compatibilidaes


fx4ever2

Recommended Posts

Olá.

Tenho umas dúvidas que de certeza alguém do fórum me poderá esclarecer.

Procurei algum tópico já aberto sobre este assunto, mas como não encontrei (devo ter procurado mal), aqui vai...

 

Tenho um comunitário tropical, plantado, já com dois anos.

Tamanho: 100x50x40

PH: 7.2

 

Restantes parâmetros...amónia, nitratos, etc, dentro do recomendàvel.

 

Filtragem: Fluval 304

 

População:

 

Casal Gurami Pérola

8 Viúvas

1 Labeo Bicolor

2 Corydoras Aneus

6 Danios Zebra

1 Otocinclus Afinis

1 khuli

12 Caridina Japonica

 

Dúvidas:

 

Devido à praga de caramujos que assola o aquário pretendia introduzir uma de duas espécies:

2 Botia Palhaço (2 pela necessidade de companhia de mais elementos da espécie) ou 2 a 3 Botias Zebra.

 

Haverá incompatibilidade entre o Labeo Bicolor e os Botias?

 

Os Botias Zebra aguentam os parâmetros da àgua (PH 7.2) pois pelas referências que se encontram necessitam de água um pouco ácida?

 

Vejo o problema do futuro tamanho dos Botias Palhaço, mas em contrapartida não confio na qualidade da loja que tem os Botia Zebra.

 

Poderei introduzir só um Botia Palhaço (devido ao tamanho que atingem)?

 

Não haverá problemas com o Labeo (territorial), e não terá porblemas em ser só um da espécie?

 

Última questão um bocado fora deste contexto:

 

Conhecem um peixe chamado "Enguia Negra"?

Ponho entre aspas pois foi o nome que me deram na loja.

Já pesquisei na Net e não encontrei referência ao dito peixe.

Parece uma enguia mas não é a nossa tradicional enguia, pois já em tempos vi uma já adulta (+/- 20cm) noutra loja, e tinha caracteristicas diferentes.

 

Tem uma côr próximo do castanho e umas basbatanas laterais (escapa-me o nome técnico) salientes.

 

Encontrei numa loja bastantes juvenis desta espécie e gostaria de saber as características.

 

Cumprimentos.

Fx

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Não tenhas problemas em introduzir um ou dois botias macracantha no teu aqua. Eles podem crescer até aos 30cm é verdade, mas além de levar anos a que tal aconteça, duvido muito que num aqua de tais dimesões (100cX40lX50a) eles cheguem a esse tamanho. Tenho 3 num aqua de 80cm à 3meses e ainda não passaram dos 6/7cm. :lol:

 

Cump's

 

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Apreciador de camarão??? Bem penso que não, nunca ouvi relatos de tal feito e pelo menos os meus não ligam nenhuma aos caridina japonica. O s botias são conhecidos sim mas é por devorarem caracóis. São dos melhores remédios para que tem pragas...

 

Cump's

 

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os botia são peixes oportunistas, o que conseguirem apanhar... comem.

 

O petisco favorito deles são mesmo os caracois, mas se puderem comer um ou outro camarão, não se vão fazer rogados, especialmente na altura da mudança de carapaça que é quando os camarões estão mais vulneráveis.

 

Em relação a numeros seria preferivel pelo menos 3 botias mas tudo depende dos espaços fundamentalmente.

Em relação ao labeo, tanto quanto sei os botias dão-se bem com os labeos.

Por fim em relação ao ph não te preocupes... já vi pessoal que mantem botias com ciclideos africanos em ph de 8, por isso não vai ser um de 7,2 que vai fazer estragos.

 

Atenção apenas ao ictio. Os botias são sensiveis a ictio.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. :roll:

 

Ninguém referiu a compatibilidade do Botia Zebra com o Ph que é referido em vários locais como necessitando de águas mais ácidas que o palhaço.

Aguentam bem este Ph?

 

 

E as tais "enguias" referidas no post inicial, ninguém conhece?

Por muita pesquisa que faça não encontro nada parecido.... :lol:

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais