bettas


paulo marques

Recommended Posts

ola... a muito tempo que tento a reproduçao de bettas mas sem sucesso!! :cry:

nao sei o que me esta a falhar!! alguem me pode ajudar?? tenho fotos da femea e do macho no msn, quem quiser ver para me ajudar que me adicione...

paulo_marques19@hotmail.com

please, ajudem-me! :oops::(

Eu Sou...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, estas coisas podem demorar um certo tempo... Se compraste os peixes recentemente, podem passar meses até teres a 1ª reprodução (no meu caso, foram 6 meses!).

 

Mas também passa por forneceres as condições certas. Estou certo que já leste muita coisa sobre isso, mas vamos só passar pelos pontos mais importantes:

1º)- certifica-te que o aquário é grande o suficiente. Eu uso no mínimo 15L.

2º)- Não pode haver variações de temperatura. O ideal é entre 27ºC a 28ºC.

3º)- O aquário deve ser tapado. Isto vai ser um factor crucial no número de alevins que vão sobreviver, bem como a manutenção do ninho de bolhas.

4º)- Plantas. Escolhe espécies de crescimento rápido, pois ajudam a remover nitritos e nitratos mais eficientemente, além de fornecerem esconderijo à fêmea e posteriormente, alimento aos alevins. Cobre entre metade a 2/3 do aquário com as plantas, que devem estar soltas e sem qualquer substrato.

5º)- A alimentação. Eu recomendo o uso de comida congelada e larvas vemelhas liofilizadas, assim como artémia viva (se houve possibilidade disso) nas 2/3 semanas que antecedem qualquer tentativa de acasalamento.

6º)- O condicionamento. Existem várias maneiras do o fazer, e cada caso é um caso. Eu recomendo soltar a fêmea 1º, deixa-la conhecer o aquário, e passadas 24h coloca-la dentro de uma garrafa de 1,5L recortada no gagalo e no fundo. Nessa altura, juntas o macho ao aquário. O sinal que a fêmea está pronta a acasalar é o aparecimento de riscas verticais no seu corpo. De dentro da garrafa, a fêmea vai tentar seguir o macho, nem que seja apenas olhando para ele. Quando ele se aproxima, ela assume uma posição de submissão, virando-se para o fundo. Nesta altura, podes soltar a fêmea, quer o macho tenha feito ninho de bolhas ou não.

8º)- Suspende a alimentação mal coloques o macho no aquário, junto com a fêmea.

9º)- Se passadas 48h não tiver havido acasalamento, volta a separar o casal e deixa-os recuperar. Em princípio, podes voltar a tentar 3 semanas depois (consoante os casos e dependendo da alimentação que dás).

 

Estes são os passos principais, mas cada caso é um caso. Este é o meu método, por isso não posso dar garantias que funcione contigo.

Se vieres a ter uma postura, vai procurando por aqui, que existe muita boa informação sobre como fazer crescer os alevins.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais