Tratamento de tronco


Bangai

Recommended Posts

Boas

 

Adquiri um tronco em Abril, que esteve "de molho" até Junho, e a água do recepiente onde se encontrava estava sempre amarela (tipo chá). Tive de o retirar pois ia de férias, pois como os meus pais não sabiam de quanto em quanto tempo tinham de fazer as mudas de água nem sabiam se tinham tempo para as fazer. A minha pergunta é a seguinte: como é que faço o tratamento para poder pôr o tronco no aqua. Já agora, as espécies que tenho no aqua são: Pterophylum scalare, Synodontis eupterus, Colisa lalia e Polyacnthus fasciatus, tem algum mal ou afecta negativamente ou positivamente as espécies que mantenho? Se sim, digam de que forma.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Devias ferver o tronco para eleminares qualquer tipo de organismo que ele possa ter.

A coloração que ele manda para a agua não é prejudicial para os peixes. A unica coisa que o tronco pode alterar é o pH (fica mais ácido).

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quantas vezes é queo tenho de ferver? Como é que faço para fazer desaparecer essa coloração (não faz mal aos peixes mas à estética..não é assim tão bonito :wink: )? E quanto à flutuabilidade, como é que faço para o tronco a perder?

Desculpa estar-te a matraquilhar com questões, mas são duvidas que vão surgindo :D .

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o tronco esteve de molho 3 meses e não afundou? :wink: Meteste-o só dentro de agua e não o afundaste? Para ele perder a flutuabilidade tens de o prender debaixo de agua, com uma pedra atada ou algo do género.

Só depois de afundar é que vale a pena ferveres e esfregar com sal e meter antifungos, para eliminar qualquer organismo indesejado. Ferves para aí umas 3 vezes e esfregas com sal e metes de molho no anti-fungos.

Para tirares a cor castanha da agua é ires mudando a agua regularmente. Mas nunca vais conseguir tirar na totalidade.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quer dizer, o tronco "afundava" (era tipo astronauta, um pequeno toque e ele flutuava baixinho) se bem que também não pus nada para o afundar, deixei-o afundar-se naturalmente. Qual é a principal função do anti-fungos, sempre pensei que o sal fosse uma espécie de anti-fungos natural? Assim sendo qual é a principal função do sal? Então não há mesmo nada a fazer em relação à coloração da água?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não o afundares o ar dentro dele não fica sobre pressão suficiente para se libertar totalmente.

O sal e o antifungos acabam por fazer a mesma coisa, é apenas para jogar pelo seguro. :?

Da agua castanha só te livras com TPA´s regularmente :oops:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o anti-fungos podes adicionar ao aquario directamente, o sal se adicionares a um plantado...vai-te danificar as plantas gravemente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o que eu estava a dizer era para adicionar unicamente ao tronco e depois voltar a ferve-lo sem lhe fazer nada antes de colocar no aquário.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AHhhhhhhhhhhhhhh!!!! :!:

POR ISSO E QUE A MINHA AGUA DO AQUARIO ESTAVA CONSTANTEMENTE AMARELA COM TPA'S TODOS OS DIAS!!! :lol:

 

Okokokokok!

Agora percebi... O raio do tronco.. foi isso que meti na altura em que a agua comecou a ficar amarelada!! :lol:

 

Acabei de o tirar fora, e o meter numa panela a ferver... Incrivel.. A Agua saiu completamente turva!!! E ja esta na segunda fase e a ficar da mesma forma... :shock:

 

Deixem-me adivinhar.. Por mais que ferva, tera sempre o mesmo resultado?? Mas e da qualidade da raiz?? Quer dizer que isso vai acontecer com TODO o tipo de raizes/madeira que meter no aquario?? 8)

 

Um abraco,

 

Hugo Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AHhhhhhhhhhhhhhh!!!!  :!:  

 

Deixem-me adivinhar.. Por mais que ferva, tera sempre o mesmo resultado?? Mas e da qualidade da raiz?? Quer dizer que isso vai acontecer com TODO o tipo de raizes/madeira que meter no aquario??  :lol:  

 

Um abraco,

 

Hugo Ferreira

 

sim, por mais que fervas a agua sai sempre amarelada, mas cada vez menos, depois de umas 10( :shock:) fervuras ja podes por no aqua na boa...

e sim tens de fazer esse tratamento a todas as madeiras...

ps: se meteres bastante sal na agua de fervura sai mais tinta.

ps2:convem meter o tronco algum tempo em agua com anti-fungos.

João Mauricio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.