Ter peixes na varanda


Recommended Posts

Oi pessoal,

É assim, eu tenho andado por ai a dar umas voltas a recolher plantas de rios e assim (por exemplo papiros, caniços...) e como ainda são pequenos por agora tenho-os dentro de um alguidar, com mais umas plantas completamente aquáticas e com dois kingios.

Esta fase do "alguidar" é apenas temporária (até porque estas plantas crescem muito) e o objectivo é montar uma espécie de lago...

Como não tenho espaço para ter um aquário enorme em casa e n tenho nenhum terreno onde possa construir um lago, estava a pensar comprar um balde enorme, de plástico,para ai com uns 120 litros, por na varanda e construir ai um tipo de lago artificial... O que acham?

Será que o plástico tem de deixar passar a luz? convém ter aquecimento no Inverno, né? Que outro equipamento devo utilizar?

Espero que me possam ajudar nisto.

 

Agradeço a quem responder :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo FINALMENTE ao fórum meu puto!!! :) Espero que esta seja a primeira mensagem de muitas, nesta grande comunidade. Não desesperes se nem sempre conseguires arranjar aqui respostas para as tuas perguntas. Lembra te que muitas vezes o melhor método para aprender pode ser por experimentação e erro, especialmente quando se é pioneiro numa ideia. Abraço!

 

P.S.: Pessoal, tentem ajudar aqui este gajo, que ele tá cheio de vontade e ideias para este hobbie maravilhoso que é a aquariofilia. Abraço! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, respondo-te que se queres ter plantas nesse balde, convém que ele seja transparente e deixe passar luz, a menos que todas as plantas saiam para fora de água, como os papiros, etc, ou então que a parte de cima do balde tenho uma boa abertura, de modo a que a luz solar possa entrar em grande quantidade por cima. Outra opção em vez desse balde, podia ser daquelas piscinas pequenas de tela. Procura informação acerca delas. Quanto ao aquecimento, se vais manter peixes de água fria e plantas cá de Portugal, não acho que precises de aquecimento no inverno, já que essa fauna facilmente suporta as nossas condições climatéricas, excepto no caso de ficar frio suficiente para formar gelo. Ai poderás ter problemas. Talvez um filtrozinho também fosse boa ideia, dependendo do tamanho dos peixes e das mudanças de água que fizeres. Provavelmente terás bastantes problemas com algas, visto estar ao ar livre e com sol directo. Abraço! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essa ideia não me parece nada má, não sei se eu próprio daqui a algum tempo não tentarei uma coisa do género... a teoria da coisa não me parece muito diferente da de um aqua de água fria, excepto na questão da iluminação que ou seria apenas a do sol e aí terias que ter em conta a questão das algas (seria uma espécie de hibrído de aquário com tanque de carpas), mas se não apanhar luz directa na varanda tambem não é nada difícil montar um bom sistema de iluminação artificial... vai contando dos progressos! :D

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... estava a pensar comprar um balde enorme, de plástico, para ai com uns 120 litros, por na varanda e construir ai um tipo de lago artificial... O que acham?
Ô Patrício, de cá de Além Mar, conseguimos uma tinas "tipo bacia/tambor, etc" de madeira e que tem um visual excelente para fazeres um mini-lago.

Tens que pensar pelo menos em um pequeno filtro senão vais ter uma água com baixa qualidade, mesmo incluindo várias plantas.

Mas... desejo-lhe sucesso no projeto;

Tio Ayres

Um cordial abraço "laguista" do Tio Ayres

Meu Lago Nº 01

Lago 02 Tio Ayres

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Puto pelos comentários e já te levo as plantas da próxima vez que nos encontrarmos:-)

Obrigado também "termoventilador" pelo comentário. Se decidires fazer este tipo de Tanque/aquário diz:-)

 

Eu por enquanto continuo a procurar "matéria prima" para o meu projecto.

 

Assim tenho aqui 3 plantas que apanhei na pateira de Fermentelos e que gostaria que quem soubesse me dissesse os nomes delas...

 

4.gif

 

1.gif

 

2.gif

 

3.gif

 

5.gif

 

6.gif

Este é o uncio que sei... chama-se papiro e é uma planta semi aquática... pq tem de ter as folhas cá fora:-)

 

Quem me puder dizer o nome das outras agradecia:-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De duas já sei:)

Aqui vão as fichas e informações... ainda me falta a certeza da primeira... queria mais opiniões...

 

ficha1.gif

 

 

ficha2.gif

 

Obrigado pelas respostas... já agora quem me quiser aconcelhar plantas para tanques... tão à vontade:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Myriophyllum, Ceratophyllum, (A z o l a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], Cyperus ( este não é o Cyperus papiferus).

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais