makiavel Publicado Março 29, 2006 Publicado Março 29, 2006 boas a todos!sou novo nisto,mas desde ja completamente apaixonado pelas obras de arte que vi neste forum!Comprei recentemente o meu 1º aqua com 70/80 litros usado,em forma de TV.O aqua vinha com apenas termostato,cerca de 10/12 guppies(ja lhes arranjei babysitter) e filtro biologico(imundo e cheio de caracois). Limpei o aqua com agua e removi o areao,comprei areao novo! tenho duvidas nos seguintes aspectos: se preciso de comprar 1 filtro externo,e se sim qual?(tenho orçamento reduzido) que plantas comprar?(tou a pensar em colocar plantas "altas" dos lados e 1 tronco e algumas rochas no centro.Não gosto muito de plantas de folha larga ou aba larga como lhe queiram chamar. Como devo proceder em relação a estabilizar a água,produtos a usar e procedimentos adequados(encher metade do aqua,estabilizar a agua(com que produtos) e dp colocar as plantas?) obrigado desde já pela vossa ajuda,espero pelas vossas respostas. Quem estiver disposto a dar-me uma ajuda mais personalizada agradeço,podem enviar MP à vontade com o vosso contacto msn para podermos falar melhor! p.s-Desculpem não usar a linguagem mais técnica e adequada que voces usam,mas creio que é algo que se adquire com tempo. Citar Microsoft Windows [Version 5.2.3790] © Copyright 1985-2003 Microsoft Corp. C:\WINDOWS\system32>
nfdc Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 Vamos por pontos então: Filtro externo não é indispensável, mas é uma boa ajuda para o aquário que tens em mente. Por vezes arranjam-se filtros para esse aqua a preços de 30 euros no sub-fórum ofertas aqui no fórum. Quanto ao plantario, recomendo iniciares o vicio aquariofilo com plantas mais resistentes. Para plantas altas, podes colocar Egeria densa, Ceratophyllum demersum, Hygrophyla polysperma, Hygrophyla difformis e até talvez Rotala indica. Agora, o teu conceito de plantas de folha larga é um pouco ambiguo. A espécie Anubia tem normalmente folhas largas e curtas. A espécie Echinodorus tem normalmente folhas relativamente largas e longas. A espécie Cryptocoryne habitualmente tem folhas estreitas e longas. Já agora, qual a iluminação que tens. Total de watts e altura do aquário? Para montares o aquário, o melhor é colocar o areão préviamente lavado ( se puderes comprar substrato fértil para colocar debaixo do areão tanto melhor ), depois encher o aquário até metade com água sem cloro ( podes comprar produtos anti-cloro para retirar o mesmo da água e que se encontram à venda em qualquer estabelecimento próprio de aquariofilia ). Neste ponto deves colocar as rochas, troncos e plantas que desejas. Depois enches o aquario e ligas o filtro para retirar toda a sujidade que a água ganhou com a plantação. Após uma semana no mínimo, podes comprar os primeiros peixes sendo que estes têm de ser muito resistentes pois a água não está em condições ideais. Se tudo estiver a correr bem, decorridas mais duas semanas podes colocar mais peixarada. Alguns principios básicos: - Luzes ligadas durante 10-12 horas/dia e permitir pelo menos oito horas diárias de escuridão para os peixes poderem nanar. - Alimentar duas a três vezes por dia com a quantidade certa. Nunca exagerar na quantidade de comida. É preferível dar comida a menos do que a mais, pois esta fica depositada no fundo e polui bastante a água. - Comprar pelo menos um teste de PH para controlar este valor na água. - Mudar 10 a 20 litros de água semanalmente. ( este trabalhinho extra pode ser a diferença entre sucesso e insucesso ) Tenho dito... Citar Nuno Costa
pedrojoel Publicado: Março 29, 2006 Publicado: Março 29, 2006 entao muito bem vindo ao forum, desde já aconselhava-te a completar o teu perfil (local, etc...). referente ao filtro aconselho sempre filtro externo (eu pssoalmente uso eheim) menos em aquarios de alevins. sei de uma loja em lisboa que vende estes filtros a um preço em conta, ou entao tens sempre a opção de comprar aqui no forum. as plantas já vai dos parametros da agua, tens muita variadade de plantas que são faceis de manter (anubias, valisnerias, cabombas,ect..) sobre a estabelidade da agua, aconselho que tentes estabelizar naturalmente, com troncos ou pedras conforme o PH que quizeres manter, pelo menos foi o conselho que me deram. alguma coisa que possa ajudar esta a vontade, MP, msn, tlm. A muito mais gente com mais expereencia do que eu. aguarda por mais comentarios P.S- isto é a minha opnião. Citar CUMPRIMENTOS Pedro Joel "MALAWI" - http://i71.photobucket.com/albums/i132/pedrojoel/1.jpg "AQUASTAR" 240L - http://i71.photobucket.com/albums/i132/ped...l/toca008-2.jpg "AQUARIO OF THE SON" 105L - http://i71.photobucket.com/albums/i132/pedrojoel/toca001.jpg
TAZ Publicado: Março 30, 2006 Publicado: Março 30, 2006 Olá e bem-vindo, Além do que já te disseram anteriormente, deixo-te aqui um link para um site que te vai responder a muitas das tuas dúvidas http://faq.thekrib.com/pt/ Depois de consultares este site as dúvidas que ainda se mantiverem coloca-as aqui que o pessoal responde-te sem qualquer problema. E bem-vindo a Aquariofilia Cumprimentos Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
makiavel Publicado: Março 30, 2006 Autor Publicado: Março 30, 2006 -desde ja o meu muito obrigado pelas vossas respostas. -em relação à altura do aqua não a sei precisar...iluminação apenas tenho 1 lampada de 15w a funcionar,o aqua possui uma outra "slot" para mais 1 lampada,mas como o aqua é usado não veio com a instalaçao electrica correspondente a essa "slot". sera que posso comprar isso ou posso optar por faze-lo? -em relaçao a peixes ja tenho guppies,mas tou a pensar em adquirir neons tb e alguns peixes para limparem os detritos/vidros etc... -ja tenho o layout predefinido,mas preciso de comprar 1 tronco e pedras,mas isso é bastante dificil de arranjar na zona onde habito a bons preços,as coisas por aqui sao bastante caras!!! -tenho 1 bomba de ar com 2 saidas,mas apenas 1 esta a funcionar.Faz 1 barulho mto irritante,é normal?ou devo comprar outra? -em relaçao a filtros externos,na loja de animais aqui da zona sao muito caros,encontrei 1 num hipermercado aqui na zona,mas é pequeno,200l/h,para aquas de 30 a 60l,pelo menos é o que diz na embalagem.Sera suficiente para 1 aqua de 70/80l??? Citar Microsoft Windows [Version 5.2.3790] © Copyright 1985-2003 Microsoft Corp. C:\WINDOWS\system32>
nfdc Publicado: Março 30, 2006 Publicado: Março 30, 2006 Vamos por passos: 15W para 70/80 litros é insuficiente para manter a maioria das plantas aquáticas à venda no mercado. No entanto são suficientes para aquelas espécies que referi anteriormente. Eu aconselharia a colocar uma ou duas Fluorescentes Compactas, por forma a elevar isso para os 60 a 70 watts. São baratas, fáceis de instalar e ocupam pouco espaço. Quanto à fauna, parece-me correcta. Quanto a troncos e pedras, sempre podes optar por colocar material que encontres por ex. no leito de um rio. Mas cuidado com a destruição ambiental. As bombas de ar não fazem muito barulho. Provavelmente a tua está encostada a algo ou está mal assente. Se for este o caso, muda-a de posição. Se não resultar, compra outra. Quanto ao filtro externo, débitos na ordem de 200 litros/hora são suficientes para o teu aquario. Normalmente, no que filtros externos se refere, os factores mais importantes são o débito ( 1,5 a 2 vezes o volume de água do aquário por hora, no minimo ) e o volume de água dentro do filtro ( quanto maior é melhor pois permite diversificar mais o material a ser colocado ). Já agora, qual é a marca desse filtro que viste à venda? Citar Nuno Costa
TAZ Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 Olá a todos, sera que posso comprar isso ou posso optar por faze-lo? Em relação a isto vai ao sub_forum DYI que tens muitos exemplos de upgrades de iluminação económicos. em relaçao a filtros externos,na loja de animais aqui da zona sao muito caros,encontrei 1 num hipermercado aqui na zona,mas é pequeno,200l/h,para aquas de 30 a 60l,pelo menos é o que diz na embalagem.Sera suficiente para 1 aqua de 70/80l??? Em relação a isto vê o sub_forum de Oferta ou coloca uma mensagem de Procura que de certeza que vais conseguir arranjar um filtro bom por um bom preço.Em relação a esse filtro que viste pode ou não ser suficiente para o teu aquario, depende do que lá meteres dentro.Tenta primeiro definir o que queres fazer do aquario para depois veres o que necessitas de equipamento, evitando assim gastos desnecessários. Em relação a bomba de ar se essa não tiver em condições, pelo menos por enquanto, não compres nenhuma porque se comprares um filtro externo a movimentação da agua cria condições suficientes para se efectuarem as trocas gasosas com o exterior sem necessidade da utilização de bombas de ar.(Eu pessoalmente não gosto e não uso em nenhum dos meus Aquarios) Espero ter ajudado. Cumprimentos Jose Ferreira Citar "O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"
João Paulo Viegas Publicado: Março 31, 2006 Publicado: Março 31, 2006 Olá bem vindo ao forum e ao “vicio”. Guppies e Neons “pedem” parâmetros diferentes de água. É por aqui relatado que users mantêm estas duas espécies juntas com algum sucesso. No entanto peço-te que consideres bem a aquisição da fauna para o aqua. Informa-te dos parâmetros de cada espécie. Certifica-te que a loja onde compras os peixes te informa correctamente sobre essa questão. Outra aspecto que gostaria de te alertar: Não existem peixes que limpem detritos/sujidade. Para esses peixes existe uma alimentação especifica. Não existem limpa fundos, existem é peixes de fundo. A limpeza do aqua é feita pelo dono Humano e por alguns caracóis que possam vir com as plantas. Quanto a iluminação é realmente muito pouco para no teu aqua manterem-se plantas mais “requintadas” ou “exigentes”. Existem no entanto algumas plantas que se conseguem manter com uma iluminação limitada. Lê, pesquisa e pergunta. Não existe mal nenhum nisso. Pergunta aqui, pergunta nas lojas. Se vais plantar realmente o aqua, considera sempre a colocação de um substrato antes do areão. Se o teu orçamento é limitado dou-te um conselho: pesquisa bem, não te limites a procurar só numa loja, vê on-line se te agrada alguma coisa, compara preços. Boa sorte Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Recommended Posts