos assim sempre entra alguma luz e realmente é mais fácil de se mexer no aqua. Vou tentar e depois posto resultados.

 

pedroplx Eu sei que eles crescem muito e se for preciso arranjo-lhe uma casa maior. Por agora não tem sido. :wink: Mas obrigada na mesma. De qualquer das maneiras sou capaz de por umas quantas plantas flutuantes até porque gosto do efeito.

 

João Magalhães o que queres dizer com "não precisas desfazer-te dele, ele próprio se vai entregar da tarefa."? Não percebi... :D Será que queres dizer que se não houver tampa ele "vai" sozinho? :?

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa ideia. Eu por acaso no meu coloquei 3 vidros de correr, mas foi mais por causa da evaporação. Mas rede mosquiteira por causa dos peixes, resolve de vez o problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também eu tenho o meu aqua da Aquapor tapado, gostava bastante de o poder ter destapado, mas os meus dois gatos iam gostar mais da ideia do que eu...

 

Se o destapares, tem muita atenção à evapuração da àgua, é que se nota de dia para dia... Em vez de fazeres trocas de àgua, passas a fazer reposições :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Não percebi a tampa do áqua é daquelas de plastico preto?????

É que eu tenho um áqua de 100cm que tem as tampas em vidro.......

Mas não as retiro porque para além de se evaporar a água, e de no inverno não ser aconselhável porque a água arrefece muito mais depressa, lá está os espadas adoram fazer salto em altura, e se calhar não só esses., atendendo à barulheira que os meus peixes fazem ao ir de encontro à tampa depois das luzes se apagarem.

Os vocês tbem são irrequietos????'

Isa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as reposições não evitam as TPAs, porque a amónia não se evapora, só evapora a agua deixando a amónio em maior concentração, a reposição só a vai diluir :wink:

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a rede mosquiteira acho exelente ideia, principalmente agora para o verão!

Evita que a água aqueça tanto, com a tampa fechada aquece mesmo muito... Evita que insectos caiam na água, e os peixes fora dela.. E é bem facil construir uma armação que facilite a manutenção..

A evaporação no meu caso até é bom. Começo a não gostar de ver a linha de água e em vez de só repor, faço logo uma tpa, o que implica tpas mais frequentes, o que ´´e óptimo :D :D

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tpas muito frequentes não quer dizer que seja bom, principalmente quando se trata de um aqua plantado estabilizado.

 

É preciso andar sempre a acertar os niveis de macros : não que seja um problema, apenas dá mais trabalho.

 

No verão e por causa da evaporação é indespensavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos só estou agora a começar a montar um plantado. Só tenho feito umas brincadeiras com plantas, e para os peixes não acho que seja prejudicial, pelo contrário. :D

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estava a falar de um plantado estabilizado. É diferente.

 

Se for so para o bem estar dos peixes, quanto mais limpa a agua melhor, agora para plantas importa mais é os elementos presentes do que a "pureza" da mesma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

Não percebi a tampa do áqua é daquelas de plastico preto?????

 

Sim isa é uma tampa preta de plástico preto (não sei se me estavas a perguntar a mim). É um modelo anterior a esse de tampas de vidro como o teu.

 

Eu não tenciono fazer um mega plantado nem nada do género, quero manter umas plantitas mas nada de especial.

 

Quanto à evaporação já calculava até porque eu no verão tenho a tampa do aqua sempre aberta e já tinha constatado isso. Realmente é uma maneira de eu fazer mais TPAs. :lol:

 

A única questão que me preocupa mesmo é o inverno... Mas até lá ou mando fazer umas tampas de vidro ou mando mesmo fazer um aqua novo e aproveito e aumento a litragem. :wink:

 

Agradeço a todos e ajuda e participação e continuem a postar as vossas opiniões. São todas úteis e ajudam as pessoas que querem ver o aqua destapado como eu a se decidir. :oops:

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De qualquer maneira aberto só para peixes que não gostem de fazer salto em altura..... :D

 

De qualquer das maneiras vou aproveitar a ideia do nos e vou improvisar uma pseudo tampa com rede mosquiteiro e assim já posso ter as calhas e os peixes não saltam. :wink: Pode ser que resulte... Assim que puder tiro umas fotos à tampa actual para poderem ver a que tampas me refiro. Andei a ver na net mas já nem o site da aquapor existe. :roll:

 

Obrigada a todos e continuem a opinar. É sempre importante ver as experiências dos outros. :wink:

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu colei uma calha dupla para suporte das 3 tampas de vidro que mandei cortar à medida numa vidraria. Ficou um sistema de portas de correr, como as vitrines de lojas. E ainda pensei na possibilidade de no verão querer o aqua destapado, de maneira quue deixei espaço aberto na calha para poder tirar as tampas.

Como não sei se os peixes que vou pôr vão ser do tipo saltitão, agrada-me a possibilidade de poder tirar as tampas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

Isso também é boa ideia se bem que um pouco difícil de concretizar para desajeitados, como eu :wink: , a bricolage. Para além de que teria de esvaziar o aqua para poder fazer isso (mesmo que mandasse fazer numa loja) coisa que neste momento não posso fazer. Se eu pudesse esvaziar o aqua seria tudo mais simples, mas neste momento é impossível pois não tenho sítio para por os peixes. ;) Daí as minhas dúvidas aparentemente simples.

 

Estou mesmo a ver que tenho que arranjar um aqua (nem que seja para depois ficar de reserva) para por os peixes e assim poder fazer as modificações que quero no aqua sem problemas. Por agora e como estamos no verão vou aproveitar a dica da rede mosquiteira e assim fico com tempo para planear e arranjar fundos (€€€€) para o projecto de remodelação. :D

 

Mas continuem a postar as vossas experiências que pode ser que surja mais alguma ideia milagrosa. :?

 

Obrigada pela ajuda! :D

 

Cumprimentos a todos.

(Ex-_aNa_)

 

2005111615140doubleposting8kd0.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.