Aquários para quarentena?


Usam um aquário de Quarentena para os peixes recém chegados?  

38 votos

  1. 1.

    • Sim
      8
    • Não
      30


Recommended Posts

Olá a todos, tenho tido azar nos peixes que compro, por diversas vezes comprei peixes que adoeceram assim que foram introduzidos no aquário, julgo que é por causa do transporte, vivo na provincia e os peixes passam cerca de hora e meia no saco antes de chegarem ao aquário, tenho tido o cuidado de os ambientar aos poucos à água: normalmente 20 minutos sem mexer no saco e mais 40 a adicionar lá àgua do aquário aos poucos. No entanto continuo a ter problemas com peixes recem-chegados, e tenho quase a certeza que já comprei um ou dois doentes sem ter dado conta. Estou a pensar por isso em montar um pequeno aquário de quarentena para os ter uma ou duas semanas longe dos outros até me certificar de que estão saudáveis.

 

Quem é que daqui usa este sistema?

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

..... julgo que é por causa do transporte, vivo na provincia e os peixes passam cerca de hora e meia no saco antes de chegarem ao aquário, tenho tido o cuidado de os ambientar aos poucos à água: normalmente 20 minutos sem mexer no saco e mais 40 a adicionar lá àgua do aquário aos poucos. No entanto continuo a ter problemas ....

 

 

Já pensas-te de o problema estar durante a viagem, para esse tempo todo aconselhava um saco plástico com muito ar, o mais termicamente isolado, principalmente de inverno e se calhar o mais dificil evitar agitações violentas.

 

Pois os peixes ficam sempre stressados desde a captura na loja, principalmente se a captura foi dificil e demorada.

 

Pelo menos eu tenho atenção a isso mesmo em percurssos bem mis pequenos, 30 min - 1h máx.

 

Agora o problema pode não estar aí, já experimentas-te comprar noutra loja?

 

Cumps..

Ricardo

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acerca de aquarios de quarentena.... :shock:

 

Contra todas as regras, contra todo o bom senso, sem sentido de responsabilidade, sem respeito pelos animais que já lá tenho… sou obrigado a responder, não.  

 

Luis.Dias

 

Infelismente vejo-me obrigado a subscrever.... :lol:

Cumprimentos

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também não uso e há uns tempos arrependi-me bastante disso. Tava a montar um amazónico e comprei uns cardinais (que não altura andavam meio fora do circuito) mal os vi à venda. Vinham doentes, morreram e com eles foi a maior parte da minha fauna (escalares, corys, outros tetras)...

Desde essa altura que tento sempre comprar peixes a particulares, mas mesmo quando não o faço não uso nenhum aquario de quarentena :wink:

 

mas se a dúvida é se vale ou não a pena, a resposta é claramente SIM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu começei a montar um para viveiro de plantas. Depois comprei 1 ancistru e pus em quarentena e para ciclar o aqua. Passado 2 semanas, comprei 5 Otocinclus que ficaram em quarentena, na 2ª semana um morreu sem razão aparente. Neste momento, ainda lá estão, junto com alevins de Molly. Como não tenho comprado peixes, não é grave. Assim que o meu aqua grande estiver pronto, vou comprar peixes novos e aí, volta a servir apenas para quarentena e viveiro de plantas. Alevins que apareçam, vão para lá.

Como apanha luz directa do sol, tem bastantes algas em suspensão. Os otocinclus e as Mollys estão no paraíso! :oops:

Como não gosto de ver peixes doentes, mantenho uma quarentena pronta e um aqua pequeno como hospital.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal.

Eu tenho um aqua quarentena.

É um aqua comprado em kit, daqueles que se podem encontar à venda nas grandes superfícies. É pequeno mas chega perfeitamente para acomodar peixes recém adquiridos ou então serve de hospital numa emergência.

Se repararem o preço que se gasta na aquisição de um conjunto destes justifica-se plenamente, pois o risco de transmitirmos possíveis doenças ao aqua principal diminui.

Tenho falado com pessoal que diz: “ Um aquário de quarentena ? Dá muiito trabalho e espaço ? Onde coloco ?”

Por vezes a questão também pode passar por aí, ou seja não é os 15 ou 20 euros que se gasta na aquisição do aqua, mas sim o trabalho que dá ou o espaço que o mesmo ocupa.

Eu por exemplo não compro peixes por impulso ( aprendi ) e antes sequer de comprar peixes, ando uns dias a espreitá-los na loja – Cuidado n.º 1 e principal.

E durante este período tenho já o aqua preparado e montado junto do aqua principal. Compro os peixes e coloco os mesmos em quarentena por cerca de 1 semana. É claro que todo este processo é moroso e por vezes não existe a garantia de que tudo irá correr bem. Mas... faço porque me dá algumas garantias.

Existem pessoas que durante anos compram peixes sem ter estes procedimentos e sem nunca sofrerem uma morte, acho que é uma questão de sorte.

Mas pensem no seguinte:

a aquisição de um peixe é mais barata do que um cão ou gato, etc. e a ideia de: “morre compra-se outro” ainda está implementada na cabeça de muita gente, anónima ou responsável por lojas da especialidade.

Mas isso é outra história.

Desculpem o texto longo, mas se puderem, considerem a compra de um aqua de quarentena.

Vale a pena, pelo menos pelos habitantes que já temos no aqua. Esses merecem.

Fiquem bem.

 

PS: quase que me esquecia: Smaug – o transporte dos peixes entre a sua aquisição e colocação no teu aqua como é que é feito ?

Se demoras esse tempo deves considerar o seguinte: o oxigénio vai-se num instante, bem como a temperatura. Sabes aquelas geleiras pequeninas da camping gaz ( perdoe-me a publicidade ) que levamos para o campo ou praia, para uma “bojeca e uma sande” ? Podes sempre utilizar isso. Se os animais se forem transportados às escuras, poderá diminuir o stress da viagem.

Se já tens cuidado com isso verifica então se a loja “cuida” mesmo dos peixes.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também mantenho um pequenino de 20 litros para quarentena.

Pedi a um amigo que trabalha numa vidraceira para cortar uns restos de vidro a medida que lhe pedi. E assim foi fácil montar um pequenino aqua de quarentena.

Claro que a montagem do aquário não foi feita com muita precisão, nem os vidros muito bem cortados, nem tive em conta a espessura do mesmo.

Mas, para um aqua tão pequeno acho que é relativamente seguro.

 

Nota: O aquário é de facto muito pequeno e torna-se impraticável se adquirir ao mesmo tempo, mais que 2 peixes com mais de ~3 cm, por causa da consequente acomulação de nitratos ser muito elevado para os já debilitados peixes.

 

Mantenho apenas um Filtro de fundo, com algum cascalho disposto apenas sobre a placa que não ocupa toda a área do fundo.

Isto põe de parte os problemas de um FBF pois é bastante fácil a limpeza do aquario. Basta levantar um pouco a placa (mantendo o "pouquito" de cascalho em cima) e aspirar com o sifão. Os detritos acumulam-se por baixo da placa, e como não tem mais nenhum substrato, são facilmente visíveis.

Também uso uma pedrinha difusora para arejar.

 

 

O ideal seria ter plantas para reduzir o stress dos peixes, mas é complicado num aquario com estas dimensões, além de que facilmente ele é transformado em aquário hospital, e os medicamentos não são assim tão inofensivos ás plantas.

 

Abraço

Sam Lopez

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.