Kribensis (macho/fêmea)


Recommended Posts

Pessoal...agradecia que me tirassem esta dúvida! É o seguinte...comprei um casal de kribensis e na loja disseram me que a fêmea tem manchas na cauda e o macho não. No entanto, ja vi em vários sites que é ao contrário e tou na duvida! Agora tenhu um deles bastante "gordo" com o ventre uma cor tipo cor de rosa e sem manchas na cauda e n sei se é um macho como me disseram ou se é a fêmea já em reprodução! Kual as diferenças macho/fêmea afinal? Obrigado. Cumprimentos!

 

[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os kribensis variam bastante... uns têm manchas, outros não, uns têm barriga rosa outros não.

 

Por norma os machos kribensis são maiores e mais elegantes e as fêmeas mais roliças. Mas isso não ajuda muito não é?

Uma das técnicas que uso para identificar os machos é a seguinte:

 

-A barbatana dorsal de macho e fêmea tem uma faixa dourada. No macho a faixa vai mesmo até à ponta da barbatana e a ponta da barbatana é em bico. Na fêmea fica-se pelo caminho e a ponta da barbatana é arredondada.

Vou-te dar duas fotos de casais para veres o que refiro:

 

Aqui o macho está no primeiro plano. Notas a fêmea lá atrás? O dourado da dorsal termina a cerca de 1/3 do fim da barbatana e nota-se bem as terminações... bicuda no macho, arredondada na fêmea.

pelvicachromis_pulcher.jpg

 

Nesta nova foto o macho é o da esquerda... notas as manchas na dorsal? Pois... mas lá está o dourado a ir mesmo até à pontinha. Na fêmea fica-se pelo caminho.

pelvicachromis_pulcher2.jpg

 

Espero que dê para perceberes.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais