arty77 Publicado Fevereiro 13, 2006 Publicado Fevereiro 13, 2006 Gostaria de dicas em relação a adquirir e manter um aquário dedicado para efectuar tratamento a peixes doentes, que permita tratar 2 a 3 peixes em simultâneo e com um baixo custo. Em relação a bactericidas, que produto recomendam? Será boa ideia fazer um tratamento rápido aos novos peixes aquando da aquisição? Que medicamentos (antibióticos, bactericidas, ...) recomendam ter em casa por forma a permitir atacar as doenças mais comuns rápida e eficazmente? Obrigado desde já Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
zpoliveira Publicado: Fevereiro 13, 2006 Publicado: Fevereiro 13, 2006 Em relação aos medicamentos não posso ajudar, mas um aquário para fazer quarentena/profilaxia aos peixes entes de os colocar no aquário "principal" é, sem dúvida, um bom investimento que pode salvaguardar a saúde dos indivíduos que tiveres à mais tempo! Zé Pedro
arty77 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2006 Não fazia ideia que iria ter o próximo paciente neste curto espaço de tempo mas aconteceu. Esta semana reparei que um dos Tetra Santa Filomena estava sempre parado no mesmo sítio próximo à superfície da água. Ontem à noite reparei que ele está bastante afectado. A parte inferior da barbatana caudal desapareceu. E na zona da boca não está nada bonito, parecem-me fungos, brancos, e tem algumas zonas esburacadas... Passei num hipermercado e trouxe três produtos (Anti-Íctio, Anti-Fungos, e ToniGeral) da Avipar. Estou neste momento a aplicar-lhe o tratamento de choque, ou seja, movi-o para um pequeno recipiente de um litro e apliquei o tratemento dos três produtos. Segundo as instruções estou a aplicar isto durante 20 minutos. A seguir vou colocá-lo novamente no aquário de 10 litros que neste emergência vai passar a ser aquário hospital (tive de mudar uns neóns e camarões para o aqua principal, deixando neste apenas um caracol maçã, que não posso mudar devido a ter botias palhaço no outro), e aplicar o tratamento normal dos três produtos (isto porque não sei qual deles necessito aplicar). Se puderem dar algumas dicas para o tratamento agradecia. A seguir vou tentar colocar uma mensagem com duas fotos do peixe, para terem uma melhor ideia. Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
arty77 Publicado: Fevereiro 16, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2006 na zona da boca apresenta o que presumo serem fungos brancos e buracos/corrosão... sem a parte inferior da cauda, provavelmente por ter apodrecido... Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Sérgio Moreira Publicado: Fevereiro 17, 2006 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Arty77, Baktopur Direct da Sera JÁ!!!!! - no aquário hospital, porque esta bomba afecta o filtro biológico, seguindo a dosagem e o calendário de administração referido na embalagem. Falhaste os medicamentos por completo, porque não se tratam de fungos nem parasitas (íctio), mas sim bactérias - Columnaris a afectar a região bucal e a causar a necrose das barbatanas. Vai reportando a evolução. Sérgio Moreira
arty77 Publicado: Fevereiro 17, 2006 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2006 Boas Sérgio, obrigado pelas dicas. Hoje passei numa loja e arranjei esse Backtopur, entretanto já estou a aplicar o tratamento. Espero que o peixito consiga recuperar.. Vou dando notícias da evolução. Abraços, Artur Abraços, Artur Fonseca - Aqua60 -> Aqua200 -> Recife54 -> Recife396
Recommended Posts