Como é que um peixe dorme?


Wooddy Weaver

Recommended Posts

Eu sei que não tema sobre doenças, plantas, equipamento ou outra coisa parecida, mas aqui eu tenho a certeza que alguém vai ler.

 

Tenho uma grande dúvida: como é que os peixes dormem?? eles passam de facto por um dormir ou apenas descansam, no fundo..??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Escalar é um peixe engraçado qd dorme...ressona :) ...tou a brincar! Agora a sério, tem tendência a afocinhar no substrato...é mt giro. Um peixe q eu, apesar de não ter reparado bem, axo q não adormece calmamente, é o dânio-zebra. Tenho a ideia q tá sempre mexer, mas agora não m lembro. Por exemplo, um peixe q até muda de côr/pigmentação são os Kribensis...ficam com um padrõ axadrezado.

 

Abraços, Carlos

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tubarões (refiro-me aos verdadeiros do mar) como têm que estar sempre em movimento para respirar dormem ligando um piloto-automático, nadam lentamente em linha recta ou ligeiramente curva. É por isso que não são possíveis de manter em aquário morrem de sono - verdade.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li algures à muito tempo que o peixe descansa apensa 50% do cérebro sendo que os outros 50% asseguram as funções mais importantes para o mesmo.

Do tipo, 50% a dormir e 50% para nadar e respirar (sim, não vão eles morrer afogados durante o sono!! :lol: ).

 

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Amigos,

 

As minhas Botias dormem deitadas no fundo do aquário. As vezes ficam até com a barriga para cima.

Quando alguem faz um movimento brusco, elas acordam e saem nadando.

 

A primeira vez que vi, pensei que estavam mortas.

 

Um forte abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Este topico já é antigo, mas interessante.

 

os Ottos. acho que nao dormem, aqueles peixes tao sempre de um lado para o outro. A corydora hummm parece que fica mais activa á noite. Os platys sim, esses esconde-se atras de plantas ou pedras e ficam rentinhos ao areão.

 

É interessante.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

da que pensar... se os peixes so tem memória que chegue para se lembrarem dos ultimos 10 segundos da vida deles, sonharão com o quê?

 

:D

 

é interessante olhar para eles com uma lanterna pequena para verificar pequenas diferenças em relação ao período diurno... os meus tetras perdem a cor quase completamente... mas continuam a nadar em formação.. talvez um pouco mais dispersos do que durante o dia.

 

ha peixes como os botia palhaço que se tornam mais activos ao nascer e ao por do sol... nao sei se ha aí especies comuns que sejam 100% noctivagas. seria importante saber, para a evitar juntar predadores nocturnos com presas que dormem de noite :?

 

ora aqui esta uma preocupação que a malta dos aquarios plantados nao tem! :o mais um ponto a favor! hihihihih

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a que pensar... se os peixes so tem memória que chegue para se lembrarem dos ultimos 10 segundos da vida deles, sonharão com o quê?

Mas alguém acaba com este mito? o que raio quer dizer "os peixes" ??? um Óscar é comparável a um C. auratus? quem raio começou esta história dos 3s ou 10s ou seja o que for? andamos todos a ver a TVI? Bolas, já chega de desinformação...

 

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li algures à muito tempo que o peixe descansa apensa 50% do cérebro sendo que os outros 50% asseguram as funções mais importantes para o mesmo.

Do tipo, 50% a dormir e 50% para nadar e respirar (sim, não vão eles morrer afogados durante o sono!!  cheers ).

 

Nuno

 

Oi, acho que o que referes não são os peixes mas os golfinhos... os golfinhos é que precisam de vir respirar para não morrerem afogados daí deixarem metade do cerebro acordado para executar essas funções.

 

abraços

Tiago Pereira... O meu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende depois das espécies como é que dormem, os neons, por exemplo dormem junto ao substrato

Os meus neons dormem colados ao vidro de tras, e espalhados uns dos outros, e ca pa cima, n se metem junto ao substracto.

Quanto aos tubaroes martelo esses n dormem, tao spre dumalado po outro, o bala fika kieto num sitio e n se mexe, os botia escondem-se atras troncos n da pa ver, a enguia axo q dorme de dia, a noite anda passear pelo akua, o bicolor e o frenatus albino n sei, andam spre atras das plantas.... :roll:

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zanito de facto o martelo nunca o vi parado uma vez que fosse so se ligar o piloto automatico mesmo, mas o gajo tem de dormir senao morria de esgotamento i think :roll::roll::?: ... o frenatus o meu farta-se de dormir junto ao areao as vezes ate fica meio de lado... as corys tb dormem no areao.... quem nunca dorme mesmo sao as plantas :) é sempre a dar-lhe na clorofila ehhe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim as botias são as melhores a dormir. Dormem de lado e até como já foi aki referido de barriga para cima.

Quanto aos escalares é facil reparar kd estao em reposo... ficam no fim do akua sobre os "bigodes" e com o nariz no areão.

 

Aproveito tambem para deixar NOVAMENTE o aviso a quem tiver luzes com temporizador para não esquecerem k os peixes n têm palpebras e k kd as luzes ligam ferem os olhos dos peixes. Basta ver eles a nadar loucamente de um lado pro outro kd s liga as luzes. Existem aparelhos que fazem com k o ligar seja algo progressivo como o nascer do dia (vi isso algures na net). Uma outra ideia é ligar a luz do quarto lentamente antes da do aquario ligar (embora kt a mim n seja sufeciente). O peixe k vejo sofrer mais com isto é o escalar.

 

Obg

RobCC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 anos depois...
Os tubarões (refiro-me aos verdadeiros do mar) como têm que estar sempre em movimento para respirar dormem ligando um piloto-automático, nadam lentamente em linha recta ou ligeiramente curva. É por isso que não são possíveis de manter em aquário morrem de sono - verdade.

 

Abraço,

Pedro

 

 

Se morrem de sono como é que eles têm tubarões no oceanario??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O oceanário é bastante grande da para eles irem nadando em linha recta o que ele quis dizer penso eu é que não da para estarem em tanques pequenos que me nossas casas seriam autênticos oceanários mas para o tamanho deles não é nada...

 

 

Abraço

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tubarões não nadam em linha recta, procuram cavernas ou sitios que tenham uma forte corrente, ai descansam o cerebro por fases, pois os tubarões não podem deixar que a água lhes deixe passar pelas guelras se não sufocam, quanto aos peixes que não sejam os cartilaginosos(tubarões, rais,quimeras, etc..), não tem este problema, pois as trocas gasosas são feitas de outra maneira nas guelras, logo as maneiras de dormir são variadas. Deixo aqui mais uma curiosidade enquanto voces vem um escalar ou um discu a nadar para traz, nunca vão ver o tubarão a faze lo porque anatomicamente é lhe impossivel fazer isto, pois se o fizesse iria começar a sufocar. Isto dos tubarões não se aplica aos de água doce, pois esses são peixes osseos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau! Estamos a bater records: desenterrar um tópico com > 6 anos :discuss_gathering:

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus barbos sumatra, durante a noite apenas ficam nadando contra a corrente +/- com o mesmo módulo de velocidade do que esta, parecendo assim estarem parados, julgo que será para manter a água a passar nas guelras, não morrendo assim durante o sono. É algo parecido com o comportamento dos tubarões.

 

PS: Acho que se tiveres uma corrente suficientemente forte para oxigenar as células do tubarão conseguirás mantê-lo em aquário.

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.