Recommended Posts

Publicado

Não sei se é este o tópico, mas aos entendidos......

é macho???é femea?????

Pic_5121_9.jpg

Pic_5121_10.jpg

Como é muito fugidio só lhe consegui tirar estas fotos, as outras mal se vêm, econde4-se sempre atras das folhas.

Será que alguem consegue ver????

O /A tá só e queria dar-lhe uma companhia.

Isa

Publicado:

Boas

Eu diria que é um macho de colisa chuna, (apesar de parecer uma fêmea), pois dificilmente uma fêmea, que geralmente tem a risca a meio do corpo bem acentuada, e nos machos ela desaparece por completo quando não estão stressados, custa-me a crer que alguma fêmea tenha a cor azul na barbatana ventral e o tom amarelo, na barbatana dorsal, por isso eu acho que seja um macho.

Quando fores comprar a tal fêmea para esse, escolhe uma cor de pérola, com a risca horizontal castanha bem marca e com o ventre mais roliço, para não correres o risco de comprares outro macho, pois eles quando stressados (nos aquas das lojas estão sempre) ficam com uma coloração branca e com a risca horizontal visível, mas menos marcada que nas fêmeas.

Só mais um a parte, as colisas são anabantideos, para a proxima mete o topico na secção deles.

Beijos até, breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

É discutivel, mas uma foto focada, neste caso, tiraria as dúvidas, penso eu de que... :lol:

Não vejo o azul da barbatana ventral, e nos machos essa mancha estende pela barriga até à boca.

Também se conseguem distinguir pela barbatana dorsal, mas neste caso a foto não ajuda mesmo nada...

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Publicado:

Boas

Desculpa lá, mas pelo que estás a dizer só conheces o peixe por fotos…Os machos quando assustados ficam como já descrevi acima, eles só ficam com a coloração completa, como aparecem nos livros, em aquas bem plantados e onde eles se sintam a vontade.

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

aquaben, não ando a perseguir-te, como disse no post anterior, é discutivel, não conheço os peixes só por fotos, nem tão pouco disse que o que descreveste estava errado :shock:

Estás desculpado :shock:

:lol:

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Publicado:

Oi Pessoal

Não vale a pena aborrecerem-se.......

Eu posso tentar tirar mais fotos mas o bichinho não gosta de ser fotografado, porque quando me ve de máquina na mão (até parece) foge logo a esconder-se.

Ele tem ou tinha uma risca escura junto à barbatana da barriga.

E se eu comprar um casal????Este/a fica abandonado????ou integra-se no grupo?????

Obrigada pessoal.

Isa

Publicado:

Oi

De facto o colisa tem a barbatana ventral azul, vi agora ao almoço.

Quer dizer que é 1 macho, no entanto vou tentar tirar mais umas fotos.

Xau e Obrigada.

Cumps.

isa

Publicado:

Boas

Isa isto é só uma pequena divergência, nada de grave e penso que até é salutar um discussão deste género de vez enquando, para animar.

Se queres comprar mais, não estou a ver problema, antes pelo contrário, eles em grupo sentem-se mais a vontade e um pouco de competição entre machos faz com que consigas ver a coloração completa deles, que é magnífica.

Eu quando fazia criação deles costumava por o grupo todo junto (2 machos 3 fêmeas) num aqua bem plantado, esperava que a desova se fizesse e só então tirava os peixes deixando só o macho, com o ninho, no aqua, mas não há necessidade de separar as fêmeas elas não atacam os ovos nem os alevins.

Infelizmente devido a ausência de cor nos aquas das lojas (nas variedades naturais) deixei de ver esses colisas à venda por estas bandas, bem não são só os chunas naturais que desapareceram do mercado, as outras espécies de colisas praticamente já só se vê “apuramentos”, à venda, o que é de veras triste…

Fiquem bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

OI

Obrigada a vocês, e aqui fica mais uma foto, ainda que mal tirada, o bichinho é mesmo fugidio, sempre que lhe aponto a máquina, zás, esconde-se mesmo atras das folhas.....

Pic_5121_32.jpg

Ora vê.

Mas se encontrar mais destes ,então vou comprar, porque de facto vêm-se pouco por aí, são mais os azuis que se encontra, estes só os encontrei num sitio e nunca tinha visto desta cor, neste caso desta espécie.

Se calhar já não vou ter a sorte de encontrar mais.

Logo vejo.

Obrigada.

Cumps.

Isa

Publicado:

Boas

esta foto ainda está pior, é preciso puchar pela imaginação para ver o azul na barbatana ventral :wink:

se encontrares compra uns 3 ou 4, assim tens mais hipotese de fazer um casal e se fizeres 2 casais melhor...

Beijos e boa sorte

José Bentes

APC"134"; APK "214"