O que é que se passa??


_skinner_

Recommended Posts

Facto muuuuuuuuuuuuito estranho:

 

tenho uma betta fêmea(com as caudas pequenas típicas de fêmea) num pequeno aquario em frente a um macho betta e não é que hoje encontrei um ninho de bolhas no aquario da femea? Não ha hipotese de ter sido feito pelo macho porque os aquarios sao isolados e devidamente tapados! O ninho foi feito pela femea,com a qual ja tenho tentado muitas vezes fazer criaçao mas sem sucesso! Parece que de repente virou macho!! Sinceramente não sei o k se passa,tou baralhado!!

 

Alguém que me possa dar um esclarecimento??

 

Obrigado!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Posso estar enganado mas quase que apostava que te venderam um macho.Há variedades de bettas com as barbatanas curtas.

 

Betta_imbellis.jpg

 

Isto é um macho por exemplo.

 

Como identificar uma femea:

 

female.jpg

 

Espero ter ajudado...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Skinner

 

Provavelmente é um macho, algumas lojas vendem machos tao jovens que ainda se parecem muito com femeas... e depois há lojista que nao sabem dedinguir um macho plakat de um femea normal... Se esperares uns meses deve sair daí um macho.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Esse betta tem uma manha preta nos operculos?

Factores recessivos fazem com que alguns machos voltem a ficar com as caracteristicas dos selgavens, barbatanas pequenas mancha negra nos operculos e uma grande vantagem em combate(mas mobilidade e menos sitio para ser mordido :wink: .

Se essa suposta fêmea não tiver o "botão branco" no ovopositor o mais certo é ser um macho.

Mas podes fazer a experiencia de o juntar com o outro macho, se esse ganhar o combate, é macho de certeza :) .

 

Um abraço fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim mas o problema é que esta é uma femea quase de certeza por duas razoes: o ponto branco é bastante notável e ja a coloquei junta com um macho e não houve nenhum comportamento estranho! Alias,ja fiz varias tentativas de tentar criar com esta femea mas nunca consegui,e agora ela fez no aquario um pequeno ninho de bolhas! Ela jovem não é,porque ja a tenho a alguns meses e de facto o seu tamanho é bastante considerável,tipico de uma femea adulta e não de uma betta jovem. Sera apenas um comportamento ocasional? Ou é impossivel bettas femeas fazerem ninho de bolhas? é um comportamento muito estranho mesmo...

 

Alguem que tenha mais informaçoes que me consiga esclarecer?

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Numa das minhas criações, enquanto a fêmea estava dentro do copo, dentro do aquário com o macho, a fêmea fez umas quantas bolhas no copo. Não foi o suficiente para constituir o ninho, mas já foi algo considerável.

 

Penso que esta é uma situação tão ou mais rara ainda do que ter fêmeas que ajudam o macho a levar os ovos fecundados para o ninho (pessoalmente, nunca assisti a este comportamento).

 

Existe ainda outra possibilidade: certos machos desenvolvem uma pinta branca, semelhante ao ovipositor, mas que de facto não o é. Por mera especulação, eu diria que este facto poderá uma anomalia genética provocada pelo elevado grau de consanguinidade a que os bettas estão sujeitos.

 

Mais simples que isto, realmente só com umas fotos é que poderemos tentar dar alguma certeza...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu já tive femeas que ajudavam a por os ovos no ninho e tambem ja tive macho que deixaram a femea a cuidar dos ovos.. enfim mae natureza no seu melhor... mas claro umas fotos eram bem vindasé a avaçliaçao seria melhor assim..

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais