sistema de iluminação suficiente para plantas?


Recommended Posts

boas... é um aquario de 56 litros... todo já pronto mas não sei se esta lampada é suficiente para as plantas...

 

 

Aquapor Compac Mod. Ins - 095a

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo

Não consegui encontrar referencia a esse modelo na net. Quantos watts tem a lampada?

Isso acaba por ser o mais importante. Para um aquário bem plantado usa-se a regra de, no minimo, 1w/L, o que no teu caso significaria que necessitavas de pelo menos 50w

 

Espero ter ajudado :?:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um aquário bem plantado usa-se a regra de, no minimo, 1w/L, o que no teu caso significaria que necessitavas de pelo menos 50w

 

 

A propósito da medida "standardizada" de watts/litro, vi um artigo de um aquarófilo brasileiro acerca do fluxo luminoso das lâmpadas, e como ele media era lumens/litro. Ele fez uma tabela que mostrava que uma lâmpada florescente compacta, produzia um fluxo luminoso menor que uma tubular. =)

Seria se calhar melhor ter atençao au fluxo luminoso da lâmpada e não à potência consumida. Claro que nem sempre é fácil saber o fluxo luminoso de uma dada lâmpada, principalmente se não vier inscrito na caixa da mesma e não fôr uma marca conhecida.

 

Além disso Ricardo, há que ter atenção se a lâmpada que utilizas é incandescente, flurescente, etc.. Uma fluorescente, traduz-se normalmente em "mais luz" do que uma lâmpada normal, para a mesma potência. E NÃO te esqueças de verificar qual a potência máxima que o reflector da luz suporta caso estejas a pensar troca-la, e adquirir um novo se o que tens não der para a lâmpada que querias. (Em alguns reflectores da Aquapor vejo umas etiquetas a dizer por exemplo "15 W MAX").

 

Se só pensas ter umas plantinhas para alegrar o aquário, não precisas muito de te preocupar em trocar a luz (a não ser que seja uma incandescente normal, como em muitos kits pequenos da Aquapor), pois elas não precisam.

Se quiseres observar um crescimento vigoroso, manter especies mais dificeis e/ou ter um aquário muito plantado, então provavelmente precisarás de outra lâmpada, ou mesmo pensar na hipótese de pôr 2.

Mas apenas deves colocar muita luz se tiveres preparado para lidar com a manutenção de um aquário plantado e fertilizar as plantas. Pois se não o fizeres, ou se o aquário tiver poucas plantas para muita luz, essa luz poderá começar a ser consumida pelas algas.

*Por isso acho que deves ler um pouco e pesquisar num ou outro site antes de te decidires o que quer que seja.

 

 

xlifes, peço desculpa (e ao autor também) mas não me lembro sequer da página onde vi o artigo, nem do seu autor.

Mas assim que souber, comunico...

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem hoje estive a ver e tem uma etiqueta que diz... 230v ~ 50 hz e por debaixo mostra 15w

 

é uma lampada flourescente... bom eu queria mesmo inserir era um tronco com musgo de java... ou então lemna... mas esta ultima será a flutuar é claro..

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

O musgo de java não necessita de muita luz. Há até quem diga que se dá mal com muita luz.

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... eu vou esperimentar se vir que está a necessitar mudo se vir que se dá bem... deixo continuar... queria fazer do musgo esconderijo para platys ... vou hoje comprar um tronco... e inserir o musgo..

http://s8.bitefight.com.pt/c.php?uid=30563 Ao clicar, está a ajudar.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ja encontrei o artigo, não estava assim tão longe =)

 

O artigo é de Marco Cipolla e está precisamente no Aquariofilia Online:

http://www.aquariofilia.online.pt/default....go&id_artigo=13

 

Abraço

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o texto é bastante fraco, e muito superficial. basta reparar que nem aparece nenhuma referencia á relação dos lumens com o espectro da lampada.

 

ou, afirmações destas...

 

O primeiro deles é a temperatura de cor. Devemos escolher aquelas lâmpadas que tenham a temperatura de cor o mais próximo possível da luz solar (5800 K), com um Índice de Reprodução de Cor (IRC) em torno de 100, pois assim não estaremos introduzindo cores que não existem no nosso aquário.

 

isto é uma afirmação tipica de senso comum, que é totalmente errada.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Just_me, mas acho que dá para ter uma ideia de que não nos podemos basear apenas na relação w/L...

De facto o artigo está pouco desenvolvido, maseu não sou "técnico de luz" e serviu-me para deixar de prestar tanta atenção aos watts.

Se souberes de alguma referência ou artigo que possa ajudar nisso ficaria agradecido.

 

Abraço

Sam

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.