Vidro Extra-Claro


Recommended Posts

Vivam!

 

Em conversa com o Nuno ele falou-me para no próximo aquário pensar em colocar o vidro da frente em vidro extra-claro.

 

Nunca tal tinha ouvido falar, mas entretanto pequisei um pouco e encontrei, entre outras coisas: http://www.saint-gobain-glass.com/pg/b01.a...product_id=1062

 

Já alguém viu algum aquário com este vidro ou sabe se os preços são muito superiores ao verde (leia-se "normal" :wink::) )?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Lembro-me de um aquário do mês da reefcentral (em 2004 ou 2005) em que o dono dizia que o melhor investimento que fez foi no vidro frontal, tendo usado este tipo (extra-claro).

Ele referia que era realmente mais caro, mas que a diferença era substancial. Parecia que estava a olhar os corais de cima (i.e., sem vidro...)

Quanto ao preço, não faço ideia

Abraços
João M Monteiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A diferença é bastante! Quer em termos de visão quer em termos de preço. Mas fazendo só no vidro da frente é capaz de não pesar muito!

 

é tambem chamado de sapphire glass e dizem ser quase tão bom como o acrilico em termos opticos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas fazendo só no vidro da frente é capaz de não pesar muito!  

Pois... a não ser por questões técnicas, se for possível, para quê fazer nas laterais e/ou traseira? :wink:

 

Já agora alguém sabe se esse tipo de vidro tem a mesma resistência que o "normal"?
Faço minhas as palavras do carlos. Este vidro pode ser usado "livremente" em aquariofilia? :lol:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como reponsável por ter posto esta "pulga atrás da orelha do Hugo" devia saber mais mas para já sei que esse vidro é menos resistente que o "normal" pelo que se devem usar espessuras ligeiramente maiores e travamentos mais "agressivos".

 

Estou certo que num dia não muito distante, ninguém se lembrará de fazer aquários em vidro com outro tipo de vidro frontal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse vidro é utilizado em pequenos aquarios para se fazerem aquelas filmagens em macro que se vêm nos documentários e apenas usam este tipo de vidro, para verem como a transparência é elevada. No entanto o preço é também é muito elevado. :?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenham lá calma com essas suposições. Eu trabalho na Saint-Gobain e o aquario que estou a fazer está todo feito com esse vidro ( :lol: ñ trabalhasse eu no sitio onde trabalho :lol: )

O vidro tem a mesma resistência que qualquer outro vidro e também não se risca mais fácilmente que os outros vidros. A unica diferença realmente que existe é o preço que é bastante mais caro.

Posso dar o exemplo que para o meu aquário de 105x50x50 fiz em vidro de 5mm laminado (5mm+5mm), ainda não colei o aquário mas tenho a certeza que não vai haver qualquer tipo de problema.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e já agora, se te fosse possivel, que tal algumas especificações técnicas do vidro "normal" (deve haver mais que um) e do extra-claro.

 

O bom das comunidades grandes é isto :oops: há sempre alguem que faz aquilo que precisamos :wink:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi o que queres dizer com mais algumas especificações do vidro.

O vidro tem as mesmas caracteristicas do que o vidro incolor normal, só é mais transparente porque na composição da materia prima do vidro é adicionada uma quantidade mais reduzida de óxido de ferro (mas compenssasse com outros tipos de materias mais caros) e como tem menos óxido de ferro é mais transparente.

Em relação a outros tipos de vidros, verdadeiramente incolor só existe um o Diamand que é o extra Claro (ou o extra caro :oops: ) de seguida é o incolor "normal" mas que tem ligeiros tons esverdeados chamado o Planilux, dp existem os de côr.

Melhor explicação do que esta não consigo. Pelo menos falando numa linguagem para que todos percebam :wink: .

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto a specs estava a falar disto :lol:

 

http://www.saint-gobain-glass.com/uk/PDBda...ets/uk/Diamant%

 

e depois de uma visita oa vosso site:

 

por exemplo o securipoint, que pelos vistos resiste muito melhor mecanicamente

 

mas realmente do normal só vi mesmo o planiluz e o diamond, mas pelo que me apercebi depois estes dois é que são a base para fazer depois o securipoint ou o stadip, certo?

 

encontrei no entanto um documento extremamente interessante no vosso site ;)

 

http://www.saint-gobain-glass.com/pg/b1012.asp

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nikito,

 

A Saint-gobain vende ao público? Não percebi qul é o vidro que vais utilizar no teu aquário: diamond ou planilux? Qual será o equivalente ao tão falado "starfire" nos EUA?

 

Pode-se colar este tipo de vidros a vidro normal sem problemas? A ideia é utilizar este vidro como vidro frontal e vidro "normal" no restante aquário.

 

Consegues saber preços?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para Just_me:

Pronto tens aí toda a especificação que existe.

 

Para Ricardo Rodrigues:

A Saint-Gobain não vende vidro ao público o vidro é vendido ao público através de uma filial (Covilis). O vidro que vou utilizar no meu aquário é todo ele Diamand.

O Planilux é o normal incolor mas que na realidade tem ligeiros tons esverdeados. Em relação a esse vidro nos EUA não sei nada.

E podes colar este vidro a outro tipo de vidro (planilux neste caso) aliás para não desperdicar dinheiro em vão, essa é a forma mais inteligente de fabricar o aquário. A ideia é aplicar o vidro Diamant somente nos vidros que vão ficar totalmente expostos.

Estou á espera que me digam os preços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora bem, maneiras que já tenho preços para o vidro diamante.

 

E que preços :wink::evil: :D

 

Ora como referência posso dizer que para um aquário de 2m de frente e 60 de altura, estamos a falar de mais 162€ se quiseremos colocar apenas o vidro diamante na frente do aquário.

 

Até ver um aquário em extra-claro (coisa que talvez seja difícil de concretizar) diria que a diferença não compensa... :arrow::arrow:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+162€ em quanto?

 

ou seja o total de um aquario em vidro normal

e ja agora a espessura considerada (sem travas, com travas, etc)

 

uma pessoa fica com a pulga atrás da orelha ;)

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, e quanto custaria essa mesma placa em vidro normal, e estamos a falar de que espessura.

 

exagerando um pouco, se me disseres que em vidro normal custaria 200 euros e em extra-claro custa 362

 

é diferente de custa 20 euros mas se for em extra-claro custa 182.

 

e claro que os preços devem depender da espessura e a espessura depende de utilizares travas ou não...

 

espero que esteja mais claro :D

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exagerando um pouco, se me disseres que em vidro normal custaria 200 euros e em extra-claro custa 362  

 

é diferente de custa 20 euros mas se for em extra-claro custa 182

O preço final é diferente, claro está, mas a diferença continua a ser 162€. :D

 

Neste exemplo estamos a falar de vidro de 15mm. :D

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...