Agradecia informaçao sobre Blixa Japonica


pajo

Recommended Posts

Boas tenho alguma duvidas sobre a tao famosa Blixa Japonica e sao as seguintes:

 

1º-Quando as vejo nos aquas aqui do forum sao realmente muito bonitas e todas farfalhudas ,o que eu gostava de saber é se é composta por um só pé ou se sao vários pes da planta juntos para dar aquele efeito farfalhudo.

 

2º- Blixa pode ser podada para lhe dar forma? ou seja cortar mesmo as folhas e ficar com aquele aspecto farfalhudo arredondado ou nao?

 

Desculpem a minha ignorancia mas venderam-me uma planta como sendo Blixa Japonica e a mim nao me parece fazer o efeito que vejo nos aquas aqui do forum ou entao sou eu que tenho de a trabalhar e nao o sei fazer.

 

Espero ter-me feito entender e agradecia a vossa ajuda.

Desde já obrigado.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

respondendo às tua perguntas...

 

1ª-para mim é uma das plantas mais bonitas (também sou suspeito a falar ;)). A "plantação" é feita por pés, do crescimento advêm mais folhas e rebentos laterais (não sei se estou a utilizar a terminologia correcta).è a combinação de mais folhas e dos rebentos (que podem ser ou não separados da planta-mãe) que lhe dá o ar "farfalhudo"...Provavelmente quando vês as fotos dela farfalhuda e grande , o que estás a ver é uma planta única, mas potencialmente 5 ou 6 plantas , caso fossem separados os rebentos...

 

2ªo arredondado "vem" da própria planta...se entendes podar como "cortar algo", podes cortar os rebentos e planta-los e ,eventualmente algumas folhas velhas...mas creio que te referes a "manipular a forma"....bem....a forma dela é mesmo arredondada.

 

Mais comentários:

-Depressa a tua planta começará a ter o mesmo "ar" que as que vês...só basta ter paciência e tal acontecerá...depressa ela ganhará a forma arredontada e terás muitos rebentos para dar e vender :P...mas paciência!

-De resto, um fertilizante sólido enterrado às raizes poderá fazer maravilhas...

 

-Para mim é das plantas em que mais rapidamente se formam raizes

-É uma planta que necessita de um tempo para se adaptar às novas condições (em situações de passar para outro aquário)

 

Espero ter ajudado e ...calma... ela vai "ao sítio" !

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coimbra muito obrigado pela resposta ja estou mais esclarecido .

Em breve tentarei por aqui uma foto da minha para entao ter a sertesa se estou realmente na posse de uma blixa japonica.

Mais uma vez OBRIGADO

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não esquecer que há pelo menos três espécies de blyxa (apesar de, se não estou em erro, apenas duas serem comercializadas) no entanot são bastante semelhantes, apenas varia a coloração e comprimento das folhas.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas obrigado a todos pela ajuda.

Já agora aqui está a foto da dita cuja , e para eu ficar com a sertesa esta planta é ou nao é a blyxa japonica ?

Estao aqui varios pes da planta juntos.

 

Pic_7651_28.jpg

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos realmente estou a ver a diferensa e por já ter reparado nisso mais de uma vez e por me terem vendido a da minha foto como Blyxa Japonica é que eu estou aqui a por a minha duvida.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a ideia que eu tenho desta plante é que é baixa, ai com uns 14/15 cms no maximo de altura e pontas pontiagudas.

 

A tua não parece ter as pontas pontiagudas, mas pode ser ilusão de optica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim de repente até eu fiquei com dúvidas...

se tivesses postado com o titulo de "que planta é esta?"...a resposta imediata que me viria à cabeça era de que se tratava dum "cyperus helferi" (isto pensando "positivo")...

 

Mas o facto de não se ver a totalidade da planta condiciona a identificação (bem como o facto que referiste de se tratar de mais que um pé junto...).Mais um dado que poderia auxiliar era dizeres se foi comprada a alguém que a tinha num aquário ou se compraste numa loja (ok...a dificuldade de se ter certezas pode advir de ainda estar no estado emerso....)

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coimbra foi comprada numa loja ,eu encomendei e quando me entregaram foi como blyxa mas tambem nao sei se o logista tinha a certesa de que realmente assim é e como confio no rapaz da loja acredito que se nao for blyxa entao tambem ele foi enganado.

Mas realmente gostava de saber que planta é porque eu gosto bastante da blyxa e a que eu tenho no meu aqua nem por isso agora nao sei se ainda vai evoluir para o formato que eu estou abituado a velas ou entao nao é a blyxa e como tal gostava de saber o nome verdadeiro dela.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que sim quase de sertesa que é uma cyperus helferi porque a minha ja esta alta demais para ser uma planta de plano medio.

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais