Estou em desespero...doença q não consigo identificar


Visitante

Recommended Posts

Boa Noite....

Preciso de ajuda pois, estou com uma doença no aqua que me está a afectar os peixes, o que se passa é que eu introduzi 2 dias antes da doença aparecer 3 gupis novos no meu aqua sem fazer a quarentena (A ESTUPIDEZ DO SÉCULO), um dos espécimes tinha a cauda um bocado rasgada mas eu não dei importância :( , passados dois dias a cauda começou a desaparecer bem como as barbatanas laterais que chegaram a desaparecer (peixe já morto) agora os outros gupis tem a cauda atacada e além disso parece haver um fungo cinza filamentoso que aparece ao longo do corpo e os peixes atacados vão perdendo peso, os restantes peixes não dao mostra da doença (um casal de espadas, 2 limpa-vidros e 1 pletcostumos) os gupis já residentes são os mais atacados. Que posso eu fazer (aqua já a funcionar há 3 meses). Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, tudo fixe?

 

Não sou muito experiente nestas coisas da pesca e também já tive um Gupi que morreu desse problema. Por acaso, foi o Gupi mais bonito que alguma vez tive. Quanto a uma solução, nunca experimentei uma com sucesso. Mas de acordo com uma tabela de doenças que estava no interior de uma embalagem da Avipar, isso poderá ser Costia, Chilodonella, Oodinium ou Tuberculose. O catálogo aconselha o uso Avipar anti-fungus (é claro que vendem o peixe, entenda-se produto, deles). Mas tanto quanto sei, a tuberculose não tem cura. Espero que consigas salvar os peixinhos. Comprar peixes é um vício, mas pode ser terrivelmente cruel para alguns bichinhos. Muitas lojas de animais tratam-nos como se fossem de borracha e existem muitas que têm peixes a morrer nos aquários. Infelizmente é assim.

 

Um abraço,

 

Michel Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se entenderes bem inglês: :wink:

 

http://www.waterlife.co.uk/waterlife/waterlife.htm

 

:) Disease Diagnosis

8) Doença Nº 4

 

É uma doença de origem bacteriológica, deves tratar com WaterLife Myxazin ou outro desinfectante equivalente. A adição de uma pequena dose de sal tb ajuda.

 

Tudo isto claro, com os peixes num aqua próprio com boa oxigenação e nada de comida.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

So para "completar" o Pedro:

 

-WaterLife Myxazin

-JBL Furanol

-SERA Bactopur

 

Dá a entender que é uma doença bacteriana. Um destes remédio acima citados ajuda.

 

2 conselhos:

1º - Fazer sempre quarentena!!

2º - Desconfiar sempre de peixes com barbatanas esfarrapadas!! De preferência evitar comprar... (penso eu de que... :) )

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

pela descrição que fazes, isso parece mesmo doença causada por bactérias. Trata-os com um dos medicamentos já descritos, e tens também que acertar o pH, senão os peixes vão voltar a adoecer com esta ou outra doença qq....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado a todos pela atenção.

Acho que tinham razão quanto a ser bactérias acho q descobri a causa (o que não abona muito a meu favor quanto á capacidade de ter peixes :( ). provávelmente era um limpa vidros que estava morto no aqua ( ja o encontrei em decomposição) :cry: e de certeza era por isso q as bactérias voltavam sempre após novo tratamento com antibacteriano (pura negligência da minha parte :) ) ao menos espero ter aprendido a lição e espero não ter mais baixas. vou fazer uma mudança total da água será correcto? Espero que me ajudem sobre o q devo fazer agora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazer uma mudança total da água será correcto? Espero que me ajudem sobre o q devo fazer agora

Total não.

Faz uma parcial hoje e uma daqui a 2 dias, por exmplo.

 

Se os peixes ainda mostrarem problemas faz um tratamento a tudo. Se estiverem bem só as TPA's.

 

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais