Manchas na periferia das folhas


nicko

Recommended Posts

Boas

 

Montei um aquário à cerca de 2 semanas e neste momento ele está a 'ciclar' mais uns tempo antes de introduzir os primeiros peixes.

 

SETUP:

 

Aqua: 61x26x32 cm

Termostato: Aquapor 50w

Temp.: 28º

Iluminação: Aquapor 50cm - 14W (12 a 14 h. p. dia)

Filtro: interno Rena300

Co2: DIY (ligado ao filtro)

PH: 7.0

 

Plantei alguma variedade de flora diferente (passo a descrevê-la o melhor que possa mais tarde) e tenho introduzido fertilizante líquido nas dosagens indicadas (sera florena), o substracto tambem tem uma camada própria (não me lembro agora a marca, desculpem).

No entanto têm surgido manchas castanhas na periferia das folhas, ao mesmo tempo que algumas espécies têm mesmo apresentado um grande nº de folhas mortas.

Antes de mais desconfio da iluminação por ser insuficiente. Embora tenha pouco volume de água, gostava de dotar este aquário de mais potência luminosa (ando ainda a estudar exactamente que tipo - já agora gostava de conselhos tambem aqui).

Não sei exactamente o que fazer. Tou com receio de perder algumas das plantas.

 

:D needed

 

Obrigado

 

:twisted:

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantas:

 

Anúbias anãs - no solo e uma num tronco

 

Eleocharis acicularis

 

Lilaeopsis

 

Musgo de Java - 'atado' a pedras e tronco

 

Hygrophila polysperma

 

Amazonense - Echinodorus amazonicus

 

Penso que será mais ou menos isto.

 

Fora no musgo de java e nas Eleocharis acicularis, as outras plantas (de folha mais larga), apresentam os sintomas acima referidos.

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal a calha aquapor é de 15 W (uau + 1 Watt do que pensava!)

 

Provisoriamente adicionei-lhe um candeeiro com uma lâmpada fluorescente (de casquilho) de 14 W (Attralux B5). A diferença a nível visual é surpreendente, vamos lá a ver se se reflecte realmente nas plantas.

 

Dicas? Alguém? :D

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

anyone?

 

:lol:

 

eu sei que provavelmente serão apenas folhas velhas. mas poderá ser sintoma de qualquer que esteja a fazer de forma menos correcta?

 

apelo aos mais experientes para que me deem alguma dica sobre isto.

 

Thxs

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu aponto para luz. Ou demais (queima das folhas) ou de menos. Junto com os nutrientes que lhes estás a dar e o co2, a planta esforça-se, com pouca luz, as folhas ressentem-se. Mas as manchas não saiem se passares os dedos? Não são algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou mais para queima de folhas ou nutrientes.

Por acaso não tens por aí um pleco esfomeado? É que as minhas plantas de folha mais larga (a anubia barteri e a echinodorus) no principio da montagem do aqua, estavam bem, assim que pus lá um pleco borboleta, começou a aparecer buracos. O desgraçado andava armado em lagarta. Pode ter sido coincidência, mas a maior parte das vezes, quando o via muito tempo em cima de uma folha, quando ele se resolvia a sair de lá, tunga, buraquinho. Depois durante uns dias, rondava sempre a mesma folha e o buraco ia aumentando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luz...

Definitivamente Luz...

Tive o mesmo problema... Convençe-te que é a luz...

Denial is Futile cabecadura

 

Considera kitares essa calha para uma PC de 55Ws, ou então a aquisição de uma calha nova (para ser baratinho, uma Dymax de 60cms (pouco mais que 40€), com duas lâmpadas T5 6500K de 24Ws). Quando vires a diferença, não te vais arrepender!

 

Um abraço!

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelas respostas.

 

krushandkill: ainda não introduzi os peixes.

 

oinq: vou tentar por umas fotos

 

Bytter: já puz (provisoriamente) mais uma lâmpada de 15 w, prefazendo agora um total de 29w.

mas quero evoluir para uma calha, provavelmente DIY. Tenho duas destas aquapor. mas a fazer prefiro construir algo mais limpinho (de raiz) e com mais potência luminosa.

mas já agora, existirá por aqui algum DIY da adaptação destas calhas?

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com o oinq.

 

Citando um excelente artigo aqui deste forum:

 

"- Potássio ( K):...A observação deste nutriente na planta deve ser dirigida às folhas mais velhas.

 

Carência: zonas bem limitadas das folhas de coloração amarela, bordos das folhas amarelos e, em casos extremos, nessas mesmas zonas, pode evoluir para buracos de contornos amarelos ( daí muita gente pensar que este ou aquele animal andou a comer as folhas das plantas) e pontas das folhas “ roídas”. O crescimento da planta fica comprometido visto não haver potássio que contribua para a absorção de azoto."

 

O que parece ser exactamente o teu caso.

 

Le o artigo que referi pois está muito bem escrito e esclarecedor :P

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36035

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que a "falta" de luz é um factor importante a considerar, mas esses sintomas cheiram-me a falta de potassio, tive uma questão semelhante ( mas muito mais grave ) a pouco tempo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok.

 

posso depreender que o fertilizante que uso (Sera Florena) e mesmo uma das camadas do substrato (supostamente fertilizante - acho que é da Prodac) não têm esse nutriente.

 

onde arranjo então o potássio?

 

marcas?

 

lojas?

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

onde arranjo então o potássio?

Ou vais a uma farmácia ou distribuidor de produtos químicos e compras Cloreto de Potássio, ou Sulfato de Potássio. E depois fazes tu o teu próprio fertilizante de Potássio. Não, não explodem nem são tóxicos...

 

Se não te quiseres dar ao trabalho, e gostares de largar uns trocos, podes sempre comprar um fertilizante de Potássio de uma marca qualquer. Que eu conheça, tens o da Kent que é uma solução de KCl...

 

Lojas onde há à venda... que eu conheça, há a AquaPlante em Benfica.

Na Naturline também deve haver, mas não tenho a certeza.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

onde arranjo então o potássio?

Ou vais a uma farmácia ou distribuidor de produtos químicos e compras Cloreto de Potássio, ou Sulfato de Potássio. E depois fazes tu o teu próprio fertilizante de Potássio. Não, não explodem nem são tóxicos...

 

Luis: Tu que és o homem da quimica aqui do forum não nos queres ensinar como é que isso se faz?? Pelo menos a mim, que não faço a minima ideia... :roll:

 

Cump's

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que a pergunta não me era dirigida, mas podes ler esta pagina ( foi o Luis que ma deu :lol: ), lê com atenção está la tudo bem explicadinho :roll:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...20ppm+Potassium

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol...

 

Tu que és o homem da quimica aqui do forum não nos queres ensinar como é que isso se faz?? Pelo menos a mim' date=' que não faço a minima ideia...[/quote']

Não é muito difícil. Compreendo que possa ser chato para algumas pessoas com aversão à química, mas mais importante, à matemática :roll:

Mas não tem muito que se lhe diga.

 

E ainda mais fácil, tens as calculadoras de fertilizantes.

Podes ficar aqui com a mais conhecida, que é a do Chuck:

 

http://www.csd.net/~cgadd/aqua/art_plant_d...dosage_calc.htm

 

O funcionamento é muito simples. Primeiro defines que composto estás a utilizar, no caso do Potássio, se o Sulfato se o Cloreto (K2SO4 e KCl, respectivamente).

Depois, escolhes a litragem do teu aquário, e a quantidade de fertilizante que queres fazer.

Depois é jogares com a massa de produto. Obviamente, quanto maior for a massa que tu diluires, maior será a concentração do fertilizante. Logo, será maior a relação ppm elevados/ml de fertilizante. Ou como vem no site do Chuck: Each ML of this solution that you add to your tank will add

 

No caso de teres/arranjares algum produto químico que não os que estão nessa lista, diz qual é, que eu faço as contas na minha calculadora :lol:

 

Qualquer dúvida, apita.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendo que possa ser chato para algumas pessoas com aversão à química' date=' mas mais importante, à matemática :arrow: [/quote']

 

Lol... O problema não era esse, era mesmo eu não fazer ideia de como se podia fazer :roll:

 

Quanto à quimica... Não tenho qualquer tipo de problema, aliás, na escola era das minhas disciplinas preferidas, o problema é que não tenho qualquer tipo de contacto com quimica desde o 9ºano, e é esta pouquissima experiência que me leva a poder fazer algumas questões meio parvas... :arrow:

 

Já agora Luis... há mais algum fertilizante que dê para fazer assim e que tu utilizes?? tipo magnésio ou ferro? :lol:

 

Cump's

 

tiaGo Sá

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Já agora Luis... há mais algum fertilizante que dê para fazer assim e que tu utilizes?? tipo magnésio ou ferro?

Que eu utilize não. O meu magnésio vem das TPA's (50% semanais) e o Ferro do TMG. Fertilizantes de micros DIY são um bocado complicados de fazer. Não se esqueçam que geralmente há vários compostos. E ter que comprar cada um deles, alguns caros... sem contar, que muitos deles vêm em concentrações muito baixas (ordem de miligramas por litro de fertilizante :roll:, não fiz as contas mas acho que sim). Ou seja, ou se compram produtos quimicos suficientes para se fazer umas boas litradas (100 litros, mais ou menos) ou então esqueçam :arrow: Pelo menos é o que eu penso.

 

Eu só faço fertilizantes Macro. Os macro secundários ou vêm nos fertilizantes de macros como contra iões (cloreto, sódio, etc) ou nas TPA's (Cálcio e Magnésio). Os outros micros, deixo ao cuidado do TMG.

 

Quanto a fertilizante de Magnésio, tens lá para o MgSO4.7H2O na página do Chuck.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Oinq, muda lá o teu link se faz favor, é que está a transfigurar o tópico. Pelo menos no meu monitor... :lol:

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ivanpantz, tenho a possibilidade de adquirir um litro de fertilizante com a seguinte composição:

 

C = Fe 1,500 mg/l

C = Mn 600 mg/l

C = B 90 mg/l

C = cu 30 mg/l

C = Mo 30 mg/l

C = Zn 30 mg/l

C = Ni 15 mg/l

C = CO 15 mg/l

C = I 7 mg/l

C = K 4,500 mg/l

 

Tem vitamina C e está livre de nitratos e fosfatos.

 

Segundo o vendedor, esta embalagem ( 1 litro ) dá para fertilizar 30.000 litros de água, em condições normais.

 

Preço anda entre os 15 - 20 euros.

 

Como sábio que és nestas questões, achas que vale a pena o investimento?

 

Obrigado.

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Acho que sim, que podes usar. Tudo bem que tem Cobre... mas o TMG também o tem.

Não sei se menos, ou mais, porque o TMG tem as concentrações em % m/m, e não me apetece estar a fazer contas :wink:

 

Há já algum tempo houve um tópico de discussão do TMG vs. Seachem Flourish com a descrção completa de cada um, mas já não encontro :evil: Vou vasculhar a net...

Estes fertilizantes, geralmente levam mais coisas do que as que esse que mostraste.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto está com um nível...

 

... profissional!...

 

banana rock

 

muito bom!

 

pela da parte que me toca, obrigado pela ajuda.

 

vou experimentar adicionar potássio e logo vejo o que acontece.

 

mal não deve fazer

 

 

AB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é bastante mais barato que o TMG, presumo então é melhor em termos de qualidade/preço?

 

Não estou por dentro dos preços do Flourish.

 

Há também uma solução muito interessante baseada em pastilhas que, após serem diluídas em água permitem obter fertilizante para 30.000 litros, por 10,50 euros.

 

Esta aliás é uma solução interessante pois, com uma pastilha fica-se com 1/2 litro, que dá para 10.000 litros.

 

Podem-se guardar as restantes e apenas usar quando precisarmos.

 

De referir que as pastilhas vêm hermeticamente fechadas.

 

Quanto à composição não sei, mas o vendedor garante a qualidade dos compostos.

 

E a julgar pelo feedback é bom...

 

E o preço... uma maravilha!

Nuno Costa

 

yagobal-WIKIbanner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há também uma solução muito interessante baseada em pastilhas que, após serem diluídas em água permitem obter fertilizante para 30.000 litros, por 10,50 euros.

 

Esta aliás é uma solução interessante pois, com uma pastilha fica-se com 1/2 litro, que dá para 10.000 litros.

 

Podem-se guardar as restantes e apenas usar quando precisarmos.

 

De referir que as pastilhas vêm hermeticamente fechadas.

 

Quanto à composição não sei, mas o vendedor garante a qualidade dos compostos.

 

E a julgar pelo feedback é bom...

 

E o preço... uma maravilha!

 

então e não queres partilhar a marca e modelo desse fertilizante? e ja agora onde o arranjas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais