Ferrar um Filtro


Recommended Posts

Boas

 

O meu Eheim 2026 devido a uma falha de corrente desferrou e baixou o fluxo e começou a fazer um grande ruido...

 

Estou farto de tentar através do botão de ferrar pô-lo a funcionar tal como estava...mas não estou a consguir...

 

Alguém sabe uma maneira fácil e que resulte de o fazer....ou seja ...Ferrar o filtro de novo???

 

um abraço e obrigado.

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

Como dizem os nossos "irmãos" Brasileiros "você faz uma chupeta":

Ou seja, chupas a mangueira de saida do filtro..... até sair todo o ar.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esvazia o filtro, coloca as mangeiras novamente e deixa encher com agua do aqua, se ele não encher totalmente(deve ser o q esta a acontecer) enche-o tu com agua ate cima e fecha o filtro.

ferra com o botão do filtro, deixa trabalhar e vai abanando o filtro para sair as bolhas de ar que estão no interior.

se nao der retira a turbina, limpa e lubrifica o veio em ceramica com vaselina(qualquer vaselina serve)

boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas dicas....

 

Dada a posição do aquário vai ser dificil ferrar pela sucção...mas se não der de outra maneira tenho mesmo que desencostar o móvel da parede e fazer isso....

já o desmontei...vou limpá-lo e amanhã vou começar de novo a ver se o gajo ferra...

Nunca tinha ouvido falar em por vaselina no eixo da turbina...

 

um abraço e mais uma vez obrigado pela disponibilidade....

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente quando os filtros ficam com ar o problema em ferrá-los advém de o tubo ou magueira de saída ficar com agua o q faz com que o filtro não consiga expelir o ar por ter de empurrar a agua que fica na mangueira e fazer cavitação provocando um ruído considerável e degradação do rotor do motor.

 

Solução:

 

1ºColocar o filtro num nível mais baixo que o aquario e antes desconectar a mangueira que leva a agua do aquario para o filtro, fazer cifão com a mesma enchendo-a de agua e seguidamente conectá-la ao filtro mantendo retirada a mangueira de saída do filtro para o aquario e esvaziar a mesma. Opcionalmente também se pode fazer como um outro colega nosso falou (colocando a mangueira de entrada do filtro no mesmo e retirando a de saída -isto é vital!- chupar pela outra extremidade do filtro de onde se retirou a mangueira de saída do mesmo).

2º com a mangueira de entrada do filtro cheia e a fazer cifão deixar a mesma encher o reservatório do filtro com a cabeça motorizada já colocada e quando começar a sair agua pelo orificio onde se liga a tubagem de saída do filtro ligar o mesmo (isto pode fazer com que se molhe o chão mas com geito até se faz bem) e ligar a tubagem de saída.

Em princípio a tubagem de saída encherá normalmente e começará a deitar agua mas se o problema persistir deve-se fazer o filtro funcionar ou sem tubagem de saída (o q pode ser uma "cagada") até sair o ar ajudando com uns abanos leves ao filtro ou mantendo a tubagem de saída mas na horizontal a debitar para dentro de um alguidar até que saia o ar todo e seguidamente colocar tudo no local sem desligar o filtro claro está.

 

(Isto também se aplica a quando da limpesa dos filtros)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas as dicas...mas continuo sem conseguir ferrar o filtro...

 

Já limpei...lubrifiquei....já pus a trabalhar fora...mass depois qd ligo volta a não ferrar....será que se estragou com o corte de corrente....o electroiman está em bom estdo...o eixo intacto...não entendo....

 

alguém pode dar mais alguma ideia...

 

desde já obrigado

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o filtro abaixo do nivel da agua, sopras pla saida para tirares toda a agua do tubo de saida... de seguida ele vai encher normalmente (cuidado para meteres outra vez o tubo de saida acima do nivel de agua...), aguardas um ou dois minutos e ele repoe o nivel, chocalhas um pouco para as bolhas subirem e ligas... tem de mandar agua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O que me acontece, é que qualquer que seja a maneira como faço...quando ligo o filtro, este começa a deitar água, e ao mesmo tempo faz imenso barulho no rotor...parece que está a martelar....depois o fluxo da água diminui, até ficar apenas um fio de água, e o barulho continua....

acaba por estar a tirar agua, mas muito pouco....

já abanei...suguei....vazei e enchi através do botão de ferrar...e o resultado é sempre o mesmo....

 

um abraço

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relacao a ferrar o filtro a melhor solucao é encher o "balde do filtro" e ligares as mangueiras, acegurate que a magueira de saida nao tem agua.

depois com um copo enches a mangueira de entrada de agua con geitinho.. assim que nao levar mais agua mergulhas a mangueira do aquario e ligas o filtro vai resultar (este procedimento é o melhor se nao queres tirara nada do sitio, so desengatas a mangueira que suga a agua)

 

 

1- questao;

eu questumo desligar o filtro a noite, supostamente para os peixes dormirem mais descansados, tou a faser bem ou nem por isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- questao;  

eu questumo desligar o filtro a noite, supostamente para os peixes dormirem mais descansados, tou a faser bem ou nem por isso?

 

Nem por isso :lol: estás a provocar más condições às bacterias nitrificantes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem por isso Confused estás a provocar más condições às bacterias nitrificantes...

E consequentemente aos peixes :lol:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pior que isso tudo ( e principalmente se tiveres plantas, que a noite so consomem oxigenio tambem ) como não tens movimentação de agua a superficie, nao se dão as trocas gasosas e os peixes podem ficar com muito pouco oxigenio na agua.

 

por isso nunca desligues o filtro... sao necessarios para apanhar apanhar a porcaria e manter as bacteras nitrificantes vivas ( pois sao elas que processam a amonia e os nitritos que sao muito toxicos para os peixes ) e porque movimenta a agua para os peixes terem oxigenio

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Obrigado pelas dicas também....

 

Já resolvi o caso ....de tanto pensar , lá consegui dar com o problema.

 

O rotor tem um iman....esse iman tem duas peças...tipo anilhas de plástico branco...que neste caso são brancas...mas que noutro filtro meu fluval são pretas...a anilha de cima encaixa no iman, e a de baixo apenas faz de apoio.

 

Não sei porquê, mas estas duas anilhas de plástico estavam soltas...limitei-me a colá-las...e ferrou logo...

 

fica a explicação dada...pode ser que seja útil a mais alguém.

 

 

um abraço e obrigado pela disponibilidade do pessoal.

sig.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ó pá... eu já me podia ter lembrado disso mesmo porque já me aconteceu amim também com o eheim 2026.

A turbina descolou! mas atenção a isso, tens garantia do fabricante de 3 anos!!!

 

Pega nessa turbina e leva onde comprastes e eles são obrigados a darem-te uma nova! se se armarem em esquisitos como me aconteceu a mim na loja onde comprei, contacta a eheim directamente atravez da net e expõe o caso.

 

Isso vai voltar a descolar de certeza, eu na altura tambem colei com super cola e passado 1 mês descolou novamente, e à segunda vez lá me trocaram a turbina... na hora da compra é tudo muito bonito, depois para darem garantia ao material... enfim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.