1º Aquário - Ajuda


silver_fox

Recommended Posts

bem, estou a montar o meu 1º aquário e tenho algumas dúvidas.

 

este aquário de 60L já esteve montado como substracto tinha um que fiz em casa com humus de planta e areia do rio (penso que foi um grande erro...) e passado uma semana de o ter montado assim pus os 1ºs peixes e plantas, uma plysperma, uma cabomba se não estou em erro e 6 guppys, como resultado morreram quase todos os guppys, salvando-se 2 fêmeas que meti num aqua de 15l e uma das quais teve alevins.

 

esvaziei o de 60L , lavei o areão, filtei-o, fervi-o assim como todas as pedras e voltei a montá-lo com um substracto da SERA.

 

enchi-o com água tratada com anti-cloro da avipar e ficou com a bomba de ar, filtro e aquecedor a trabalhar, passados 2 dias experimentei transpor a Guppy que tinha tido os alevins para este aquário, com todo o cuidado, utilizei inclusive um saco de plástico novo e fiz tudo da melhor forma, mas ela acabou por morrer (começou a tentar respirar ar como se tivesse sofrido envenenamento químico).

 

o que fiz de errado? 2 dias a correr não são suficientes para iniciar um aquário com plantas?

 

obrigado desde já

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não não pus nada.

 

o que acho estranho é que o aquario de 15L onde pus os guppys que sobraram apenas tinha água com anti-cloro repousada e eles deram-se lá maravilhosamente..

 

então se eu puser bactérias quanto tempo deo esperar até que possa introduzir mais peixes? já agora, queria por um peixe de uma espécie mesmo resistente para que se houvesse problemas com a água eu o pudese salvar antes de morrer, como não consegui com os guppies :s que espécie aconselham?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem quanto a mim vais cair na sindrome dos novos aquarios que parece que todos caímos quando compramos um aquario...

Logico...aquario precisa de peixes neh?

Pois mas parece que vais ter de pensar em fazer tudo de novo como me aconteceu no primeiro aquario, quanto as bacterias chama-se ciclo do azoto e esse ciclo é exactamente um processo ao qual o aquario terá de passar para que seja no minimo identico ao ambiente natural...para alem disso... convem comprares plantas que sejam identicas ao teu ph....k terás de medir, quanto a mim devias procurar aqui um topico que falasse do ciclo do azoto e logo percebias o que tinhas feito de mal...

 

Boa Sorte e não desistas.

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph está de acordo com o necessário, está +/- 7, favorável aos guppies.

 

eu entendo o ciclo do azoto, não sabia é que demorava tanto tempo a iniciar-se...

 

então com as bacterias acrescentadas em quanto tempo e que peixe devo colocar?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não utilizares testes para amónia e nitratos? Assim que passar o pico do primeiro e começarem a aparecer os segundos pode ser uma boa altura para começares a colocar os peixes...

 

Boa Sorte!

Zé Pedro

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esses testes para amónia e nitratos encontram-se facilmente nas lojas de animais? e já agora há outros testes para ver se a água tem cloro ou quimicos nocivos?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o ph está de acordo com o necessário, está +/- 7, favorável aos guppies.

 

Se eles vêm de um pH 7 tudo bem, se vêm de um pH diferente a adaptação se for brusca pode matar o peixe.

 

eu entendo o ciclo do azoto, não sabia é que demorava tanto tempo a iniciar-se...

 

a iniciar-se demora um pouco..até ficares com um aquário maduro em termos dos compostos azotados..ainda te demora algum tempo

 

então com as bacterias acrescentadas em quanto tempo e que peixe devo colocar?

 

Eu não sou a favor dessas adições de bactérias..esses frasquinhos que transportam as bactérias não me inspiram grande confiança..dentro desses frascos as bactérias (aerobicas) não recebem grande oxigénio, e alem disso não pode haver nesse frasco grande renovação dos nutrientes necessários ao metabolismo procarionte (das batérias)..por isso acho algo questionavel a qualidade desses frasquinhos..

 

O que te aconselho é colocares apenas um peixe resistente (ancistrus, plecos, raposa voadora, CAE, ou um coridora ou outro peixe robusto..mas que esteja de encontro aquilo que tu queres colocar no aquario). Esse peixe é colocado passados 3 dias. So passados mais 15, 20 dias é que voltas a adicionar peixes.. sempre de forma gradual..isto se a tua ideia é um comunitário.. porque noutros tipos de aquarios a adição de peixes pode ter de ser um pouco diferente.

 

 

Já agora, uma dica.. se vais tar a usar sempre produto anti-cloro prepara-te que podes vir a gastar mais disso que latas de Ice Tea..

Em vez disso deixas a agua a arejar numa varanda num alguidar com arejamento com pedra difusora.. passadas 8 horas isso ta pronto..

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

esses testes para amónia e nitratos encontram-se facilmente nas lojas de animais? e já agora há outros testes para ver se a água tem cloro ou quimicos nocivos?

Qualquer produto químico é nocivo... agora depende é da concentração e do animal em questão. Até a própria água em questão H2O pode ser nociva... depende da concentração :wink:

 

Quanto aos testes de Amónia e Nitratos, facilmente encontras em qualquer loja de aquariofilia (tu referiste uma loja de animais, aí duvido que encontres facilmente).

Testes para Cloro, não sei se há. Se houver é para piscina, mas não precisas de te preocupar com o Cloro. Se não fizeres TPA's superiores a 33%, não precisas com que te preocupar, na maioria dos peixes.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado a todos, meti comida na água para que se decomponha e água do aquário onde os peixes estão bem (suponho que tenha já algumas bactérias) amanhã devo ir procurar um produto com bactérias e os testes de amónia.

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Testes para Cloro, não sei se há. Se houver é para piscina, mas não precisas de te preocupar com o Cloro. Se não fizeres TPA's superiores a 33%, não precisas com que te preocupar, na maioria dos peixes.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Dito dessa maneira até parece que o cloro é inofensivo.

Nas águas das TPA's, retirada da "rede" é sempre necessário a adição do produto anticloro.

O cloro é nocivo, especialmente para os peixes.

 

Pra evitar a adição deste produto, o mais fácil, faço-o à imenso tempo, é logo a seguir à TPA, encher um recipiente com água em quantidade suficiente para a próxima TPA e deixá-lo em repouso sem colocar nenhum produto.

O cloro ao fim de uma semana desaparece, não sendo necessária nenhuma bomba com pedra difusora a funcionar.

 

Se houver um espaço onde se guardar este recipiente, e a água da rede fôr de confiança, não trazer metais pesados nem nitratos misturados p.ex., é perfeitamente seguro e poupam-se "uns cobres". :wink:

 

ps.-convém que o recipiente tenha uma abertura larga, tipo recipiente plástico usado nas vindimas (par aquem não conhece: tipo balde grande c/ capacidade de 40L), para que a dissipação do cloro se faça.

Deverá estar tapado por cima para evitar contaminação da água com lixos sólidos que possam cair na água, mas algo que permita a água "respirar".

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nas águas das TPA's, retirada da "rede" é sempre necessário a adição do produto anticloro.

Ai é sempre necessário...? :lol:

Não sabia... eu e mais uns milhares de pessoas que usam água directamente do cano para o aquário. E raras são as mortes nos aquários...

 

Dito dessa maneira até parece que o cloro é inofensivo.

Ninguém disse que era...

 

Agradecia-te que lesses as mensagens com mais atenção:

 

Qualquer produto químico é nocivo... agora depende é da concentração e do animal em questão. Até a própria água em questão H2O pode ser nociva... depende da concentração

 

Se houver um espaço onde se guardar este recipiente, e a água da rede fôr de confiança, não trazer metais pesados nem nitratos misturados p.ex., é perfeitamente seguro e poupam-se "uns cobres".

A água da canalização, não pode por lei, ter metais pesados em solução... Não digo que todas as águas de canalização são perfeitas, até porque poderá haver sempre um erro, seja ele humano ou não. Mas para alguma coisa existem ETAR's e coisas do género...

 

Quanto a anti-cloros, eu só conheço uma coisa realmente eficaz na remoção deste:

:wink: Tempo: Ou seja, esperar que ele evapore pura e simplesmente, seja agitando a água, ou esperando pura e simplesmente...

 

Uma coisa é cloreto que há abundantemente em todas as águas, até nas dos nossos aquários. Outra coisa é cloro, que só existe na água da canalização devido a desinfecção por parte das estações de tratamento.

O Cloro molecular (Cl2), ao reagir com bicharocos, e não só, dá como produto final o ião cloreto. Daí que as estações de tratamento, muitas vezes tenham de usar hipoclorito de sódio/potássio ou cloramina para retirar esse excesso de cloretos da água...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Nas águas das TPA's, retirada da "rede" é sempre necessário a adição do produto anticloro.

Ai é sempre necessário...? :wink:

Não sabia... eu e mais uns milhares de pessoas que usam água directamente do cano para o aquário. E raras são as mortes nos aquários...

TPA's de 30% directas do cano.... sem consequências para os peixes?

Só se a presença de cloro é residual ou nula na água.

Dito dessa maneira até parece que o cloro é inofensivo.

Ninguém disse que era...

 

Agradecia-te que lesses as mensagens com mais atenção:

 

Li bem...

 

Qualquer produto químico é nocivo... agora depende é da concentração e do animal em questão. Até a própria água em questão H2O pode ser nociva... depende da concentração

 

E li também...

 

...mas não precisas de te preocupar com o Cloro. Se não fizeres TPA's superiores a 33%, não precisas de te preocupar, na maioria dos peixes

 

Foi essencialmente por este parágrafo que escrevi o post anterior.

Até foi só esse parágrafo que citei.

 

Se houver um espaço onde se guardar este recipiente, e a água da rede fôr de confiança, não trazer metais pesados nem nitratos misturados p.ex., é perfeitamente seguro e poupam-se "uns cobres".

A água da canalização, não pode por lei, ter metais pesados em solução... Não digo que todas as águas de canalização são perfeitas, até porque poderá haver sempre um erro, seja ele humano ou não. Mas para alguma coisa existem ETAR's e coisas do género...

 

Era bom que a lei funcionasse como deve ser.

Ainda recentemente um estudo da DECO referia que a água canalizada da maioria dos municípios portugueses é imprópria para consumo.

Muitas das análises revelaram a presença de metais pesados.

As ETAR's e coisas do género... deveriam funcionar bem, mas a maioria não funciona,...além de por si só não retirarem os metais pesados da água.

 

Quanto a anti-cloros, eu só conheço uma coisa realmente eficaz na remoção deste:

:wink: Tempo: Ou seja, esperar que ele evapore pura e simplesmente, seja agitando a água, ou esperando pura e simplesmente...

...

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

É exactamente isso que faço a imenso tempo.

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ainda recentemente um estudo da DECO referia que a água canalizada da maioria dos municípios portugueses é imprópria para consumo.

Muitas das análises revelaram a presença de metais pesados.

As ETAR's e coisas do género... deveriam funcionar bem, mas a maioria não funciona,...além de por si só não retirarem os metais pesados da água.

É assim, eu não posso dar a cara, porque não estou por dentro desses assuntos, mas há pessoas que frequentam o Fórum, que trabalham em ETAR's (salvo erro) e nunca as vi a falar mal da qualidade das águas, pelo menos, do sítio onde trabalham...

Acho melhor deixa-los falar...

 

Quanto a estudos da DECO, isso tem muito que se lhe diga.

Eu e uma data de pessoal já fez estudos a água da torneira, e não encontramos metais pesados. Não encontramos em concentrações suficientes para classificar a água como imprópria para consumo... Porque qualquer que seja o elemento químico, há sempre nem que seja só um átomo na água que a gente tem nos canos...

E podes falar em acumulação, e bio-acumulação... esses valores já estão estipulados tendo isso em conta...

 

Tu tens Chumbo, Mercúrio, Cádmio, o que quiseres nos teus aquários...

Não é por isso que os teus peixes vão morrer. Agora desafio-te a levares amostras de água da tua torneira/aquário para fazeres análises, e quero ver se encontram esses metais perigosíssimos...

Óbvio que não encontram... pelo menos com concentrações nocivas...

Pelo que sei, as técnicas de análise quantitativas a iões metálicos conseguem ir até 10^-7 M.

Fico à espera que alguém me diga o nível máximo permitido para o Chumbo... para teres uma ideia, numa água subterrânea foi encontrado Chumbo a uma concentração 1,3 ppb (partes por bilião)...

Agora espanta-te, a água é própria para consumo...

Cádmio... foi impossível detectar, valor abaixo dos 0,022 ppb (padrão mais baixo)...

Ou seja, nas ETAR's, pelo que sei, estas concentrações vêm a zero... ou pelo menos dentro de valores não detectáveis, pois já como disse em cima, as técnicas têm limites...

 

Já agora sobre águas próprias ou impróprias para consumo, todos os meus professores de química analítica recomendam que a água da canalização é a melhor que se pode beber, a não ser que se tenha algum problema, tipo pedra do rim, ou hipersensibilidade a qualquer elemento presente na água em grandes concentrações. É a que tem mais sais dissolvidos, face às águas engarrafadas.

Professores esses que lidam diariamente com questões de poluição em águas. Sejam elas da canalização ou de qualquer outro tipo.

Modéstia à parte, mas eu estudo numa faculdade que tem o laboratório que mais análises químicas à água, faz...

 

Agora se tu me perguntares, em quem é que eu acredito: Se nos meus professores ou na DECO...

Acho que a resposta é evidente...

 

Eu não digo que todas as águas são perfeitas para se beber. E que todas as ETAR's cumprem fielmente o que lhes é exigido... mas sei que não é de certeza a maioria dos casos...

Ainda para mais, metais pesados...

 

Polémicas é o que não falta para aí... Das últimas que me lembro, foi a dos pesticidas nos SG e dos nitrofuranos nos frangos...

Hoje em dia toda a gente continua a fumar SG's e a comer frango...

 

É exactamente isso que faço a imenso tempo.

E fazes bem... mas então não aplicas nenhum anti-cloro, ou um anti-metais pesados?

Olha que se na realidade a água da canalização tiver metais pesados, não é desarejar a água que vai fazer com que eles desapareçam...

 

E quando eu te disse para leres tudo o que eu escrevi, referi-me à parte dos 33% de TPA, com água directamente da torneira.

Eu bem sei que a água da torneira tem Cloro.

Eu bem sei que os peixes são mais vulneráveis ao Cloro que nós.

Daí eu ter alertado para não fazerem TPA's superiores a 33%

E além do mais, fiz uma distinção clara, mesmo que um pouco ambígua:

 

Se não fizeres TPA's superiores a 33%, não precisas com que te preocupar, na maioria dos peixes.

 

Já agora, quanto a nitratos eles vêm sempre em qualquer água. Seja do rio, da fonte ou da torneira. Só da osmose é que não devem vir...

O ião nitrato é muito estável e encontra-se em todas as águas naturais doces.

 

Além do mais, eu ateimei contigo única e exclusivamente por uma palavra:

 

Nas águas das TPA's, retirada da "rede" é sempre necessário a adição do produto anticloro.

Ora isso é mentira... centenas de TPA's já eu fiz, algumas superiores, a 50% e os peixes não morreram...

E como eu, deve haver uma data de pessoal que faz o mesmo.

Torneira -> Garrafão/Balde -> Aquário...

Há uns que até conseguem Torneira -> Aquário...

 

Agora estarmos com alarmismos desnecessários, é que eu acho que não é preciso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ivanpantz.

Sem querer momopolizar o tópico e talvez finalizando o "téte a téte"

apenas te quero dizer que...concordamos discordando, e...discordamos....concordando.

É assim...

Ou seja, nas ETAR's, pelo que sei, estas concentrações vêm a zero... ou pelo menos dentro de valores não detectáveis, pois já como disse em cima, as técnicas têm limites...

Não sou conhecedor do funcionamento de todas as ETAR's e as que conheço, poucas, pouco mais fazem que retirar os residúos sólidos da água e alguma purificação por bactérias num processo que se pode considerar similar aos nossos filtros.

 

Modéstia à parte, mas eu estudo numa faculdade que tem o laboratório que mais análises químicas à água, faz...

 

Agora se tu me perguntares, em quem é que eu acredito: Se nos meus professores ou na DECO...

Acho que a resposta é evidente...

 

Felizardo por seres uma pessoa que tem acesso à fonte da informação.

 

Eu não digo que todas as águas são perfeitas para se beber. E que todas as ETAR's cumprem fielmente o que lhes é exigido... mas sei que não é de certeza a maioria dos casos...  

Ainda para mais, metais pesados...

 

ETAR: Estação de Tratamento de Águas Residuais...julgo que a água saída destas estações de tratamento vai para os cursos de água,..não entra directamente na rede para consumo, se não é assim desconheço.

 

É exactamente isso que faço a imenso tempo.

E fazes bem... mas então não aplicas nenhum anti-cloro, ou um anti-metais pesados?

Olha que se na realidade a água da canalização tiver metais pesados, não é desarejar a água que vai fazer com que eles desapareçam...

 

Há água da rede ....e água da rede,... não se pode comparar a água captada em Castelo de Bode que abastece Lisboa, por exemplo, com a água que aparece na minha torneira, captada em profundidade, numa serra sem exploração agricula ou pecuária, resultado de chuva que já caíu à umas centenas de anos e de qualidade excelente.

 

E quando eu te disse para leres tudo o que eu escrevi, referi-me à parte dos 33% de TPA, com água directamente da torneira.

Eu bem sei que a água da torneira tem Cloro.

Eu bem sei que os peixes são mais vulneráveis ao Cloro que nós.

Daí eu ter alertado para não fazerem TPA's superiores a 33%

E além do mais, fiz uma distinção clara, mesmo que um pouco ambígua:

 

Se não fizeres TPA's superiores a 33%, não precisas com que te preocupar, na maioria dos peixes.

Lá voltamos à questão inicial.

A minha opinião é de que não se pode generalizar.

O fórum é frequentado por pessoas de todo o país com os mais variados tipos de água na torneira em termos de concentração de cloro.

E o cerne da questão está na concentração de cloro na água.

Em concentrações baixas poderá não ser prejudicial, em concentrações altas, na minha opinião, é prejudicial (na minha e de tudo o que tenho lido sobre aquariofilia).

 

Já agora, quanto a nitratos eles vêm sempre em qualquer água. Seja do rio, da fonte ou da torneira. Só da osmose é que não devem vir...

O ião nitrato é muito estável e encontra-se em todas as águas naturais doces.

Esse valor de nitratos também é variável, consoante a zona de captação da água.

Haverá sempre, desde uma quantidade mínima a uma quantidade que pode chegar a valores nocivos (por exemplo água captada em poços alimentados por nascentes superficiais em áres de forte exploração agricula).

Além do mais, eu ateimei contigo única e exclusivamente por uma palavra:

 

Nas águas das TPA's, retirada da "rede" é sempre necessário a adição do produto anticloro.

Ora isso é mentira... centenas de TPA's já eu fiz, algumas superiores, a 50% e os peixes não morreram...

E como eu, deve haver uma data de pessoal que faz o mesmo.

Torneira -> Garrafão/Balde -> Aquário...

Há uns que até conseguem Torneira -> Aquário...

 

Agora estarmos com alarmismos desnecessários, é que eu acho que não é preciso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Da torneira directo para o aquário.....???

 

Tudo o que disse não tem a haver com alarmismos.

Tem a haver com bomsenso.

 

Quantos aquarófilos conhecem as caracteristicas da água que sai sua torneira?

 

Os peixes que temos num aquário por mais resistentes que sejam, não deixam de ser animais sensíveis a elementos agressivos para os quais naturalmente não estão preparados.

E devem ser tratados como tal.

Na dúvida..."mais vale previnir que remediar"

 

Resumindo...

Conhecer-se a qualidade da água que se quer introduzir no aquário é o segredo.

 

Já vai demasiado longo este post e talvez a fugir ao tópico.

Desculpa-lá silver_fox.

 

Cumprimentos.

FX

Cumprimentos

FX

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Epá desculpem lá, tou a ver que vocês pescam disto mais que qualquer químico galardoado com prémio nobel :lol: , mas para todos os efeitos, independentemente da água das redes de portugal possuir ou não metais pesados ou quantidades alarmantes de cloro, nunca ouvi, em lado nenhum de mortes de peixes por estas razões ( nem em pessoas, nos dias de hoje ). Concordo com o Ivanpantz.

O Cl2, é uma molécula gasosa que se dissipa com muita rapidez em águas mexidas, volatiliza-se muito rapidamente, nunca permanece tempo suficiente no aquário para se considerar prejudicial para os peixes, mesmo no caso dos humanos é conhecido como elemento cancerígeno mas só em determinadas pessoas é que há risco, com predesposição genética para isso, é que podem eventualmente manisfestar problemas resultantes da ingestão contínua de água com valores de cloro elevados. O Cl2 é extremamente prejudicial em termos ambientais pois destroi a camada de ozono e pouco mais, é um halogénio.

Os metais pesados, ainda hoje existe canalização em portugal de chumbo, raras mas existem, e apesar de existirem alguns casos de envenenamento por chumbo nunca foram graves. Os peixes conseguem tolerar grandes níveis de metais pesados no sistema. Os peixes toleram doses elevadíssimas de mercúrio que para nós é um veneno. E já morreram bastantes pessoas por ingerirem peixes com as tais doses de mercúrio. Pescavam os peixes, aparentemente frescos e próprios para consumo, e afinal...não era bem assim.

E atenção á DECO, já tenho visto casos em que fizeram estudos exactamente sobre a mesma coisa e deram resultados contraditórios, não digo que seja sempre assim, mas não acreditem em tudo o que leêm.

Cumprimentos,

NIRVANA Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora aproveitando o tópico, tenho aqui um fertilizante para bonsais, é um complexo de vitaminas e amínoácidos, no folheto não tem qualquer contra-indicações para animais, acham seguro deitar algumas gotas na água? (claro que não tantas como para uma rega) Já alguem o fez?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, já falaram aí em águas proprias e improprias para consumo e que isso tinha relação com os metais pesados. Queria só alertar para o facto de que o principal teste que se faz (pelo menos foi o que me "venderam" nas cadeiras de microbiologia basica e microbiologia do meio aquatico) é o teste para detectar a presença ou ausencia de coliformes fecais na água. Normalmente o indicador é a bactéria E. coli que como é um habitante frequente do intestino de vários mamíferos (homem, vacas,porcos..) é indicador de que a água não está correctamente tratada e é impropria para consumo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente.

 

fx4ever2. Claro que concordo com as tuas palavras. Eu quero é "por os pontos nos i's". Depende sempre da concentração.

Eu sempre fiz assim, e nunca me dei mal. E como eu, imensa gente faz o mesmo... e até à data, ainda não houve problemas...

 

Esse valor de nitratos também é variável, consoante a zona de captação da água.

Haverá sempre, desde uma quantidade mínima a uma quantidade que pode chegar a valores nocivos (por exemplo água captada em poços alimentados por nascentes superficiais em áres de forte exploração agricula)

Claro, há locais que são mais propícios há existência de Nitratos na água "original".

O que quiz dizer, é que raras são as águas que não tenham nitratos em concentrações "apreciáveis". Ou seja, que são sempre detectáveis por testes, mesmo dos mais simples.

A água das chuvas é o transportador primário de nitratos para os leitos de água. Com as trovoadas, por processos químicos, o azoto molecular N2 é oxidado a nitrato e outros compostos azotados da forma NxOy. Compostos esses que depois se decompõe em nitritos e nitratos.

Óbvio que a poluição atmosférica e os excedentes dos campos de cultivo também influenciam, e muito, as concentrações de nitratos em cursos de água naturais.

 

Os peixes conseguem tolerar grandes níveis de metais pesados no sistema. Os peixes toleram doses elevadíssimas de mercúrio que para nós é um veneno. E já morreram bastantes pessoas por ingerirem peixes com as tais doses de mercúrio. Pescavam os peixes, aparentemente frescos e próprios para consumo, e afinal...não era bem assim.

Exacto. O problema da bio-acumulação. E quem diz metais pesados, diz moléculas orgânicas com tempos de permanência elevados nos seres vivos. O caso mais flagrante que me lembro é o do DDT (Diclorodifeniltricloroetano). Desinfectante e anti-parasita muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial (salvo erro), que depois se veio a revelar uma enorme catástrofe. Felizmente, que hoje em dia o seu uso já está erradicado quase na totalidade.

 

Bem, já falaram aí em águas proprias e improprias para consumo e que isso tinha relação com os metais pesados. Queria só alertar para o facto de que o principal teste que se faz (pelo menos foi o que me "venderam" nas cadeiras de microbiologia basica e microbiologia do meio aquatico) é o teste para detectar a presença ou ausencia de coliformes fecais na água. Normalmente o indicador é a bactéria E. coli que como é um habitante frequente do intestino de vários mamíferos (homem, vacas,porcos..) é indicador de que a água não está correctamente tratada e é impropria para consumo.

Exacto. Para uma água ser considerada própria para consumo, própria para a produção de água de consumo, balnear ou de rega, diversas análises têm de ser feitas. Sendo a bacteriológica (biológica) tanto ou mais importante que a química.

 

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem, reactivo o tópico porque tenho mais uma dúvida: o aquário está montado desde 3a feira, no outro dia pus alguma comida mas penso que tenha sido demais, criou-se no fundo algo parecido com as sementes dos dentes de leão que eu penso serem colónias de bactérias, mas a água continua muito turva, já retirei algumas dessas "bactérias" em suspensão com uma rede mas mesmo assim continuam muitas no aqua. o que devo fazer?

"Dá um peixe a um homem, e a fome lhe matarás. Ensina-lhe aquariofilia e à fome o matarás" biggrin

 

o meu aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.