Plantar Montado


abranco

Recommended Posts

Boas!

Tenho um aqua de 150 lts, mas não está plantado :) . Gostaria de o plantar, mas queria umas dicas. É o meu 1º aquário por isso a experiência é nenhuma. :wink:

Gostaria de saber se posso colocar lá as plantas com ele montado ou teria de o desmontar para colocar substrato por baixo do areão e montá-lo de novo?

O aqua já tem peixes e está em funcionamento desde setembro de 2003.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, não precisas de desmontar nada, só precisas de saber as necessidades de cada planta, e meteres mão à obra. Já deves ter uma boa camada de fertilizante natural desde setembro até agora, as plantas vão gostar.

 

Mas convêm saber que plantas vais querer, pois há plantas mais e menos exigentes com a luz.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem quanto às plantas, não faço ideia de quais colocar, mas agradecia que me dessem umas ideias, de plantas fáceis de manter, devido à minha inexperîência :wink:

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

será que era possivel dizeres-me qual é a luz que tens no aquario facilitava-te a vida no que diz respeito a saber que plantas podes ou não ter... eu no meu aquario de 69 L com uma lampada de 15W tive musgo e feto de java.. o feto aguentou-se mas o musgo começou a morrer... desde que passei a ter 36W o musgo cresceu a passos largos o feto nem se fala e neste momento tenho echinodorus "amazonense" e rotala macrandra e ainda ludwigia repens e esta tudo com crescimento acelerado... mais do que a dificuldade em manter as plantas é mesmo a iluminação..

todas estas se mantem facil... poes as plantas e depois vais pondo fertilizante liquido de 15 em 15 dias... e já esta...

 

se tiveres um pleco.. tens de plantar 2 a 3 pés diariamente LOLOL porque o gajo arranca-tos todos do areão.

 

Nuno Espinal

 

(deviam por um login para casais :-Pp)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um aquário de 15 litros e introduzi uma planta: Lobelia cardinalis. Qaundo fiz a troca parcial de água abri um buraquinho no cascalho, introduzi 2 bolinhas de adubo da JBL, pus a planta no meio e coloquei o cascalho por cima. O único inconviniente é que a altura do cascalho é pouca: 2 cm. Na loja disseram-me quenem é preciso pôr ferro nem nada!!

Ao plantar ficou meia torta, mas ao outro dia arrebitou! Vamos ver... Eu queria pôr mais cascalho e pôr areia fina nas raízes, mas fazer muitas modificações vai pôr o aquário instável...e os peixes é que vão pagar!! :wink:

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Eu tenho 30w no aquario, agora eu não sei se é cada lâmpada ou se são as duas, porque eles não especificam no site http://www.aquapor.pt/starpor.htm o que tenho é de 1 m, magnum pro, penso que a iluminação será suficiente...

E por acaso tenho 2 plecos :shock: mas ainda são pequenos devem ter aí uns 4cm.

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aqua so tem uma calha certo? bem deve ser 30W no total, essas calhas so costumam ter 1 lampada. se a calha é de um metro tem uma lampada de 30W, independentemente disso 30W para 15L é muito pouco.. precisas de plantas que sobrevivam facilmente.. ser fizeres 30/150 dá 0,2W por litro... o minimo para que as plantas estejam bem é de 0,5W por litro... eu estou a fazer uma tampa para por 1W por litro... O feto de java realmente é a que deverá ter mais possibilidades de viver no teu aqua... em todo o caso experimenta procurares em sites de aquariofilia plantas que precisem de pouca luz... www.aquariofilia.online.pt ou www.tropica.com.. são algumas ideias.. procura ve se há alguma que gostes do aspecto e que se dê bem com a tua pouca luz..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 2 lâmpadas, presumo que sejam 60w na totalidade. Ontem coloquei uma Lobelia cardinalis, e umas outras que não sei os nomes. Vamos lá ver se elas se vão sobreviver. A Lobelia cardinalis não tinha raízes e é mt pequena´ :D aqui na minha zona é complicado arranjar plantas :shock: .

 

 

Cumps

Abranco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quanto á ilumunação convêm aumentar pelo menos mais um tubo.

No que diz respeito a fertilizantes há que ter cuidado pois mais vale adicionar umas gotas todos os dias, que toda a dose de uma vez, porque senão temos uma invasão de algas.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, desculpem fugir um pouco ao assunto, mas disseste que tens 2 plecos! Tanto quanto sei os plecos não gostam muito uns dos outros, mas como o aqua é bastante grande não sei!

 

O que é que acham?

Fiquem Bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

abranco

Dizem que a lobélia é uma planta para pricipiantes... por isso deve arrebitar!!!

Eu acho que os plecos não são mauzitos... São é de hábitos sedentários e nocturnos

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... o minimo para que as plantas estejam bem é de 0,5W por litro... eu estou a fazer uma tampa para por 1W por litro.....

 

 

Lua_Maan, Se assim é eu devo ter para o meu futuro aquário (180L) uma lâmpada com 180W? isso não é demais??? Peço desculpa, mas ainda não começei a montar o aqua, estou a tentar criar o Setup ideal e necessito de saber tudo o que vou comprar.... Estes pormenores da Luz ainda não estou dentro deles, mas sem duvida que quero ter um plantado com alguma densidade! Estou a estudar as possibilidades Substrato vs. fertilizante liquido, e agora surge-me essa dúvida da potência da luz...Eu penso que isso deve depender das plantas que plantamos mas a relação que falas de 1W/L deve ser uma média, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom é assim, o minimo de iluminação em qualquer aquario deveria ser 0,5W/L, mas isto aplica-se a peixes e a algumas plantitas mais resistentes... eu tenho neste momento esses tais 0,5W/L e as rotalas Macrandras estão a ficar murchas... essas plantas necessitam de 1W/L o ideal sera tentares arranjar iluminação para poderes ter esse 1W/L pode parecer demais mas não é... e quando começares a ter plantas vais dar por isso. quanto ao fertilizante liquido eu tenho de o usar poix quando montei o aquario n estava a planear por muitas plantas naturais.. mas o meu fascinio pelas plantas cresceu como é normal e neste momento tenho o aquario bastante plantado. não pude por substrato como é obvio.. sinceramente nem sei o que será melhor.. teras de perguntar a algum perito nisso como o taslixado ou o mrpcb entre outros...

 

depois a segunda preocupação é na escolha das lampadas e do espectro das mesmas... para plantas tens de tentar arranjar lampadas com picos nos vermelhos e azuis.. mas tambem tens de ter cuidado para que os peixes mantenham o realce e isso tem muito a ver com a iluminação. eu uso daylight e tropical lamp(plantas).... há ai topicos sobre a iluminação sugiro que dês uma espreitadela neles antes de fazeres alguma decisão.

 

se tu queres um aquario densamente plantado sim... tens de ter 180W... o que pode não ser complicado de acordo com o comprimento... eu optei pelo tubo flourescente por ser o mais barato a meu ver..

as HQI's são muito mais caras... e as compactas nem sei o preço....

 

mas não é demais... eu diria que é mesmo o ideal..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais