Visitante Publicado Janeiro 26, 2004 Publicado Janeiro 26, 2004 Olá a todos, :D Eu sei que este assunto tem sido discutido no fórum, tive o cuidado de vêr os outros tópicos e segui algumas indicaçóes, no entanto não consigo baixar os niveis de nitratos-50mg/L ( o teste é da Tetra e não é muito preciso). Vou descrever o meu aquário e os ultimos acontecimentos para que alguem mais experiente me possa ajudar (sou uma novata na aquariofilia, tenho um aquário à 4 meses). Medidas:80*30*43 Filtro ext. Eheim 2213 (440l/h) Decoração: Areão do rio+ Algumas pedras a formar esconderijos+1 vaso+1 tronco artificial. Plantas:1 anubia+3 cabombas+ 4 espadas de não-sei-o-quê +3 Alternantheras+3 equinodorus(para a próxima escrevo o nome das plantas correctamente...) Fauna: 10 Tetra neons+2 casais de colisas+3 otos+3bótias+2 corys+2 lábeos bicolor+1 limpa vidros+alguns guppies nota: os bótias, corys, lábeos e guppies ainda são pequenos. Ph: 7,5 Temperatura: 26º Amoniaco: 0mg/L nitritos: <0,3mg/L nitratos: 50mg/L À cerca de 2 semanas fiz um tratamento com saprocont (alguns peixes andavam a roçar-se), e retirei o carvão activado mas não retirei a cerâmica. No sábado substituí 25% da água, passado algumas horas os nitratos estavam a 100mg/L. No domingo fiz nova substituição de água, de 30% e os nitratos baixaram para 50mg/L. Hoje fiz nova medição e continuam nos 50mg/L... Penso fazer nova substituição de água amanhã. A agua da torneira tem ph de 8, por isso costumo utilizar 1 L de agua 7 Fontes para 5 L de agua da torneira. Não consigo descobrir a razão para este aumento e já pensei se o filtro não estará a funcionar mal, ou se as matérias filtrantes não são as aconselhadas: Tenho em 1º lugar(quando a agua entra no filtro) 2 esponjas azuis, de seguida tenho cerâmica, + 2 esponjas azuis, + "resina"(aconselharam-me a colocá-la por causa das algas), + Lã ou esponja branca e por fim o carvão activado. Quando abri o filtro no sábado, a cerâmica estava verde (cor do saprocont), será que o medicamento matou as bactérias da cerâmica? Desde já agradeço a vossa atenção e simpatia, e fico a aguardar a V/ ajuda. Célia Citar
Visitante Publicado: Janeiro 26, 2004 Publicado: Janeiro 26, 2004 viva, De facto é muito estranho. Que "resina" é essa que usas por causa das algas? Experimenta medir os nitratos da agua da torneira e 7 fontes. E experimenta retirar o carvão activado. Por fim se não confias nesse teste compra um mais preciso. Eu tenho um JBL, e é muito bom. Citar
anibal-mota Publicado: Janeiro 26, 2004 Publicado: Janeiro 26, 2004 Olá !! já medis-te os nitratos à saida da torneira? Pode ser a água da torneira...Eu o ano passado tive o mesmo problema que tu, mas era o teste que estava estragado...Alem disso penso que as massas filtrantes que tens no filtro são insuficientes... Boa Sorte Citar
Visitante Publicado: Janeiro 26, 2004 Publicado: Janeiro 26, 2004 Olá, :D Em primeiro lugar, obrigado pela vossa ajuda. Em relação às aguas que utilizo, fiz todos os testes antes de as utilizar: a da torneira tinha os nitratos 0,3 mg/L e a 7 Fontes a < 0,3 mg/L. A tal "resina" é o Phosfat Stop, disseram-me que combatia as algas... O Anibal acha que as matérias filtrantes talvez não sejam suficientes, podem então aconselhar-me de acordo com a vossa experiência e com as características do meu aqua? Pelo que tenho lido no fórum, não aconselham o uso do carvão activado diariamente, pois não? Outra duvida que tenho é em relação à cerâmica que tinha no filtro quando utilizei o saprocont, ficou verde...Possivelmente eliminou o tratamento, o que acham? Desculpem tanta pergunta... Obrigado. Citar
Luis Queiroga Publicado: Janeiro 26, 2004 Publicado: Janeiro 26, 2004 Olá Não consigo descobrir a razão para este aumento e já pensei se o filtro não estará a funcionar mal, ou se as matérias filtrantes não são as aconselhadas: será que o medicamento matou as bactérias da cerâmica? Os dados que dás indicam, precisamente, que o filtro está a funcionar muito bem, sendo que as bactérias transformam o amoníaco em nitritos e estes em nitratos. Estes podem ser utilizados pelas plantas ou eliminados pelas trocas parciais. Será que não estás a deitar comida a mais ? Aconselho a não te preocupares se os peixes estiverem bem. Abraços Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
nunomiguel Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Boas, Quanto tempo tem o carvão? Não estará saturado? Não convêm utilizar carvão e fazer tratamento junto. Os dados que dás indicam, precisamente, que o filtro está a funcionar muito bem, sendo que as bactérias transformam o amoníaco em nitritos e estes em nitratos. Também concordo. cerâmica que tinha no filtro quando utilizei o saprocont, ficou verde...Possivelmente eliminou o tratamento, o que acham? Pode acontecer é o tratamento matar as bactérias. A cerâmica não "anula" os medicamentos. O carvão é que remove... Aconselho a não te preocupares se os peixes estiverem bem. Sim, mas a longo prazo vai ter problemas. 50mg/l é muito elevado (a meu ver)... Aconselho: - retirar carvão e a massa removedora de fostatos do filtro, deixando apenas esponjas e cerâmica; - lavar matérias filtrantes; - fazer TPA's para remover excesso de nitratos. Podes adicionar medicamento mediante a quantidade de água retirada; - Aspirar/sifonar fundo; Isto na minha opinião... Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá Luis Nos ultimos dias tenho pesquisado sobre esta questão dos nitratos, e com a v/ ajuda já estou mais calma, já sei que não é assim tão grave...falta de experiência... Em relação à alimentação, penso que não dou demais porque tenho lido que devemos dar o suficiente para os peixes conseguirem comer tudo,no espaço de 1 a 5 min., os meus comem o que lhes dou antes de 1 min.... Obrigado pela atenção Célia Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá Penso que já estas encaminhada na resolução do problema mas queria colocar-te uma questão. O teste que tens é de nitritos ou nitratos ? Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
Visitante Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá Nuno, Em relação ao carvão, o que tinha no filtro antes de fazer o tratamento já tinha 4 meses...No sábado coloquei novo, mas os niveis de nitratos subiram nas 2 semanas que fiz o tratamento... Agora vou seguir os v/ conselhos e vou tentar comprar um teste novo, mas acho que a loja onde vou, só tem da tetra...costumam fazer estas compras na Net? Qual o sitio que aconselham? Célia Citar
Visitante Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá João, Tenho testes de Amoníaco, de Nitritos e de Nitratos. Os niveis de Nitritos estão <0,3 mg/L. Já coloquei a hipotese dos testes não serem muito precisos... Célia Citar
João Lázaro Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Se medires pela àgua da torneira teóricamente todos esses valores têm de estar a 0 ou muito perto do 0. Citar Discus Power !! Cumprimentos, João Lázaro www.aquariofilia.online.pt
nunomiguel Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá, Os testes podem estar estragados... mas se dão valores "correctos" na água de garrafão e torneira... humm... não sei... O único teste que tive estragado foi de amônia. A escala ia de verde a azul. Depois de fazer o teste obtia a cor castanha (tanto em água da torneira, como garrafão e inclusivé destilada). Eu não uso carvão. Só depois dos tratamentos para "limpar" melhor a água. o que tinha no filtro antes de fazer o tratamento já tinha 4 mesesEles (a marca) dizem para substituir o carvão depois de XX tempo. A meu ver não nos podemos guiar pelo tempo de uso do carvão. Depende da água que ele filtra. Se a água for sempre muito má, carregada de substâncias xpto (esqueci o nome... ups... ) satura mais rapidamente do que a filtrar água mais limpa. mas os niveis de nitratos subiram nas 2 semanas que fiz o tratamento... Também já me aconteceu isto. Mas foi até aos 20mg/l e depois da TPA baixou e nunca mais subiu... Eu não comprava para já o teste. Experimentava as dicas acima mencionadas primeiro... Isso tem de baixar. Inda por cima se tens água da torneira "sem" nitratos... Abraços, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
Visitante Publicado: Janeiro 27, 2004 Publicado: Janeiro 27, 2004 Olá, Obrigado a todos pela v/ ajuda. Vou seguir as v/ dicas e depois dou noticias... Quero aproveitar para agradecer e dar os parabéns a todos os responsáveis pelo Fórum. É muito tranquilizante para nós "novatos", termos um sitio destes com tanto pessoal simpático, sempre pronto a ajudar. Célia Citar
Recommended Posts