Doença das Cryptocoryne


Foca

Recommended Posts

Boas

 

Algém me sabe dizer de que se trata e como se resolve.

 

É que de um momento para o outro as Cryptocoryne começaram a ficar com as folhas todas podres, isto em coisa de 2 ou 3 dias.

 

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, as criptos que tenho tb se passa o mesmo, parece-me que quando as podo ficam com mais força, e cresciam mais rebentos, mas apartir de certo tamanho as folhas abria buracos e ficavam tb assim podres.

 

Isto só acontece nas folhas com mais tempo e nas maiores, se calhar precisam de algum tempo emersas.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois num dia estavam, assim passados dois dias já tinham montes de folhas podres, acho rápido de mais.

 

Pic_339_6.jpg

 

E não foi só com esta mas também com outra que mudei de um AQ. mais pequeno porque já era muito grande, enfim estão a ficar todas assim mas só as Cryptocoryne, o resto está tudo bem.

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é uma doença, wm inglês chamam-lhe cryptocoryne meltdown.

Há muitas teses sobre a causa deste fenómeno. Por experiência própria só testemunhei isso quando aumentei um pouco a temp do aqua.

Que temperatura tens?

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve variar de espécie para espécie, as minhas são uma variedade de wendtii e "derreteram" todas quando subí temporáriamente de 26 para 29.

Pode ter não ser resultado directo da temp, mas deve ter tido alguma coisa a haver porque mal baixei elas começaram a recuperar.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!

 

e se isto não for nenhuma doença nem nenhuma carencia de nútrientes?

e se fôr apenas o ciclo de vida da planta?

não se esqueçam que a "casa" destas plantas nem sempre está cheia de água, na natureza há cheias e secas, isto pode apenas ser uma faze em que a planta "adormece" e depois volta a acordar.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

e se fôr apenas o ciclo de vida da planta?  

O problema é que isto não é ciclico. Acontecia-me frequentemente á meia duzia de meses atrás, e neste momento as cryptos estão sem problemas há pelo menos 2 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Parece-me que terá a ver com o facto de serem mexidas porque tenho uma que vei de outro AQ. e foi a primeira a ser atacada.

 

Vou esperar que mais posso fazer.

 

Abraços

FOCA

Salgados é que esta a dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So agora vi essa cena e vim apenas dizer que nao e preciso tirar a planta do aquáro, pois ela passado 3 4 semanas do aparecimento da doença, as folhas cairão e ela rebentará em força, mais do que ao inicio.

 

Por isso Foca nao te aflijas :).

 

Abraços

ShO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais