Twist Posted March 21, 2006 Posted March 21, 2006 Pessoal...agradecia que me tirassem esta dúvida! É o seguinte...comprei um casal de kribensis e na loja disseram me que a fêmea tem manchas na cauda e o macho não. No entanto, ja vi em vários sites que é ao contrário e tou na duvida! Agora tenhu um deles bastante "gordo" com o ventre uma cor tipo cor de rosa e sem manchas na cauda e n sei se é um macho como me disseram ou se é a fêmea já em reprodução! Kual as diferenças macho/fêmea afinal? Obrigado. Cumprimentos! [/img][/url]
Nuno Antunes Posted March 21, 2006 Posted March 21, 2006 Os kribensis variam bastante... uns têm manchas, outros não, uns têm barriga rosa outros não. Por norma os machos kribensis são maiores e mais elegantes e as fêmeas mais roliças. Mas isso não ajuda muito não é? Uma das técnicas que uso para identificar os machos é a seguinte: -A barbatana dorsal de macho e fêmea tem uma faixa dourada. No macho a faixa vai mesmo até à ponta da barbatana e a ponta da barbatana é em bico. Na fêmea fica-se pelo caminho e a ponta da barbatana é arredondada. Vou-te dar duas fotos de casais para veres o que refiro: Aqui o macho está no primeiro plano. Notas a fêmea lá atrás? O dourado da dorsal termina a cerca de 1/3 do fim da barbatana e nota-se bem as terminações... bicuda no macho, arredondada na fêmea. Nesta nova foto o macho é o da esquerda... notas as manchas na dorsal? Pois... mas lá está o dourado a ir mesmo até à pontinha. Na fêmea fica-se pelo caminho. Espero que dê para perceberes. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Twist Posted March 21, 2006 Author Posted March 21, 2006 Obrigadíssimo pela ajuda. Ajudou imenso mesmo.
Recommended Posts