DISCOS ALUCINADOS / LOUCOS


Silvio Takai

Recommended Posts

Olá amigos de Portugal! Sou novo neste forum e venho do Brasil para pedir ajuda aos criadores de discos para uma solução que temos e até agora não conseguimos resolver:

 

Esta semana tive 2 grandes decepções, estive quase para desistir de reproduzir discos. Pensei em tê-los apenas para apreciá-los em um único aquário, mas como tê-los sem reproduzí-los? com certeza eles começariam a formar casal e desovariam no aquário. Pensei muito e resolvi continuar e tentar vencer esse desafio que é essa maldita doença que ninguém sabe o que é e como curá-lo: Disco louco, alucinado ou seja lá o que for....Perdi 2 discos, uma femea blue diamond e um macho blue turquesa estriado, os dois de casal já formado e desovando. Fiz o tratamento com formol e nada adiantou. Estou com várias hipóteses na cabeça e gostaria de trocar umas idéias com vocês, pois precisamos encontrar uma solução para essa praga, quem já passou por isso sabe como é triste ver seus discos criados com tanto carinho irem morrendo de uma hora para outra, sem termos o que fazer e quem nunca passou, se prevenir para que nunca aconteça.

Com toda dor no coração fiz uma autópsia de leigo a olho nú para ver se encontrava alguma explicação.

Fiz algumas observações:

01- As guelras estavam perfeitas com boa colaração sem manchas e sem nenhum parasita que pudesse ver a olho nu.

02- O intestino também estava com aparência saudável, tudo normal.

03- A bexiga natatória estava cheia, também normal.

04- O crânio nada de estranho.

05- Só aconteceram em aquários de criação, nunca no principal onde há plantas, troncos, biologia.....

06- Os parâmetros da água ideais para discos, provavelmente se fosse a água atingiria o casal.

07- O macho que morreu uns dias antes era afugentado pela fêmea enquanto ela tomava conta dos ovos, sendo que já tiveram ninhadas com sucesso.

08- A expressão dos olhos é de extremo terror, quando eu aproximava do aquário, o disco disparava batendo nas paredes do aquário e nadando com a barbatana dorsal fora da superfície, depois tombava e começava a girar sobre si mesmo.

09- O aspecto externo estava perfeito, sem nenhum sintoma de doenças visível.

10- Finalmente, posso estar errado, mas creio que essa doença tem uma ligação muito grande com stress, adquirido num aquário limpo, artificial, onde são colocados químicos para manutenção da água e manipulados no momento de extrema delicadeza quando tem os filhotes. Os filhotes deste casal foram separados bruscamente pouco antes da morte do macho, eles ficaram procurando pelo aquário desesperados, após alguns dias iniciou-se nova desova. Estou amadurecendo a idéia de montar uns aquários completos para novos casais, onde eles se sintam bem, protegidos e calmos. Sei que comercialmente isso pode ser inviável, mas minha intenção não é quantidade e sim qualidade. Quero criar discos porque sou apaixonado por eles e quero dar o melhor possível, as crias são a consequência natural.

Vou divulgar este conteúdo em todos os fórum possíveis para achar uma solução.

 

Bom acho que escrevi demais, desculpem mas fiquei muito chocado com o ocorrido.

 

Um abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Não houve nenhuma baixa de Ph?

Nas àguas moles/muito moles só o uso de formol baixa considerávelmente o Ph.

Os peixes comiam bem?

Houve alguma grande muda de àgua?

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João, obrigado pelo pronto retorno!

Os parâmetros da água estavam normais, crio discos a 4 anos, já tirei várias crias e conheço todas as exigências deste peixe.

Este surto acontece do nada, o disco está perfeito, se alimenta normalmente e de repente fica louco como descrevi no item 08 acima e sua morte acontece em menos de 24 h . Nós aqui não conseguimos descobrir a causa e nem a cura. Aparentemente não é contagioso.

 

Um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvio, e vivas João.

 

Respondo neste tópico, porque esta semana tambem me morreu uma santarém adulta com, exactamente, os mesmos sintomas: aparentemente normal, ´sem nenhum dos sinais a que nós, habitualmente, prestamos atenção, nâo consegui despistar qualquer doença do foro intestinal, parasitas, internos ou externos, nada... apenas, de repente, disparava de um modo alucinante, batendo em tudo o que encontrava pela frente, ficando, no final, a girar sobre si propria...depois acalmava, até ao episódio seguinte. Ora, sendo que isto acontecia num animal adulto, bem desenvolvido, de mais de 17 cms, é facil de ver o tormento que o bicho passou...os ataques duraram cerca de 3/4 dias, sendo cada vez mais frequentes e intensos, até que morreu. O meu palpite será qualquer coisa do foro neurologico, pois aquilo pareciam ataques epiletricos.

Até aqui, parece-me ser semelhante com a tua descrição, silvio, apenas acrescento que o animal de encontrava num aqua de discus, com mais outros 13, sendo que era o animal mais robusto que possuia....e nenhum dos outros mostram qualquer sintoma, incluido os 6 pequenos do João Machado, que mantêm uma taxa de crescimento impecável, sem qualquer indicio de doença...

Quanto a anormalidades, pois tenho feito as tpa's conforme habitual, não estou a ver nada de diferente que tenha, entretanto, feito.

Espero que se possa fazer alguma luz sobre isto

F.Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvio, e vivas João.

 

Respondo neste tópico, porque esta semana tambem me morreu uma santarém adulta com, exactamente, os mesmos sintomas: aparentemente normal, ´sem nenhum dos sinais a que nós, habitualmente, prestamos atenção, nâo consegui despistar qualquer doença do foro intestinal, parasitas, internos ou externos, nada... apenas, de repente, disparava de um modo alucinante, batendo em tudo o que encontrava pela frente, ficando, no final, a girar sobre si propria...depois acalmava, até ao episódio seguinte. Ora, sendo que isto acontecia num animal adulto, bem desenvolvido, de mais de 17 cms, é facil de ver o tormento que o bicho passou...os ataques duraram cerca de 3/4 dias, sendo cada vez mais frequentes e intensos, até que morreu. O meu palpite será qualquer coisa do foro neurologico, pois aquilo pareciam ataques epiletricos.

Até aqui, parece-me ser semelhante com a tua descrição, silvio, apenas acrescento que o animal de encontrava num aqua de discus, com mais outros 13, sendo que era o animal mais robusto que possuia....e nenhum dos outros mostram qualquer sintoma, incluido os 6 pequenos do João Machado, que mantêm uma taxa de crescimento impecável, sem qualquer indicio de doença...

Quanto a anormalidades, pois tenho feito as tpa's conforme habitual, não estou a ver nada de diferente que tenha, entretanto, feito.

Espero que se possa fazer alguma luz sobre isto

F.Vicente

 

Já matas-te mais um.

 

Segundo li algures, a doença dos discus deve-se a pequenas defeciencias do foro neurologico já existentes nos animais, podendo ser despoletadas ou não por factores externos.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já matas-te mais um

Isso, vindo de ti, só pode ser para rir, ó enterra-discus. :twisted:

 

Pois, pelas decrições que tenho ouvido e lido, tenho alguma dificuldade em enquadrar este comportamento na chamada doença dos discus... há malta que a descreve assim, outros que a descrevem com menos agitação, outros que dizem que os discus simplesmente...finam.

abraço

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À uns tempos atras tive uma situação semelhante, em termos de comportamento mas atingiu também 2 altuns.

Curiosamente tinha também uma postura de discus antes de isso acontecer, e sem razão aparente começaram a ficar meios loucos, e acabaram por morrer todos de cabeça para baixo enterrados no tapete de equinodorus tenellus que eu tinha. Ate hoje estou para perceber o que se terá passado !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Silvio

 

Recordo-me de já ter discutido isso há 1 ano ou mais, noutro forum.

Vou deixar o link para que o leia.

A discussão na altura deu alguns frutos mas sem conclusões.

Veja se é isto que se passou com seus discos.

Aqui nunca observei nada desse tipo...felizmente yikes

 

http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.p...dda1067e1520dcc

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Já me aconteceu o mesmo com os meus machadinha... um a um: o resto da população pareceu-me saudável, tanto que isto aconteceu há uns 2/3 meses e não tive mais baixas...

 

Mas na minha cabeça parece-me que tenha sido uma intoxicação química, e os machadinhas são particularmente sensíveis...

 

Talvez tenha a ver com a água da rede ou -mais provavelmente- com a fertilização de micros para as plantas... Outra hipótese poderia ser excesso de potássio (porque é o único macro que aplico no aquário, e porque não há -penso eu- como testar a concentração de potássio) mas tanto quanto sei o potássio não incomoda os peixes, mesmo em grandes concentrações...

Forumaquariofilia.png

TiagodovaleAAC.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha humilde ignorância e falando pela infeliz experiência que já tive, tal como vocês, acho que a causa, é a mudança de águas de aquários de uns para os outros, e o motivo para ser só em alguns peixes do mesmo tanque, tem a ver com a resistência de cada um dos mesmos a cada factor.

 

No meu caso, eu tirei-os discos do aqua principal e coloqueios num mais pequeno, para trocar um filtro, e remodelar o aqua. (para não os incomodar)

 

Mas a emenda foi pior que o soneto, penso que foi e apesar da água ser do mesmo aquario, a filtragem não era tam boa como a anterior, e como tal um deles teve um dessas crises que já foram descritas.

 

Depois da morte dele, fiz análise á agua e vi que os nitratos tinham súbido, não sei precisar agora, mas não era muito. Como o tinha á mais ou menos 1 mês e meio, ainda não tinha sido desparasitado, e podia estar mais suscéptivel de sofrer qualquer coisa.

 

Em suma, não acredito em problemas neurológicos, mas sim em qualidades de água.

 

:P Não desjo a ninguém a sensação que é ver o bicho a bater em tudo e a ficar como que desmaiado, e não podermos fazer absulotamente NADA para o ajudar.

 

Cumprimentos

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que me apercebi estes peixes que tiveram este problema estariam em fases de reprodução.

 

Se sim, por acaso foram expostos 24 horas, sobre 24 horas à luz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais