Qual Bomba Escolher???


Recommended Posts

Boas

Tenho um Aqua de 450L 150x50x60, em que vou colocar Ciclideos Africanos do Malawi e que como filtro terá uma caixa de decantação numa das extremidades mas ainda não sei que bomba lá colocar, agradecia aqui a vossa ajuda:

 

L/h- pensei numa de 3000l/h, será muito

sei que depende de n factores, Mbunas ou não, quantos peixes e etc...

 

Marca da Bomba- pensei em Aquarium Systems o que dizem?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois... estava a pensar exactamente nisso Mário... 450L e filtrado por uma caixa de decantação.

Eu no meu de 450L tenho 4! filtros (2 internos e 2 externos)... um total de quase 5000L/h e mesmo assim cagadelas é com fartura...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Talvez por nunca ter tido ciclideos, á excepção de conchiculas, eu estar aqui a colocar a dúvida.

 

Sim estava a pensar numa caixa de decantação com uma boa bomba.

 

Nuno Antunes escreveu:

pois... estava a pensar exactamente nisso Mário... 450L e filtrado por uma caixa de decantação. 

Eu no meu de 450L tenho 4! filtros (2 internos e 2 externos)... um total de quase 5000L/h e mesmo assim cagadelas é com fartura...

 

O que achas de mal na caixa de decantação em termos de qualidade da filtragem e não em trabalho que dá?

 

Os teus 2 externos fazem quantos l/h?

E os internos?

 

Sabes tão bem quanto eu que o que mais interessa é o volume do filtro a circulação da bomba desde que ande por volta das 8x está tudo bem, certo?

 

E estamos a esquecer uma coisa muito importante ou o mais importante, quantidade de peixe...

Sim eu sei que é dificil resistir... :wink:

 

Agradeço o feedback

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Talvez por nunca ter tido ciclideos, á excepção de conchiculas, eu estar aqui a colocar a dúvida.

Sem crise... é por teres colocado a duvida que estás a ter respostas :roll:

 

O que achas de mal na caixa de decantação em termos de qualidade da filtragem e não em trabalho que dá?

A caixa de decantação no fundo vai funcionar um pouco como filtro interno. A capacidade de filtragem depende do seu volume mas parece-me que para teres uma filtragem eficiente a caixa ou é muito grande (roubando assim litros preciosos) ou então só o facto de teres lá uma bomba potente não vai servir de muito.

É a minha opinião claro... baseada no que vejo no meu aquário.

 

Os teus 2 externos fazem quantos l/h?

E os internos?

Fluval 404 -> 1200 L/h

Rena XP3 -> 1300 L/h

Fluval 4 plus (interno) -> 1000L/h (2)

 

Total... 4500L/h de filtragem... por vezes apoiados por uma bomba de circulação de 500L/h, mas estou a pensar retirar essa.

 

Sabes tão bem quanto eu que o que mais interessa é o volume do filtro a circulação da bomba desde que ande por volta das 8x está tudo bem, certo?

 

E estamos a esquecer uma coisa muito importante ou o mais importante, quantidade de peixe...

Bom interessa o volume do filtro sem duvida... mas a circulação também.

Um volume de filtro pequeno com uma grande circulação não dá muito bem porque sendo a corrente muito forte as bactérias não se conseguem fixar.

Nessa tua caixa de decantação e a não ser que ela leve uns litros valentes (e nesse caso é quase uma sump lateral) o facto de teres uma bomba muito potente vai levar a que não haja fixação de bactérias. Ou seja, não terás muito lixo no aquário mas também não existirá quem te limpe a amónia.

 

E depois temos os peixes claro... e com mbunas overstocking é uma opção , desde é claro que os filtros se aguentem à bronca.

 

No meu setup de 450L os 2 filtros externos fazem fundamentalmente filtragem biológica, ao passo que os 2 internos fazem filtragem mecânica.

E isto para 16 tropheus juvenis, 5 julies adultas,um altolamprologus e um porradão de juvenis/alevins de julidochromis.

Posso-te dizer que em termos de cagadelas até colocar o 2º filtro externo elas existiam por todo o lado (os tropheus são umas máquinas de (palavra censurada)) e agora só existem nas zonas onde a corrente é mais fraca, tipicamente entre zonas de calhau.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fluval 404 -> 1200 L/h  

Rena XP3 -> 1300 L/h  

Fluval 4 plus (interno) -> 1000L/h (2)  

 

Total... 4500L/h de filtragem... por vezes apoiados por uma bomba de circulação de 500L/h, mas estou a pensar retirar essa.  

 

Bom interessa o volume do filtro sem duvida... mas a circulação também.  

Um volume de filtro pequeno com uma grande circulação não dá muito bem porque sendo a corrente muito forte as bactérias não se conseguem fixar.  

Nessa tua caixa de decantação e a não ser que ela leve uns litros valentes (e nesse caso é quase uma sump lateral) o facto de teres uma bomba muito potente vai levar a que não haja fixação de bactérias. Ou seja, não terás muito lixo no aquário mas também não existirá quem te limpe a amónia.  

 

E depois temos os peixes claro... e com mbunas overstocking é uma opção , desde é claro que os filtros se aguentem à bronca.  

 

No meu setup de 450L os 2 filtros externos fazem fundamentalmente filtragem biológica, ao passo que os 2 internos fazem filtragem mecânica.  

E isto para 16 tropheus juvenis, 5 julies adultas,um altolamprologus e um porradão de juvenis/alevins de julidochromis.  

Posso-te dizer que em termos de cagadelas até colocar o 2º filtro externo elas existiam por todo o lado (os tropheus são umas máquinas de (palavra censurada)) e agora só existem nas zonas onde a corrente é mais fraca, tipicamente entre zonas de calhau.

 

Bom, ora vejamos :lol:

Sei que sou eu que está com dúvidas mas nesta matéria vou também dar a minha opinião:

 

Fluval 404 -> 1200 L/h - External Dimensions (without AquaStop Connection):

- 6.5" (16.5 cm)D

- 9.5" (24.2 cm)W

- 15.5" (40.0 cm)H

 

Volume 16.5*24.2*40.0= 15,97L

 

Rena XP3 -> 1300 L/h = 9,10L

 

Total de 25,07L possiveis para massas filtrantes

 

Agora: a minha caixa de decantação

Volume= 50*60*15= 45L possiveis para massas filtrantes, mas descontando cerca de 12L que vai ser ocupado pelo primeiro e terceiro circuito da água fico com 33L o que me deixa com mais capacidade para as massas filtrantes do que os dois filtros externos, certo yikes

 

 

Fluval 4 plus (interno) -> 1000L/h (2)

 

Aqui concordo contigo, pois sei que auxilia e bastante o resto da filtragem.

 

3º Não concordo quando dizes que os teus externos fazem fundamentalmente a filtragem mecânica e vou contra esse conceito, pois é impossivel separares as filtragens sem teres o esquema de filtragem em série.

 

 

Nota: não quero ser do contra mas sim debater a questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Não concordo quando dizes que os teus externos fazem fundamentalmente a filtragem mecânica e vou contra esse conceito, pois é impossivel separares as filtragens sem teres o esquema de filtragem em série.

Tal como escreveste, depende. Se encheres um filtro externo com cerâmicas não porosas e/ou esponjas largas, creio que também não terás uma filtragem biológica tão grande como seria de esperar.

 

Eu tenho comprovado, por experiência própria, que quando limpo o meu filtro externo exaustivamente (tudo, com água da torneira quente) e o meu filtro interno no aquário onde tenho os Loricarídeos, que os peixes não se ressentem. Ou seja, creio que a filtração biológica que eu tenho nos filtros não é muita, comparada com a que possa existir no areão/decoração do aquário.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Já agora, para o pessoal que usa filtros internos a ajudar na filtração e na oxigenação, quando os colocam a injectar ar no aquário, usam o simples método de Venturi (ar a ser sugado pelo fluxo de água da saída do filtro) ou colocam bombas de ar?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa caixa de decantação é uma enormidade :shock:

A minha opinião é que esse volume todo rouba um espaço considerável ao aquário.

 

Depois tens de te certificar que a bomba cabe na caixa (as de 3000 L/hora costuma ser bem grandinhas) e se a caixa, cheia de matérias filtrantes, consegue dar vazão a esse fluxo todo, para que a bomba não fique a trabalhar em seco.

 

Eu tenho comprovado, por experiência própria, que quando limpo o meu filtro externo exaustivamente (tudo, com água da torneira quente) e o meu filtro interno no aquário onde tenho os Loricarídeos, que os peixes não se ressentem. Ou seja, creio que a filtração biológica que eu tenho nos filtros não é muita, comparada com a que possa existir no areão/decoração do aquário.

 

Não te esqueças de que a exist~encia ou não de muitas plantas pode ser determinante. Há quem defenda que as massas filtrantes porosas em plantados apenas concorrem com as plantas no consumo de amónia.

Num aquário para ciclídeos do Malawi, não se costuma ter grandes plantados :wink:

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessa tua caixa de decantação e a não ser que ela leve uns litros valentes (e nesse caso é quase uma sump lateral) o facto de teres uma bomba muito potente vai levar a que não haja fixação de bactérias.

Agora: a minha caixa de decantação

Volume= 50*60*15= 45L possiveis

 

Lá está a resalva... "a não ser que leve uns litros valentes". com essa litragem a bomba de 3000L/h dá bem.

 

No meu setup de 450L os 2 filtros externos fazem fundamentalmente filtragem biológica, ao passo que os 2 internos fazem filtragem mecânica.

3º Não concordo quando dizes que os teus externos fazem fundamentalmente a filtragem mecânica e vou contra esse conceito, pois é impossivel separares as filtragens sem teres o esquema de filtragem em série.

Como reparas aqui leste ao contrário... quando digo que os externos fazem fundamentalmente filtragem biológica é no sentido de os filtros externos estarrem carregados de cerâmicas, ao passo que os internos têm apenas esponja.

Apenas isso :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Peço desculpa aos intervenientes por só agora estar a responder :?

 

Tal como escreveste, depende. Se encheres um filtro externo com cerâmicas não porosas e/ou esponjas largas, creio que também não terás uma filtragem biológica tão grande como seria de esperar.  

 

Eu tenho comprovado, por experiência própria, que quando limpo o meu filtro externo exaustivamente (tudo, com água da torneira quente) e o meu filtro interno no aquário onde tenho os Loricarídeos, que os peixes não se ressentem. Ou seja, creio que a filtração biológica que eu tenho nos filtros não é muita, comparada com a que possa existir no areão/decoração do aquário.

 

Quanto ao primeiro ponto, acho que isso é óbvio pois quanto mais área com um minimo de porosidade tivermos, mais bactérias teremos.

 

Quanto ao segundo, concordo plenamente contigo mas nunca esquecer que a filtragem biológica é sempre mais bem feita no filtro devido á capacidade de oxigenação das bactérios no interior do filtro mas dificilmente chegam a ser tantas como no resto do Aqua.

 

 

Essa caixa de decantação é uma enormidade  

A minha opinião é que esse volume todo rouba um espaço considerável ao aquário.  

 

Depois tens de te certificar que a bomba cabe na caixa (as de 3000 L/hora costuma ser bem grandinhas) e se a caixa, cheia de matérias filtrantes, consegue dar vazão a esse fluxo todo, para que a bomba não fique a trabalhar em seco.

 

Primeiro ponto- isso é um pouco subjectivo, tudo depende da qualidade de água que queres ter e da quantidade de peixes, mas poderei ter isso em atenção e dimensionar a caixa um pouco mais pequena.

 

Segundo ponto- sim isso tem que ser, não quero mandar dinheiro á rua :shock: , quanto ao fluxo não haverá problema, isso pode acontecer é caso deixe o filtro entupir, mas isso acontece com qualquer bomba.

 

 

 

Como reparas aqui leste ao contrário... quando digo que os externos fazem fundamentalmente filtragem biológica é no sentido de os filtros externos estarrem carregados de cerâmicas, ao passo que os internos têm apenas esponja.

 

Pronto desculpa, não batas mais :lol: :D :D

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.