Craspedacusta sowerbyi


Marc

Recommended Posts

Alguem aqui do Fórum Já teve ou Tem uma destas criaturas no seu tanque?

São medusas de água doce. Encontrei fotos no site do Oliver Knott. (http://www.pbase.com/plantella/jellyfish)Parece que são animais muito comuns.

 

Quero saber mais sobre medusas de água doce. Se alguem já teve contacto com esses bichos que fale aqui!

 

Marc06

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não consigo ver as fotos!! mas isso das anémonas de água doce interessa-me!

 

EDIT: fui ao google ver as fotos e aquilo parece mais alforrecas! Anémonas são as "coisas" que tão agarradas ás rochas e normalmente são verdes ou vermelhas! Não terás confundido os nomes???

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a traduçao de jellyfish é o nome vulgar que se dá a fase medusa dos cnidarios . Os cnidarios tem 2 fases distintas uma fase medusa ( tipo alforreca ) e uma fase polipo ( tipo anemona ) .A fase medusa é livre , enquanto que a fase polipo é sessil e esta agarrada ao substrato ( rochas , areia , corais , etc ) so que as anemonas pertecencem a Classe Anthozoa pois tem a fase medusa ausente (isto apenas acontce nesta classe ) , as alforrecas que nos vemos se nao estou em erro percentem a Classe Scyphosoa .

os cnidarios como ja perceberam sao um filo que apresentam dois tipos de formas corporais no entanto sao apenas um FILO daí a vossa confusao :wink:

espero ter ajudado

 

 

Tive agora a ver o site do knott e aquilo sao medusas portanto esta excluida a possibilidade de serem anemonas pois como ja tinha dito as anemonas nao apresentam a fase medusa . mas como todas as medusas tem uma fase polipo mas acho que foi erro de traduçao da pessoa que iniciou a "discussao"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Martita:

Erro meu, não fazia ideia que medusa e anemona eram duas fases de crescimento distintas. Crescer e Aprender. Obrigado. Já corrigi.

Zack_d_la_rocha:

Sim é confusão minha. Tirei as Fotos porque já não estão no mesmo servidor. Mas podem seguir o Link.

 

Então ninguém viu medusas assim em agua doce?

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em frances , mas interessante:

Cette méduse d’eau douce , d’environ 1cm de diamètre, dont les colonies apparaissent très sporadiquement une année par étés chauds et disparaissent pour des années, se rencontre en Europe et dans tout le monde.

Ce Cnidaire ( anc coelentéré) comprend deux stades: un stade libre et sexué la méduse et un stade fixe, le polype minuscule qui fut appelé Mycrohydra ryderi fixé sur le fond des cours d’eau, Schématiquement c’est ce polype qui par bourgeonnement produit des bourgeons médusaires, mais aussi des microfrustules capables de survivre pendant les périodes défavorables.. En effet sauf dans le bassin du Yang-Tsé-Kiang (Chine),son lieu d'origine où l'on trouve les deux sexes ensembles, d’où reproduction sexuée, les méduses d'Europe sont toujours du même sexe et issues du polype

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em frances , mas interessante:

Cette méduse d’eau douce , d’environ 1cm de diamètre, dont les colonies apparaissent très sporadiquement une année par étés chauds et disparaissent pour des années, se rencontre en Europe et dans tout le monde.

Ce Cnidaire ( anc coelentéré) comprend deux stades: un stade libre et sexué la méduse et un stade fixe, le polype minuscule qui fut appelé Mycrohydra ryderi fixé sur le fond des cours d’eau, Schématiquement c’est ce polype qui par bourgeonnement produit des bourgeons médusaires, mais aussi des microfrustules capables de survivre pendant les périodes défavorables.. En effet sauf dans le bassin du Yang-Tsé-Kiang (Chine),son lieu d'origine où l'on trouve les deux sexes ensembles, d’où reproduction sexuée, les méduses d'Europe sont toujours du même sexe et issues du polype

 

google it ....

 

TRADUÇAO

 

Esta medusa da água fresca, de aproximadamente 1cm do diâmetro, cujas as colônias muito esporàdica aparecem um ano por verões quentes e desaparecem por anos, encontra-se com em Europa e em todos. Este Cnidaire (coelentéré do anc) inclui/compreende dois estágios: um estágio livre e o sexué as medusas e um estágio fixo, o polyp minúsculo que foi chamado ryderi de Mycrohydra repararam no fundo dos rios, Schématiquement que é este polyp que budding o produto buds médusaires, mas também microfrustules capazes de sobreviver para os períodos desfavoráveis. Certamente seguro na bacia do Yangtze-Kiang (China), seu lugar de origem onde os dois jogos dos sexos são encontrados, de onde a reprodução do sexuée, as medusas de Europa é sempre o mesmo sexo e resultar do polyp

 

 

agora se ta boa nao sei mas plo menos em portugues deve tar.

 

power By google...

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito interessante: mesmo muito! :shock:

 

Vou deixar em baixo o endereço que estava no site do Knott. Eu sei que só se poupa um click, mas pareceu-me prático. :D

Tem algumas indicações de como manter estas medusas de água doce em aquário. Mas pelo que percebi, para além da dificuldade da alimentação, é recomendável ter um aquário de tipo Kreisel. Por acaso desenhei um há algum tempo, por maluquice (mas também porque as medusas me fascinam) mas nunca me passou pela cabeça que haviam de água doce e muito menos cá em Portugal!

 

http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site...a_sowerbyi.html

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago: O que é um aquário tipo Kreisel?

 

Gonçalo: São urticantes e podem matar peixes pequenos, mas não tem "espinhos" fortes o suficiente para penetrar a pela Humana.

 

Continuo fascinado com estes bichos. A razão por eles aparecerem irregularmente em alguns anos e em outros não, deve ser para não se desenvolver um perdador especializado.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Kreisel é um tipo de aquário adequado a estes animais de corpo mole e extremamente frágeis. É o que se usa para manter medusas de água salgada. Estes animais estão adaptados para vogar em alto mar, deixando-se levar pelas correntes, onde é raro encontrar obstáculos.

 

Num aquário convencional, há zonas mortas nos vértices do aquário, -onde as medusas se acumulariam- e há a ameaça de sucção pelo filtro.

 

Portanto desenharam-se os aquários de tipo Kreisel: são aquários onde a corrente é mantida de forma uniforme e circular e onde a corrente da saída do filtro "corta" na perpendicular a corrente de entrada.

 

Aqui está o meu desenho, sem equipamento:

 

 

 

tiagodovale-kreisel.jpg

 

O compartimento da esquerda é uma espécie de sump, onde a filtragem, power head, escumador, resistência, etc. estão instaladas. A água passa para a sump por uma "grelha" de pequenos orifícios no lado esquerdo do tambor. O retorno da sump para o aquário é feito pelo espaço que fica directamente por cima dessa "grelha", com a corrente do retorno virada para baixo. Desta forma uma medusa que se aproxime da "grelha" é imediatamente afastada dela.

 

Há vários designs para Kreisels, mas são todos mais ou menos assim: um tambor para garantir uma corrente circular sem zonas mortas, e a admissão para o filtro a ser protegida pela corrente gerada pelo retorno do filtro.

 

Um design deste tipo costuma ser feito em acrílico.

 

Também há quem improvise "arredondando" os cantos a um aquário comum.

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação Tiago. É muito interessante esse princípio.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo por aqui.

 

Já vi essas formas de vida lá em cima no Norte nas barragens ao pé da casa dos meus avós. Estive para trazer o ano passado algumas, e até entrei em "discussão" com um sr. duma loja de animais que me disse que não existia tal coisa.

 

Este ano vou lá, espero que haja, e se houver vou trazer umas para mim, depois posso dar umas. :roll:

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou então ficar atento a este tópico.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais