Melhor iluminação para aqua de 40l


Recommended Posts

também como a maioria pelo que vejo tou a procura da melhor ilumicacao pa um aqua de 40L.

queria gastar pouco e as medidas do aqua sao mas 50x25

o que me aconselham?

fluorcentes normais?compactas de 40w e +1/2 de 8w aquaglo(o que ta quase decidido)?hqi?alogeneo normais?

 

ajudem me!!!

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel

 

 

Para um aquário sem grande plantado tenho a certeza que um florescente de 15watts chega perfeitamente.HQI seria uma desperdicio de dinheiro.

 

Ainda bem que falaste nas lâmpadas de halogêneo pois nunca vi ng a referi-las neste Forum. E já agora aproveito para perguntar aos mais intendidos em plantas e iluminação: PK n lâmpadas de Halogêneo??

Tenho um amigo que utiliza unicamente uma lâmpada de halogêneo de 150watts num aquário de 150L e as plantas tão optimas!

 

 

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Ainda bem que falaste nas lâmpadas de halogêneo pois nunca vi ng a referi-las neste Forum. E já agora aproveito para perguntar aos mais intendidos em plantas e iluminação: PK n lâmpadas de Halogêneo??

Tenho um amigo que utiliza unicamente uma lâmpada de halogêneo de 150watts num aquário de 150L e as plantas tão optimas!

 

Agora que falaram em lâmpadas de halogêneo e flurescentes compactas, e como nunca tive nenhuma experiência em aquariofilia com elas, estive a ver as suas caracteristicas na Osram.

Pude verificar que para as de halogêneo a temperatura de cor é muito alta, entre 2900K e 3100K, comparando com a temp. de cor da luz solar ao meio dia (entre 5000K e 7000K, ver figura abaixo), embora umas lâmpadas destas sobre um aquário sem tampa dessem um grande look!!! :D :):P

 

temperatura.gif

 

Em relação às flurescentes compactas com balastro integrado apresentam temp. de cor na ordem dos 2700K, também bastante acima da luz de meio dia. Em relação às sem balastro não consegui saber a temp. de cor mas encontrei o gráfico do espectro, em que se pode ver que não é muito favorável às plantas.

 

omd_java_030.asp?strId=480&strResolution=lores&strTypA=grafik&strTypB=strahlungsverteilung&strEan=4050300006017&strFormat=JPG

 

Visto isto, no meu entender, as flurescentes Daylight são as mais indicadas para aquários no que respeita à relação qualidade/preço. Mas cada um pode tirar as suas conclusões e resultados de experiências. :D

 

 

E agora respondendo em concreto ao danielcvieira,

 

Penso que a melhor opcção se for um plantado, como li no outro tópico, seriam 2 flurescentes daylight de 15W!!! :)

 

As HQI são muito caras e só são aconselhadas para aquários com alturas superiores a 50cm, mas mesmo assim ainda geram alguma controvérsia, há quem prefira única e exclusivamente as flurescentes!!! :D

 

Aqui fica o meu contributo. :P:?: :D

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema é que vou inventar um pouco neste aqua :lol:

a ideia é a tampa ficar entre 30 a 50 cm da superficie da agua(não,não sou maluco :lol: ,quer dizer as vezes :lol: )

vou fazer uma especie de paludario com cascata e a parte com agua que fica +- 30L reais vai ser um plantado.depois eu meto as fotos aqui.

agora o problema é mesmo a iluminacao.

tava quase inclinado para uma compacta de 40watts e duas de 8watts para as plantas.tipo aquaglo.que acham???

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As lampadas de Halogénio são um desperdício, por isso são pouco usadas...

 

Eu diria que a única vantagem de lampadas de halogénio é que têm um CRI razoável... porque de resto:

 

Tem uma baixa eficiência energética.

Duram pouco tempo.

Têm uma baixa intensidade luminosa

Emitem muito calor

 

Uma elevada percentagem da energia electrica destas lampadas é perdida pela forma de calor, logo quando acendem o filamento...

 

Isto aplica-se também às incandescentes...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é o que vou fazer.

tava quase inclinado para uma compacta de 40watts e duas de 8watts para as plantas.tipo aquaglo.que acham???

o pior mesmo é a distancia das lampadas da agua mas visto que o aqua fica com reais +- 30L e fico com 48w ou 56w da pa compensar.o que acham?

quantos watts meto?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma delas é a armasul nas Paivas do outro lado do Rio...

A outra é em Mem Martins e é a.... não me lembro do nome ... mas o numero de telefone é: 219220095. Falas com eles e dizes que precisas de flurescentes compactas daylight... eles tem de varios tamanhos e potencias...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Marco,

 

Estive agora a ver o catalogo da Sylvania e para as flurescentes compactas o máximo que achei foi de 5000K e da Osram 3100K!!! :shock:

 

É que se eu conseguisse as referências arranjava-as de borla!!! O meu pai tem uma empresa de electricidade!!! :shock:

 

Fica bem... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a referencia delas... só sei que são daylight... para alem do mais já não as tenho comigo, e assim não te consigo dizer...

Mas com as da Silvania 5000K já te desenrascas... um pouco amareladas mas podes compensar com actinias...

As outras era uma marca japonesa ou chinesa... mas também não tenho a referencia.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jedi!

 

Estive também à procura das fluorescentes compactas e o máximo que encontrei foi de 4000k da Osram!

 

http://www.osram.com.br/produtos/ilumgeral...pact/index.html

 

Só não consigo identificar quais são as daylight! Consegues dizer-me quais são??

 

Na vossa opinião a maior duração das compactas e a possibilidade de utilizar apenas uma para obter por exemplo 90W, compensa o seu custo mais elevedo em relação às fluorescentes?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi El Pacheco,

 

As daylight são as que têm temperatura de cor entre 5000K e 7000K, sendo que 6000K seriam o ideal!!!

 

Eu da Osram também não encontrei, e da Sylvania só encontrei de 5000K, mas já não é mau, já estamos a fazer progressos!!! :lol:8)8)

 

Se encontrares alguma coisa, manda as referências!!! :lol:

 

Em relação à tua questão não te posso responder, pois nunca as usei, temo é que em termos de lumens sejam menores que as flurescentes, dando assim "menos luz"!!!

 

Fica bem.. 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.