EHEIM aquaball


Recommended Posts

Comprei este filtro interno: http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_27481_ehen

 

A minha questão é se é suposto ficar com o tubinho de plastico totalmente dentro de agua ou fora de agua?? na foto parece ficar dentro mas no manual de instrucoes parace ficar fora..

 

Outra cena quer fique fora ou dentro n saem bolhas como se ve na foto simplesmente sai um fluxo de agua do tubo principal.

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

O tubo de plástico preto, de onde sai a água deve ficar debaixo de água. Quanto muito, ficar ao nível da água.

 

Se usares esse tubo (pedaço de mangueira) no T, vais "chupar" ar, de modo a que arejes a água do aquário. Mas para isso acontecer, a extremidade desse tubo (pedaço de mangueira) tem de estar fora de água. A esse processo, costuma chamar-se de Venturi...

 

É isto o que acontece:

 

VenturiDesign.jpg

 

Qualquer dúvida, pergunta.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Outra cena quer fique fora ou dentro n saem bolhas como se ve na foto simplesmente sai um fluxo de agua do tubo principal.

 

obrigado

 

No final do tubo tem uma valvula que poder regular, rodando para injectar um pouco de ar no sistema.

Em aquário dependência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa IMPORTANTE!

Quando fores tirar o filtro para limpar, desligas (óbviamente) todos os aparelhos que tens na água, mas não desligues o filtro. Esse filtro, quando tiras depois de desligado, retorna muita sujidade para o aquário. =/

Assim que tiveres o filtro fora de água, tenta desliga-lo logo, pois trabalhar muito fora de água pode danifica-lo.

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um filtro destes e gosto bastante dele.

Isso do Oxigenio tou a usar como difusor de CO2.

Ligo directamente a garrafa do CO2 ao filtro e com a saida da agua vao saindo as bolhas.

Bolhas que por acaso ate sao bastante pequenas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

s_e_7_e_n, acho que isso não funciona bem como difusor de CO2, porque a agitação vai fazer com que este se perca para o ar ou assim, deixa vir alguém mais entendido que ja diz isso

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

s_e_7_e_n, acho que isso não funciona bem como difusor de CO2, porque a agitação vai fazer com que este se perca para o ar ou assim, deixa vir alguém mais entendido que ja diz isso

Eu não sou entendido, mas dependendo do tamanho com que saiam as bolhas, pode ser mau ou bom...

Um sistema de venturi não invalida uma fraca agitação da água. Se colocares o filtro muito abaixo do nível de água, nem sentes nenhuma agitação da superfície.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se7en eu também faço isso mas tenho um problema. Se ligo o CO2 aponto a saída mais para baixo para as bolhas não subirem logo, mas isso faz com que haja menos movimento à superficie, menos oxigénio, e passado um dia já noto que os peixes respiram mais rápido e com mais dificuldade. Se fizer movimento de superficie as bolhas sobem logu e perdem-se... Achas que tens boas concentrações de CO2? Como é que fazes?

Eu também acho o filtro muito bom, o único inconveniente é ser grande e ocupar muito espaço no aquário...

 

Abraço

Sam LopeZ

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah desculpem só vi os 2 ultimos depois de postar...

É verdade eu experimentei e elas perdem-se muito... Mas Luís eu se coloco para baixo nota-se mesmo a respiração mais ofegante dos peixes, por isso não sei como fazer...

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

Mas Luís eu se coloco para baixo nota-se mesmo a respiração mais ofegante dos peixes, por isso não sei como fazer...

E...? Alguém disse que não?

Muito pelo contrário... lê lá bem as coisas antes de escreveres...

 

O que tu disseste, só corrobora a minha opinião:

 

Eu não sou entendido, mas dependendo do tamanho com que saiam as bolhas, pode ser mau ou bom...

Um sistema de venturi não invalida uma fraca agitação da água. Se colocares o filtro muito abaixo do nível de água, nem sentes nenhuma agitação da superfície.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok eu percebi perfeitamente, a minha questão era simplesmente tentar que alguém me desse uma sugestão de como manter o CO2 sem baixar a concentraçao de O2...

Pronto obrigado :drinking:

 

EDIT: acho que é possível manter alguma agitação de superfície, sem perder muito as bolhas de CO2..

 

EDIT2: eu não estava a discordar daquilo que diceste :roll:

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

ok eu percebi perfeitamente, a minha questão era simplesmente tentar que alguém me desse uma sugestão de como manter o CO2 sem baixar a concentraçao de O2...

As concentrações de CO2 e O2 numa água são idependentes uma da outra. Ou seja, se tiveres muito CO2, não implica teres pouco Oxigénio, e vice-versa.

 

Tens um exemplo clássico. Injectas muito CO2 num aquário, boa luz e plantas de crescimento rápido... montes de pearling (saturação de O2 na água). Mas se continuares a injectar CO2 à doida, por mais O2 que tenhas na água, o CO2 continua lá, e os peixes hão-de continuar ofegantes e muito perto da superfície devido à falta de ar (entenda-se, muito CO2 na água)...

 

Quanto ao teu problema, só te posso indicar que tentes jogar com a profundidade da ponta do tubo do filtro. Quanto mais baixo, melhor será a dissolução de CO2.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim bem sei que são independentes. Mas então segundo o que diceste, mesmo que tenham suficiente oxigénio, a determinados níveis de dioxido de carbono, os peixes também sentem dificuldade certo? É só para ter a certeza que não percebi mal.

Então o melhor seria ir jogando com a altura/agitação de superficie, até que os peixes não sentissem dificuldades, e continuasse a haver boa injecção de dioxido?

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez.

 

Mas então segundo o que diceste, mesmo que tenham suficiente oxigénio, a determinados níveis de dioxido de carbono, os peixes também sentem dificuldade certo? É só para ter a certeza que não percebi mal.

Sim... é isso mesmo.

 

Imagina: estás ao ar livre a respirar uma mistura normal de ar (x gramas de N2 + y de O2 + z de CO2)... Se entrares numa garagem, ou num parque subterrâneo, não que as concentrações mudem drasticamente, mas por teres mais CO2, e sensivelmente o mesmo O2 (e mais umas coisas, obviamente) tu começas a ressentir-te.

 

Com os peixes acontece exactamente a mesma coisa. A menos que a água esteja estagnada e cheia de porcaria (películas e gorduras) a falta de O2 nunca será a causa da morte ou mal estar dos peixes... O que é problemático é o aumento da concentração de CO2 na água...

 

Então o melhor seria ir jogando com a altura/agitação de superficie, até que os peixes não sentissem dificuldades, e continuasse a haver boa injecção de dioxido?

Sim... como eu costumo dizer, as plantas são o indicador do lmite mínimo de CO2 na água e os peixes o indicador máximo.

Se vires que as plantas se ressentem pela falta de CO2, deves injectar mais. Se vires que os peixes andama muito ofegantes e perto da superfície da água, é porque estás a injectar a mais...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho a versão 2210, com a saida da agua toda para baixo (o maximo que da).

Tive agora a ver, e da ponta da saida da agua até a superficie da agua são +- 5cm.

Tenho o aquario a ciclar, por isso ainda n tenho muitos peixes.

2 Zebras e 2 Neons

 

E ambos andam pouco ao junto a superficie.

Normalmente quando os vejo, andam ou junto ao areao ou a meio do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.