Recommended Posts

Publicado

Tenho um aqua de barbos, um deles está para ter filhotes (penso eu porque está muito inchada relativamente aos outros), a minha pergunta é esta:

Como é que vou safar os filhotes? ja que na desova eles vou come-los todos!!! não sei como evitar...

Muito obrigado e saudações!!!!

Publicado:

Olá,

Existem várias possibilidades.

Preparas um aquario com o fundo coberto de berlindes ou colocas uma rede dentro do aquario de modo a que os ovos transponham essa mesma rede.

Um abraço

Miguel

Publicado:

viva!!

Muito obrigado pela tua ajuda, mas se pudesses explicar melhor as tuas ideias eu agradecia!!!

Publicado:

Viva,

Coloca a femea dentro de uma maternidade com musgo de java no fundo.

Ou então coloca musgo de java no fundo do aqua e reza para que se safe algum alevin.

Publicado:

estive a ler umas coisas sobre barbos e dizia que eles às vezes ficam inchados mas é de falta de alimento mas eu penso que não é!!!!!!

Que me dizem a respeito disto????

Há alguem que tenha tb um aqua de barbos?

Há outra hipotese para por no fundo da maternidade para além do musgo de java?

Saudações...

Publicado:

Olá a todos

Em primeiro lugar queria comprimentar todos os membros pois acabo de me registar neste mundo da aquáriofilia na net embora pratique desde 98

Em relação aos Barbos o estar inchada não significa k esteja grávida, se estiver relativamente parada e com inclinação tipo 40º è mais provável k seja indestinos o k devido á sua resistencia como peixe acaba por passar pelo menos com os meus era assim, se nadar normalmente e o inchasso não passar então é melhor preparar os aquas como M. Pereira referiu pois são bastante práticos e funcionam (ex. própria ) após a pustura retirar o casal e muita atenção com os fungos, já perdi postura devido a isso.

Dr. Sutura cumprimentos e boa sorte :D

Aquário: Um pequeno mundo de vida onde nós temos a função do supremo

Publicado:

Olá,

Alexandre, welcome :lol:

Dr. Sutura, sendo a criação o teu objectivo, podes preparar um aquario com o fundo coberto com uma camada de berlindes para os peixes em questão. Deste modo os teus peixes, que dispersam os ovos, dificilmente terão acesso aos mesmos.

Também podes preparar um aquario com areão e bastante musgo de java. Trata-se de uma boa planta para este tipo de reprodução.

De igual modo também será possivel utilizar-se um aquario nú no qual seria colocada uma rede em toda a sua extensão ( em forma de U ).

Os peixes seriam colocados na parte superior e os ovos uma vez dispersados teriam tendencia a cair no fundo. Será necessario deixar uma folga entre o fundo do aquario e a rede.

Esta especie de peixes não desovam em maternidades e necessitam de um companheiro do sexo oposto para fertilizar os ovos, enquanto os mesmos são dispersados.

Um abraço

Miguel

Publicado:

Olá,

João_M_Gil..., :o

Então? Peixes ovíparos a "criar" a solo?? :oops:

Ai, ai, em que é que estavas a pensar? :P

Dr...., a tua questão já está respondida e muito bem, pelo Miguel. :wink:

Apenas posso acrescentar que se optares pela rede..., deixa pouco espaço entre a rede e a superfície. Isto porque os Barbos são uns terríveis esfomeados, nem os próprios "filhos" escapam! :(

Se optares pelos berlindes...; pouca altura de água, de forma q que os ovos caiam rápidamente em local "seguro", entendes? :wink:

Muito "musgo", faz exactamente a mesma coisa com a vantagem de ser "natural". Continuo a relembrar a pouca altura de água... :roll:

Cumps a todos... :wink:

Publicado:

Olá Sutura.

Como eu já criei barbos-tigre, mas não me considero um expert deixo-lhe aqui um relato da minha experiência:

Quando notava que as minhas fémeas estavam prenhes (ventre inchado), colocava o casal num pequeno aqua (cerca de 20L tirados do aqua principal) só com uma planta artificial, uma rede com orificios de 6-7mm a tapar a totalidade do fundo e a cerca de 5cm do mesmo (bem presa, pois os gajos têm tanto de glutões como de espertos), e uma pedra porosa para oxigenar a água. Assim que a fémea desovava, ao fim de 2-3 dias, tirava o casal novamente para o aqua principal. ao fim de uma semana de os alevins nascerem começava a alimentá-los com artémia recém-eclodida e comida própria para alevins.

Fazia mudas de água todos os dias mas ainda assim morriam alguns peixes (penso que devido ao facto deles serem muito sensiveis a nitritos).

Nunca cheguei a experimentar colocar um filtro de espuma mas talvez tivesse diminuido a mortalidade.

Chegaram a nascer-me peixes no aqua principal, mas nunca vi nenhum maior que 2-3 mm.

espero que este relato sirva de ajuda.

Saudações aquariófilas.

Nuno reis

Publicado:
viva,

Há outra hipotese para por no fundo da maternidade para além do musgo de java?

Faz um mop com lã.

Dá uma olhada neste documentohttp://library.kcc.hawaii.edu/external/ctsa/publications/tigerbarb.pdf

~Joao gil importavas-te de me explicar como é que os ovos ficam agarrados ao mop??

Nunca percebi isso....

Publicado:

Eu estou é com um problema!!!! É que não tenho outro aqua onde por os barbus!!!! :shock:

Tenho um materidade, posso por berlindes no fundo? aquilo tem três divisorias, mas eu so faço duas, uma para o casal e outra dos ovos por baixo!!! Não tenho outra hipotese!!!

Alguma sugestão agradecia.... obrigado....

Saudações aquaticas!!!

Publicado:

Olá,

A maternidade não serve para o devido efeito.

Trata-se de um espaço bastante reduzido que serve apenas de abrigo aos alevins de alguns viviparos.

Um abraço

Miguel