Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, :D

Eu sei que este assunto tem sido discutido no fórum, tive o cuidado de vêr os outros tópicos e segui algumas indicaçóes, no entanto não consigo baixar os niveis de nitratos-50mg/L ( o teste é da Tetra e não é muito preciso).

Vou descrever o meu aquário e os ultimos acontecimentos para que alguem mais experiente me possa ajudar (sou uma novata na aquariofilia, tenho um aquário à 4 meses).

Medidas:80*30*43

Filtro ext. Eheim 2213 (440l/h)

Decoração: Areão do rio+ Algumas pedras a formar esconderijos+1 vaso+1 tronco artificial.

Plantas:1 anubia+3 cabombas+ 4 espadas de não-sei-o-quê :oops: +3 Alternantheras+3 equinodorus(para a próxima escrevo o nome das plantas correctamente...)

Fauna: 10 Tetra neons+2 casais de colisas+3 otos+3bótias+2 corys+2 lábeos bicolor+1 limpa vidros+alguns guppies

nota: os bótias, corys, lábeos e guppies ainda são pequenos.

Ph: 7,5

Temperatura: 26º

Amoniaco: 0mg/L

nitritos: <0,3mg/L

nitratos: 50mg/L

À cerca de 2 semanas fiz um tratamento com saprocont (alguns peixes andavam a roçar-se), e retirei o carvão activado mas não retirei a cerâmica.

No sábado substituí 25% da água, passado algumas horas os nitratos estavam a 100mg/L. No domingo fiz nova substituição de água, de 30% e os nitratos baixaram para 50mg/L. Hoje fiz nova medição e continuam nos 50mg/L...

Penso fazer nova substituição de água amanhã. A agua da torneira tem ph de 8, por isso costumo utilizar 1 L de agua 7 Fontes para 5 L de agua da torneira.

Não consigo descobrir a razão para este aumento e já pensei se o filtro não estará a funcionar mal, ou se as matérias filtrantes não são as aconselhadas:

Tenho em 1º lugar(quando a agua entra no filtro) 2 esponjas azuis, de seguida tenho cerâmica, + 2 esponjas azuis, + "resina"(aconselharam-me a colocá-la por causa das algas), + Lã ou esponja branca e por fim o carvão activado.

Quando abri o filtro no sábado, a cerâmica estava verde (cor do saprocont), será que o medicamento matou as bactérias da cerâmica?

Desde já agradeço a vossa atenção e simpatia, e fico a aguardar a V/ ajuda.

Célia

Publicado:

viva,

De facto é muito estranho.

Que "resina" é essa que usas por causa das algas?

Experimenta medir os nitratos da agua da torneira e 7 fontes.

E experimenta retirar o carvão activado.

Por fim se não confias nesse teste compra um mais preciso. Eu tenho um JBL, e é muito bom.

Publicado:

Olá !!

já medis-te os nitratos à saida da torneira?

Pode ser a água da torneira...Eu o ano passado tive o mesmo problema que tu, mas era o teste que estava estragado...Alem disso penso que as massas filtrantes que tens no filtro são insuficientes...

Boa Sorte

Publicado:

Olá, :D

Em primeiro lugar, obrigado pela vossa ajuda.

Em relação às aguas que utilizo, fiz todos os testes antes de as utilizar: a da torneira tinha os nitratos 0,3 mg/L e a 7 Fontes a < 0,3 mg/L.

A tal "resina" é o Phosfat Stop, disseram-me que combatia as algas...

O Anibal acha que as matérias filtrantes talvez não sejam suficientes, podem então aconselhar-me de acordo com a vossa experiência e com as características do meu aqua? Pelo que tenho lido no fórum, não aconselham o uso do carvão activado diariamente, pois não? Outra duvida que tenho é em relação à cerâmica que tinha no filtro quando utilizei o saprocont, ficou verde...Possivelmente eliminou o tratamento, o que acham?

Desculpem tanta pergunta... :oops:

Obrigado.

Publicado:

Olá

Não consigo descobrir a razão para este aumento e já pensei se o filtro não estará a funcionar mal, ou se as matérias filtrantes não são as aconselhadas:
será que o medicamento matou as bactérias da cerâmica?

Os dados que dás indicam, precisamente, que o filtro está a funcionar muito bem, sendo que as bactérias transformam o amoníaco em nitritos e estes em nitratos.

Estes podem ser utilizados pelas plantas ou eliminados pelas trocas parciais.

Será que não estás a deitar comida a mais ?

Aconselho a não te preocupares se os peixes estiverem bem.

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Boas,

Quanto tempo tem o carvão? Não estará saturado? Não convêm utilizar carvão e fazer tratamento junto.

Os dados que dás indicam, precisamente, que o filtro está a funcionar muito bem, sendo que as bactérias transformam o amoníaco em nitritos e estes em nitratos.

Também concordo.

cerâmica que tinha no filtro quando utilizei o saprocont, ficou verde...Possivelmente eliminou o tratamento, o que acham?

Pode acontecer é o tratamento matar as bactérias. A cerâmica não "anula" os medicamentos. O carvão é que remove...

Aconselho a não te preocupares se os peixes estiverem bem.

Sim, mas a longo prazo vai ter problemas. 50mg/l é muito elevado (a meu ver)... :)

Aconselho:

- retirar carvão e a massa removedora de fostatos do filtro, deixando apenas esponjas e cerâmica;

- lavar matérias filtrantes;

- fazer TPA's para remover excesso de nitratos. Podes adicionar medicamento mediante a quantidade de água retirada;

- Aspirar/sifonar fundo;

Isto na minha opinião... 8)

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá Luis :)

Nos ultimos dias tenho pesquisado sobre esta questão dos nitratos, e com a v/ ajuda já estou mais calma, já sei que não é assim tão grave...falta de experiência...

Em relação à alimentação, penso que não dou demais porque tenho lido que devemos dar o suficiente para os peixes conseguirem comer tudo,no espaço de 1 a 5 min., os meus comem o que lhes dou antes de 1 min....

Obrigado pela atenção

Célia

Publicado:

Olá

Penso que já estas encaminhada na resolução do problema mas queria colocar-te uma questão. O teste que tens é de nitritos ou nitratos ?

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Publicado:

Olá Nuno, :)

Em relação ao carvão, o que tinha no filtro antes de fazer o tratamento já tinha 4 meses...No sábado coloquei novo, mas os niveis de nitratos subiram nas 2 semanas que fiz o tratamento...

Agora vou seguir os v/ conselhos e vou tentar comprar um teste novo, mas acho que a loja onde vou, só tem da tetra...costumam fazer estas compras na Net? Qual o sitio que aconselham?

Célia

Publicado:

Olá João,

Tenho testes de Amoníaco, de Nitritos e de Nitratos. Os niveis de Nitritos estão <0,3 mg/L.

Já coloquei a hipotese dos testes não serem muito precisos...

Célia

Publicado:

Se medires pela àgua da torneira teóricamente todos esses valores têm de estar a 0 ou muito perto do 0.

Discus Power !!

Cumprimentos,

João Lázaro

www.aquariofilia.online.pt

Publicado:

Olá,

Os testes podem estar estragados... mas se dão valores "correctos" na água de garrafão e torneira... humm... não sei... :)

O único teste que tive estragado foi de amônia. A escala ia de verde a azul. Depois de fazer o teste obtia a cor castanha (tanto em água da torneira, como garrafão e inclusivé destilada).

Eu não uso carvão. Só depois dos tratamentos para "limpar" melhor a água.

o que tinha no filtro antes de fazer o tratamento já tinha 4 meses
Eles (a marca) dizem para substituir o carvão depois de XX tempo. A meu ver não nos podemos guiar pelo tempo de uso do carvão. Depende da água que ele filtra. Se a água for sempre muito má, carregada de substâncias xpto (esqueci o nome... ups... 8):wink: ) satura mais rapidamente do que a filtrar água mais limpa.

mas os niveis de nitratos subiram nas 2 semanas que fiz o tratamento...

Também já me aconteceu isto. Mas foi até aos 20mg/l e depois da TPA baixou e nunca mais subiu...

Eu não comprava para já o teste. Experimentava as dicas acima mencionadas primeiro... Isso tem de baixar. Inda por cima se tens água da torneira "sem" nitratos...

Abraços,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Olá, :)

Obrigado a todos pela v/ ajuda.

Vou seguir as v/ dicas e depois dou noticias...

Quero aproveitar para agradecer e dar os parabéns a todos os responsáveis pelo Fórum. É muito tranquilizante para nós "novatos", termos um sitio destes com tanto pessoal simpático, sempre pronto a ajudar.

8)

Célia

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!