Smaug Publicado Abril 27, 2006 Publicado Abril 27, 2006 Olá a todos, tenho tido azar nos peixes que compro, por diversas vezes comprei peixes que adoeceram assim que foram introduzidos no aquário, julgo que é por causa do transporte, vivo na provincia e os peixes passam cerca de hora e meia no saco antes de chegarem ao aquário, tenho tido o cuidado de os ambientar aos poucos à água: normalmente 20 minutos sem mexer no saco e mais 40 a adicionar lá àgua do aquário aos poucos. No entanto continuo a ter problemas com peixes recem-chegados, e tenho quase a certeza que já comprei um ou dois doentes sem ter dado conta. Estou a pensar por isso em montar um pequeno aquário de quarentena para os ter uma ou duas semanas longe dos outros até me certificar de que estão saudáveis. Quem é que daqui usa este sistema? Citar "Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!" Sim é verdade, eu leio a mente via internet: http://odeiooze.blogspot.com
Luis Dias Publicado: Abril 27, 2006 Publicado: Abril 27, 2006 Contra todas as regras, contra todo o bom senso, sem sentido de responsabilidade, sem respeito pelos animais que já lá tenho… sou obrigado a responder, não. Luis.Dias Citar
ric-santos Publicado: Abril 27, 2006 Publicado: Abril 27, 2006 ..... julgo que é por causa do transporte, vivo na provincia e os peixes passam cerca de hora e meia no saco antes de chegarem ao aquário, tenho tido o cuidado de os ambientar aos poucos à água: normalmente 20 minutos sem mexer no saco e mais 40 a adicionar lá àgua do aquário aos poucos. No entanto continuo a ter problemas .... Já pensas-te de o problema estar durante a viagem, para esse tempo todo aconselhava um saco plástico com muito ar, o mais termicamente isolado, principalmente de inverno e se calhar o mais dificil evitar agitações violentas. Pois os peixes ficam sempre stressados desde a captura na loja, principalmente se a captura foi dificil e demorada. Pelo menos eu tenho atenção a isso mesmo em percurssos bem mis pequenos, 30 min - 1h máx. Agora o problema pode não estar aí, já experimentas-te comprar noutra loja? Cumps.. Ricardo Citar Cumprimentos Ricardo
nfdc Publicado: Abril 27, 2006 Publicado: Abril 27, 2006 Faço minhas as palavras do Luis Dias, infelizmente... Citar Nuno Costa
ric-santos Publicado: Abril 27, 2006 Publicado: Abril 27, 2006 Acerca de aquarios de quarentena.... Contra todas as regras, contra todo o bom senso, sem sentido de responsabilidade, sem respeito pelos animais que já lá tenho… sou obrigado a responder, não. Luis.Dias Infelismente vejo-me obrigado a subscrever.... Citar Cumprimentos Ricardo
Joaoavo Publicado: Abril 27, 2006 Publicado: Abril 27, 2006 Também não uso e há uns tempos arrependi-me bastante disso. Tava a montar um amazónico e comprei uns cardinais (que não altura andavam meio fora do circuito) mal os vi à venda. Vinham doentes, morreram e com eles foi a maior parte da minha fauna (escalares, corys, outros tetras)... Desde essa altura que tento sempre comprar peixes a particulares, mas mesmo quando não o faço não uso nenhum aquario de quarentena mas se a dúvida é se vale ou não a pena, a resposta é claramente SIM Citar João AvóO meu blog - Naturescaping
krushandkill Publicado: Abril 28, 2006 Publicado: Abril 28, 2006 Bem, eu começei a montar um para viveiro de plantas. Depois comprei 1 ancistru e pus em quarentena e para ciclar o aqua. Passado 2 semanas, comprei 5 Otocinclus que ficaram em quarentena, na 2ª semana um morreu sem razão aparente. Neste momento, ainda lá estão, junto com alevins de Molly. Como não tenho comprado peixes, não é grave. Assim que o meu aqua grande estiver pronto, vou comprar peixes novos e aí, volta a servir apenas para quarentena e viveiro de plantas. Alevins que apareçam, vão para lá. Como apanha luz directa do sol, tem bastantes algas em suspensão. Os otocinclus e as Mollys estão no paraíso! Como não gosto de ver peixes doentes, mantenho uma quarentena pronta e um aqua pequeno como hospital. Citar Cumprimentos,Sérgio CaladoO meu FEEDBACKLinks De Ajuda Para Tópicos Interessantes. Prós novatos, prós velhotes, pró menino e prá meninaO meu aqua grandeO meu Nano-Reef
João Paulo Viegas Publicado: Abril 28, 2006 Publicado: Abril 28, 2006 Olá pessoal. Eu tenho um aqua quarentena. É um aqua comprado em kit, daqueles que se podem encontar à venda nas grandes superfícies. É pequeno mas chega perfeitamente para acomodar peixes recém adquiridos ou então serve de hospital numa emergência. Se repararem o preço que se gasta na aquisição de um conjunto destes justifica-se plenamente, pois o risco de transmitirmos possíveis doenças ao aqua principal diminui. Tenho falado com pessoal que diz: “ Um aquário de quarentena ? Dá muiito trabalho e espaço ? Onde coloco ?” Por vezes a questão também pode passar por aí, ou seja não é os 15 ou 20 euros que se gasta na aquisição do aqua, mas sim o trabalho que dá ou o espaço que o mesmo ocupa. Eu por exemplo não compro peixes por impulso ( aprendi ) e antes sequer de comprar peixes, ando uns dias a espreitá-los na loja – Cuidado n.º 1 e principal. E durante este período tenho já o aqua preparado e montado junto do aqua principal. Compro os peixes e coloco os mesmos em quarentena por cerca de 1 semana. É claro que todo este processo é moroso e por vezes não existe a garantia de que tudo irá correr bem. Mas... faço porque me dá algumas garantias. Existem pessoas que durante anos compram peixes sem ter estes procedimentos e sem nunca sofrerem uma morte, acho que é uma questão de sorte. Mas pensem no seguinte: a aquisição de um peixe é mais barata do que um cão ou gato, etc. e a ideia de: “morre compra-se outro” ainda está implementada na cabeça de muita gente, anónima ou responsável por lojas da especialidade. Mas isso é outra história. Desculpem o texto longo, mas se puderem, considerem a compra de um aqua de quarentena. Vale a pena, pelo menos pelos habitantes que já temos no aqua. Esses merecem. Fiquem bem. PS: quase que me esquecia: Smaug – o transporte dos peixes entre a sua aquisição e colocação no teu aqua como é que é feito ? Se demoras esse tempo deves considerar o seguinte: o oxigénio vai-se num instante, bem como a temperatura. Sabes aquelas geleiras pequeninas da camping gaz ( perdoe-me a publicidade ) que levamos para o campo ou praia, para uma “bojeca e uma sande” ? Podes sempre utilizar isso. Se os animais se forem transportados às escuras, poderá diminuir o stress da viagem. Se já tens cuidado com isso verifica então se a loja “cuida” mesmo dos peixes. Cumprimentos. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Sam LopeZ Publicado: Maio 2, 2006 Publicado: Maio 2, 2006 Eu também mantenho um pequenino de 20 litros para quarentena. Pedi a um amigo que trabalha numa vidraceira para cortar uns restos de vidro a medida que lhe pedi. E assim foi fácil montar um pequenino aqua de quarentena. Claro que a montagem do aquário não foi feita com muita precisão, nem os vidros muito bem cortados, nem tive em conta a espessura do mesmo. Mas, para um aqua tão pequeno acho que é relativamente seguro. Nota: O aquário é de facto muito pequeno e torna-se impraticável se adquirir ao mesmo tempo, mais que 2 peixes com mais de ~3 cm, por causa da consequente acomulação de nitratos ser muito elevado para os já debilitados peixes. Mantenho apenas um Filtro de fundo, com algum cascalho disposto apenas sobre a placa que não ocupa toda a área do fundo. Isto põe de parte os problemas de um FBF pois é bastante fácil a limpeza do aquario. Basta levantar um pouco a placa (mantendo o "pouquito" de cascalho em cima) e aspirar com o sifão. Os detritos acumulam-se por baixo da placa, e como não tem mais nenhum substrato, são facilmente visíveis. Também uso uma pedrinha difusora para arejar. O ideal seria ter plantas para reduzir o stress dos peixes, mas é complicado num aquario com estas dimensões, além de que facilmente ele é transformado em aquário hospital, e os medicamentos não são assim tão inofensivos ás plantas. Abraço Sam Lopez Citar ..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."
Recommended Posts