Sistema de CO2 Carbo Plus


Recommended Posts

Boas

Acabei de adquirir um sistema de Co2 que para mim é uma novidade (pelo menos para mim) produz Co2 por electrolize atravez de uma placa de carvão (nao sei se é assim que se diz) .

Agradecia a alguem que já tenha esperimentado este sistema que diga alguma coisa sobre ele , se da resultado ,compensa etc.

Já o montei e que realmente aquilo produz microbolhas como eu nunca vi é bem verdade e está a trabalhar a menos de metade do rendimento maximo a que pode ser regulado.

Tem a vantagem de estar ligado ao relogio e quando desliga a produçao de co2 para completamente (penso eu).

Agradecia alguns comentarios .

 

Ps: Se for necessario coloco fotos deste sistema para verem.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Creio que esse sistema de injecção de CO2, na minha opinião, se encontra entre o CO2 de botija (melhor) e o Químico (menos bom).

 

Há que ter uma coisa em atenção. Para se dar a reacção redox, tem de ser consumido Oxigénio da água. Qualquer coisa deste género:

 

C(s) + O2 -> CO2

 

Por um lado pode ser bom, porque se o carbono tiver uma estrutura com grande porosidade, as moléculas de CO2, podem-se formar localmente, sendo que as bolhas são de dimensões minúsculas, o que trás uma mais valia, face aos difusores de CO2...

 

Por outro, ocupa algum espaço no aquário. Tudo bem que para fotos se pode retirar, mas creio que ocupa mais espaço que um vulgar difusor em cerâmica/vidro.

 

Acho que de resto é tudo.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ivanpantz

Realmente ocupa mais espaço sem duvida , mas se realmente os resultados forem positivos e já que os preços de co2 em botija ainda sao altissimos axo que será uma opçao bastante valida (penso eu) so o montei á serca de 1 hora por isso ainda nao posso adiantar nada alem de que produz muitas mesmo muitas microbolhas agora so o tempo o dirá.

por enquanto esta a trabalhar num aqua de 100 L mas vai para um de 200 brevemente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Realmente ocupa mais espaço sem duvida , mas se realmente os resultados forem positivos e já que os preços de co2 em botija ainda sao altissimos

A curto prazo, os preços ainda são um pouco altos, é verdade. Mas creio que a longo prazo, o CO2 de botija compensa muito mais que os sistemas CarboPlus.

É questão de se fazer contas, e ver para as mesmas quantidades de CO2 produzido qual dos sistemas sai mais barato (as recargas). Salvo erro, uma recarga para esse sistema anda à volta dos 25 euros, certo?

Para botijas de CO2, creio que arranjas preços da ordem de €10/kilo de CO2 (ou menos até).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas de novo

realmente a nivel de recargas ainda nao sei bem mas depois tambem depende do tempo de duraçao o qual tambem ainda nao tenho muita informaçao ha quem fale em perto de 1 ano a duraçao de cada recarga mas isso vai depender da regulaçao de intensidade que o nosso aqua precisar para ter co2 suficiente logo estará dependente da litragem do aqua ja que acredito que durará mais num aqua de 100 L do que num aqua de 200 L como é logico mas isso acho que acontece com qualquer sistema de co2 .

Agora o que me resta é esperar por mais informaçao e observar o comportamento do sistema no meu aqua :roll:

É bom partilhar informaçao OBRIGADO :lol:

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ha uns anos comprei o carbo+. demasiado caro na altura e penso que hoje tb ainda o será. não me convenceu. talvez pelo facto do aqua ter 450l e o sistema ficar curto para essa capacidade.

não me convenceu porque não vi resultados practicos. falo da minha experiencia pessoal, entenda-se.

por quase o mesmo preço ( disse quase ) comprei um sistema de botija e toda a panoplia. / mano-reductor, valvula de agulha, anti-retorno e reactor ) posteriormente comprei uma electro-valvula... ai a parada subiu.

tendo a botija 2 kg , as recargas acabam por ficarem mais baratas que a placa de electrolise que terás de comprar posteriormente.

Não digo que fizeste má opção, digo é que poderias ter optado pelo sistema de c02 gaz que terias ficado melhor. minha humilde opinião.

 

P.S- ha quem tenha "inventado" um sistema identico usando barras de soldadura, isso por alto, e pelo que sei muita gente usa satisfactoriamente...

 

P.S(1)- caso se te avariar o regulatdor, posso e vender o meu a um preço modico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas kromoAqua

Eu por acaso comprei o meu já usado por 50 euros ,penso que o preço dele novo andará perto dos 300€ mas é este que eu tenho porque já se compra de outras marcas japonesas axo eu por preços bem mais acessiveis pelo menos vi um nao me lembro da marca que dava para aquas acima de 200 litros por 100 euros se nao me engano é como eu digo por enquanto pouco ou nada posso dizer sobre este sistema por isso é bom ouvir opinioes de quem ja sabe alguma coisa sobre ele.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei ao certo quanto dei por ele, já lá vão uns anos...

mas por 50 euros, acho que merece a pena experimentar, quem sabe se o que falhou comigo resulta contigo. ( é o meu desejo ).

quanto aos 300 euros... hummmmmmmmmm.. por esse preço garanto que prefiro o gaz, apesar do inestético que possa resultar perante o carboplus. :evil:

sorte com ele, e já que iniciaste o assunto, seria optimo que desses noticias de vez em quando. :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está prometido que irei dar noticias ,por enquanto estou a preparar tudo para montar o meu novo aqua de 206 Lit que vai substituir o de 100 Lit.

Quando começar a montajem vou tentar fazer um post com actualizaçoes . Claro para contar com a ajuda do pessoal e tambem para irmos vendo se o carbo plus está a fazer o trabalhinho que lhe compete (esperemos que sim já que para um sistema de botija isto está curto de €€€€ lollll)

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AS bolhas que vês a sair do sistema, não são dióxido de carbono...são hidrogénio. O CO2 é totalmente dissolvido na agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

AS bolhas que vês a sair do sistema, não são dióxido de carbono...são hidrogénio. O CO2 é totalmente dissolvido na agua.

Então dá-se electrólise da água...

 

É da maneira que ainda se podem reduzir mais coisas... :evil:

Pensava que funcionava practicamente com o O2... mas de facto, não faz muito sentido, pois o O2 nem deve existr em grande concentração na água (face ao CO2 que possa ser produzido).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não porque a redução dá-se logo, já que a grafite é um dos electrodos. Penso que a possibilidade de se reduzirem mais coisas é diminuta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agora é que fiquei com os olhos trocados lolllll isso de que estao a falar sobre reduçao de coisas , estao a falar precisamente do quê , isso é prejudicial ?????

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os vidros tendem a reduzir banana rock a encolher :D começas com um aquário de um metro e 2 meses depois já só tem 95 :D

 

estamos a falar da redução de coisas que existam na água, é um termo quimico.

 

entretanto posso-te dizer que estou a testar 1 faz quase um mês e os resultados em termos de CO2 são bons, mas acho que aquilo me está a lançar pó de grafite para o aquário.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu uso esse sistema à alguns anos e se bem que não estou insatisfeito, tambem não te posso dizer que estou muito satisfeito. Passo a explicar:

 

Maiores virtudes encontradas:

- Prático (não precisas de selunoides, valvulas, difusores, etc...)

- Simpliciade. é só trocar a placa e a chapinha metalica que encaixa num dos polos.

- Durabilidade. É esquisito, mas a placa pode durar mais tempo do que as peças que compoem o aparelho. A mim num aqua de 300l uma placa durava cerca de 1 ano. (depende do Kh)

 

Maiores defeitos:

- As peças que vão desde a banana que encaixa no carbo+ até às borrachas e peça metalica envolvente, passando pelo cabo... enfim, tudo o que é da banana para dentro de agua corroi rapidamente.(menos de 2 anos)

- É dificil encontrar peças de substituição em Portugal. E quando há, são a um preço absurdo.

- Estetica. O formato e espaço que ocupa dentro do aquario, não ajudam a decoração.

 

Outras notas:

- Não confies muito no regulador, é mais seguro um kit de pH e monitorizares a saida de bolhas.

- Não compres em portugal. Há sites alemaes que vendem os acessorios muito baratos. (já comprei 7€ a placa, 12€ a placa + peça metalica com fio e tudo o resto...)Enfim, faz uma pesquisa no google e arranja um tradutor de alemão.

- Pela minha experiencia, até 350 ou 400l o carbo+ dá conta do recado. (para mim tem incorporado o melhor difusor que existe) Para cima dessas litragens, sem duvida que a botija é melhor.(Podes espalhar a difusão por diversas partes do aquario.)

 

Luis.Dias

 

PS - A mim nunca reparei ter-me lançado pó de grafite para o aquario. Fica é uma capa de, suponho ser, grafite a cobrir a chapa metalica que se não é retirada, influi um bocado na performance do sistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Just_me

Só posso dizer llllloooooolllllll banana rock

Eu percebi que sao coisas quimicas da agua o que estava a perguntar era que coisas quimicas eram essas que podiam reduzir .

Mas gostei dessa dos vidros encolherem lollll ainda bem que o humor está presente é sempre bom.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luis Dias

Obrigado pela partilha da tua esperiencia com o Carbo Plus e tambem pelas dicas.

Como o aqua onde o vou utilizar tem 206 Litros entao estou esperançado que dê mesmo conta do recado principalmente depois de ler o que escreveste.

Mais uma vez obrigado

 

Ps: Tens fotos do aqua onde utilizas o Carbo+ ??

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ps: Tens fotos do aqua onde utilizas o Carbo+ ??

Oi,

 

Desculpa lá mas o fotografo não é grande coisa... e a iluminação é meio manhosa, foi o meu 1º DIY. Mas cá vai.

 

Carbo+ escondido atras do que te parecer uma valisneria...

Pic_8369_1.jpg

 

Por acção do 'jacto' de saida do filtro, a planta que supostamente apanharia mais CO2...

Pic_8369_2.jpg

 

Na realidade esconder o Carbo+ nem é assim muito dificil... é só podar menos...eheh

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu comprei tb uma "coisa" dessas à uns tempos, mas tb não me convenceu ...

 

- Nunca vi as plantas a fazer peerling com o Carbo Plus, penso que deveriam certo ?

- Pode ter sido coincidencia, mas tive bastantes mortes de peixes. de qq forma acabei por retirar o carbo-plus e mais tarde comprei sistema de gaz.

 

Se alguém estiver interessado posso vender tb o meu aperelho a um preço de "amigo".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Enfim fiz asneira e porque? vou esplicar:

Como o meu indicador de Co2 nao acusa Co2 suficiente no aqua (esta azul desde que introduzi o Carbo+) eu tinha o carbo+ a meia carga (5 traços) entao para testar decidi por no maximo(10 traços) fui controlando atravez do indicador de Co2 e nada continuava azul , distraime por um bocado bom e quando fui ver tinha um peixe morto (um limpa vidros que parece uma lapa com um rabinho que nao sei o nome) pensei bem a muito que nao acontece mas sao coisas deste hoby infelizmente, passado um bocado diz a minha filha: pai esta ali um neon morto! e eu ops que ha aqui alguma coisa que nao esta bem ,olhei para o indicador e continuava azul , claro que nao reparei para o mais importante ,os peixes (sou mesmo dahhhh) passado mais um bocado finalmente olhei para eles e entrei em parafuso estavam todos ao cimo da agua com respiraçao muito ofegante voltei a olhar para o indicador de Co2 e nada mas ai resolvi ajir logo porque pensei que devia de ser Co2 a mais na agua mesmo nao tendo reacçao no indicador , puz logo uma bomba de ar dentro do aqua e fiz uma TPA bastante generosa passado uns minutos os peixes voltaram á normalidade.

A minha conclusao é (corrijam-me se estiver enganado) o Carbo+ realmente produz Co2 e o que aconteceu aos peixes foi excesso de Co2 só nao sei o porque do indicador nao ter reagido já que com o sistema antigo estava verdinho e as plantas até faziam Pearling.

Bem já me alonguei demais agora fico á espera dos comentarios para eu tentar perceber o que realmente se passou.

Obrigado.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pajo.

 

Esses testes colorimétricos não têm de ser trocados de x em x tempo? :oops:

Eu creio que sim. E dando uma palavrinha a alguém, que já não me lembro, estás a ver porque é que eu verifico o limite máximo de CO2 pelos peixes, e não por testes de pH/KH ou CO2?

 

Os peixes, em princípio, não passam de validade neste teste...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ivanpantz

Eu tinha renovado o liquido do teste no dia anterior a isto acontecer,por isso acho estranho o teste nao ter reagido já que com o kit da read sea com receita caseira ele estava verde.

Já agora como se faz o calculo pelo PH /kh?

obrigado

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pajo.

 

E dando uma palavrinha a alguém, que já não me lembro, estás a ver porque é que eu verifico o limite máximo de CO2 pelos peixes, e não por testes de pH/KH ou CO2?

 

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

foi comigo luis,

tinha a garrafa da nutrafin e estava sempre azul, depois mudei para a garrafa de 1,5L caseira e passou automaticamente para verde.

o motivo era; a garrafa da nutrafin exectar 4 bolhas de co2 de cada vez, com intervalos de 5 segundos a caseira sai continuamente.

 

PAJO,

compra é a botijinha, eheheheh :):oops::lol:

temos de arranjar ai uns bons preços.

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.